Farelo de trigo e seus benefícios! Para emagrecer, câncer de mama e preventivo de ataques cardíacos



O farelo de trigo é bem conhecido por fornecer uma importante fonte de fibra dietética, mas também é uma grande fonte de minerais e algumas vitaminas. Pesquisas indicam que uma alta ingestão de fibras de cereais e grãos integrais, como farelo de trigo, está ligada a um risco reduzido de doenças cardíacas e síndrome metabólica.

O que é o farelo de trigo?

O que chamamos de farelo é a dura casca exterior da planta de trigo. Como o farelo de trigo insolúvel passa através de seu sistema, ele auxilia na digestão, acrescenta volume nas fezes e previne a constipação. Para beneficiar da nutrição e fibra fornecida pelo farelo de trigo, produtos alimentícios devem ser feitos a partir de 100 por cento de farinha de trigo integral, porque o processo que produz farinha branca remove o farelo. O farelo de trigo perde vitaminas e fibras durante o processamento. O farelo de trigo pode ser comprado em grandes quantidades, mas deve ser mantido sob refrigeração, pois ele pode ficar rapidamente rançoso, assim como ocorre com a linhaça.

Informações nutricionais básicas sobre o farelo de trigo

Os dados nutricionais contidos neste artigo são para uma porção de 28 g de farelo de trigo, que é meia xícara, aproximadamente. Este tamanho de porção contém 60 calorias, 1 g de gordura, 18 gramas de carboidratos e de 4 gramas de proteína. A mesma porção fornece 12 gramas de fibra, o que representa 48 por cento de todo o valor diário recomendado. Uma vez que esta análise nutricional é do farelo de trigo puro, é útil compará-la com meia xícara de cereal, que inclui outros ingredientes e um pouco menos farelo de trigo. A dose equivalente de de cereais contém cerca de 8 gramas de fibra dietética, ou 33 por cento do valor diário.
Vantagens em consumir o farelo de trigo
Consumir o farelo de trigo é bom para sua saúde, desde que com moderação e o acompanhamento profissional adequado. (Foto: www.cottagecraftworks.com)

Vitaminas do farelo de trigo

O farelo de trigo é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, incluindo niacina em 19 por cento do valor diário; vitamina B6 em 18 por cento do valor diário; riboflavina e tiamina, ambos com 10 por cento da dose diária recomendada. Você também vai receber seis por cento do valor diário recomendado de ácido fólico/vitamina B9 e ácido pantotênico/vitamina B5. Finalmente, o farelo de trigo proporciona uma pequena quantidade de vitaminas E e K solúveis em gordura.

Minerais presentes no farelo de trigo

O farelo de trigo é uma fonte rica em 8 minerais importantes. É excepcionalmente rico em manganês, fornecendo 161 por cento de seu valor diário recomendado. Também fornece quantidades muito elevadas de magnésio (43 por cento do valor diário), selênio (31 por cento) e fósforo (28 por cento). Farelo de trigo também proporciona 16 por cento do valor diário de ferro, 14 por cento de cobre e de zinco e 9 por cento de potássio. O cálcio é o mineral menos encontrado no farelo de trigo, com 2 por cento da dose diária recomendada.

Ácidos graxos

Apesar do farelo de trigo conter uma pequena quantidade de gordura saturada (0,2 gramas ou 1 por cento do valor diário recomendado), ele também fornece ácidos ômega-3 e ômega-6 saudáveis. Uma meia xícara de farelo de trigo fornece 46,8 miligramas de ácidos graxos ômega-3 e 571 miligramas de ácidos graxos ômega-6.

Considerações sobre o consumo do farelo de trigo

Se você nunca comeu o farelo de trigo, adicione-o aos poucos em sua dieta. Muita fibra dietética adicionada rapidamente pode causar gases, inchaço e cólicas. Além disso, mudanças na sua dieta devem ser comunicadas para o profissional de saúde responsável pelo acompanhamento de sua dieta, evitando surpresas desagradáveis.
Tome também cuidado com o consumo do farelo de trigo com outras fontes ricas em fibra, como a própria linhaça. Este cuidado ajudará a evitar uma overdose de fibras que pode ser prejudicial ao funcionamento do seu intestino.
O que você acha do farelo de trigo? Como você o consome? Compartilhe receitas e dicas nos comentários abaixo!



Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Considerações sobre o Pronunciamento do Ministro da Saúde


 
A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia - ASBAI vem a público manifestar a sua indignação com o pronunciamento recente do Exmo. Sr. Ministro Ricardo Barros, ocasião em que foi dito "Vamos parar de fingir que a gente paga médicos, e o médico parar de fingir que trabalha. Isso não está ajudando a saúde do Brasil". Certamente, os médicos são mal remunerados no Sistema Único de Saúde (SUS), contudo os obstáculos para o exercício pleno de suas atribuições não se restringem à questão salarial, são necessárias também condições mínimas de trabalho. O SUS apresenta carências de infraestrutura, recursos humanos e gestão que são crônicas, acarretando deficiências em todos os níveis de atenção médica. As doenças alérgicas e imunológicas acometem cerca de 30% da população, sendo que a asma é a principal doença crônica na infância. Entretanto, o número de serviços especializados na assistência a pacientes com doenças alérgicas e imunodeficiências no SUS é muito baixo, ficando praticamente restrito aos hospitais de ensino e centros de excelência. A ASBAI está à disposição do Ministério da Saúde, independentemente de questões políticas e partidárias, para discutir, planejar e construir em conjunto, estratégias para a implantação e implementação de ações de prevenção e assistência para pacientes com doenças alérgicas e imunodeficiências nos níveis de atenção primária, secundária e terciária. Os alergistas e imunologistas almejam pela oportunidade de atuar no SUS em prol da população brasileira que sofre com alergias e imunodeficiências.


Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) emite recomendações atualizadas de tratamento ...



Saúde e doenças e tratamentos atualizados no dia
Atualização diária 19 de julho de 2017

NOTÍCIAS

Novo remédio para diabetes aprovado pela Anvisa deve aumentar adesão ao tratamento, dizem ...
O diabetes é uma doença multifatorial, então não há um tratamento único. ... A média é que esses pacientes tomem três substâncias diferentes por dia. ... De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem, atualmente, 14,3 milhões ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Barreiras já iniciou em todas as Unidades de Saúde a Semana de Combate às Hepatites Virais
Barreiras já iniciou em todas as Unidades de Saúde a Semana de Combate às ... à doença, suas formas de contágio, medidas de prevenção e tratamento. ... No dia 28 é celebrado em todo Brasil o combate às Hepatites Virais, em ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) emite recomendações atualizadas de tratamento ...
"A conduta terapêutica brasileira tem como prioridade a saúde e o bem ... com meta de diminuir a progressão da doença e da incapacidade física", ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Nossa fotos publicadas no blog Jornal de Saúde curta-as!










































































































































































































































































































































Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Ministra da Saúde, Nisia Trindade força os ratos a deixarem a Saúde e os que não pulam no mar ela joga: demitido

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Outorgado pela Anatel para o SCM...