23º Simpósio de Nutrição em Cardiologia também falará sobre benefícios e malefícios da Dieta Dukan

 Influência do vegetarianismo no coração será tema de simpósio em SP

23º Simpósio de Nutrição em Cardiologia também falará sobre benefícios e malefícios da Dieta Dukan
No dia 27 de maio, a partir das 14h, o 23º Simpósio de Nutrição em Cardiologia, que ocorre dentro do 37º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), terá uma mesa-redonda sobre as implicações das dietas vegetarianas e Dukan na saúde cardiovascular.
Relatório da ONU de 2014 apontava que o vegetarianismo pode ajudar na questão das mudanças climáticas mundiais. O documento cita que o metano liberado por vacas e porcos é 23 vezes mais potente que o dióxido de carbono, um dos principais causadores do desequilíbrio ambiental atual e que, até 2050, se nada for feito, o consumo mundial de carne deverá dobrar. Mas será que tornar-se vegetariano realmente faz diferença para a saúde, principalmente a cardiovascular?

“As dietas vegetarianas oferecem o benefício da proteção contra as doenças cardiovasculares devido ao seu baixo conteúdo de gordura saturada, colesterol e proteína animal e, em alguns modelos de dietas vegetarianas encontramos maior concentração no consumo de compostos alimentares antioxidantes como as vitaminas C e E, entre outras”, explica a Dra. Cibele Gonsalves, Diretora do Departamento de Nutrição da SOCESP.
Segundo relatório do Ministério da Saúde, alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas, mas não contêm fibras e podem apresentar elevada quantidade de calorias por grama e tem alto teor de gorduras consideradas nocivas para o sistema cardiovascular (chamadas gorduras saturadas), características que podem favorecer o desenvolvimento de obesidade, dislipidemias,doenças do coração e outras doenças crônicas. Informação corroborada pela Dra. Cibele: “Os vegetarianos tendem a apresentar incidência mais baixa de hipertensão que os não vegetarianos e é muito menos provável que o diabete melito do tipo 2 seja causa da morte em vegetarianos do que em não vegetarianos, talvez por causa de sua ingestão mais alta de carboidratos complexos, fibras, e muitas vezes menor índice de massa corporal”.
Frente a esses argumentos, como enxergar a dieta Dukan, extremamente popular e que se baseia no consumo massivo de proteína, principalmente animal? “Um dos aspectos importantes de lembrar é que esta dieta utiliza uma grande quantidade de farelo de aveia como fonte de fibra e mecanismo de saciedade, e este pode ser um aspecto positivo uma vez que as fibras solúveis ajudam a reduzir os níveis de colesterol e podem prevenir o diabetes tipo 2”, enfatiza a Diretora. “Porém, em contrapartida, o alto teor de alimentos de origem animal, mesmo que prioritariamente magros aumenta consideravelmente a porcentagem de gorduras saturadas e sódio da dieta, expondo o paciente a maior risco de hipertensão e dislipidemias”.
O simpósio irá discutir um pouco de cada um destes padrões e mostrar o que há de novo na comunidade científica que possa trazer mais luz aos conhecimentos e orientar a prática clínica.
 
23º Simpósio de Nutrição em Cardiologia
Mesa-redonda: Implicações das dietas vegetarianas e Dukan na saúde cardiovascular
Sexta-feira, 27 de maio, a partir das 14h
Auditório 20 do Transamérica Expo
Programação
14:00 – 14:20 Dukan
14:20 – 14:40 Vegetariana
14:40 – 15:00 Discussão
SOCESP – SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Funcionário baleado e decapitado dentro de hospital deixa mulher grávida e filha de seis anos, em Fortaleza: Adultério não é mais crime, mas o Machismo julga que não...

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Outorgado pela Anatel para o SCM...