Lula vai e Lula vem e o impechment lhe tornaria inelegível junto com Dilma e ministros

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República do Brasil, padrinho da atual presidente da República é indicado e deve tomar possa ainda essa semana para o ministério da Casa Civil. Parece que se a oposição conservadora que se instalou no país devido a crise e a corrupção vai fazer o Impeachment e se livrar do PT-Partido dos Trabalhadores, duplamente.

Essa mesma oposição promete entrar com recursos, espernear, declarar tudo quanto possa para impedir e até mesmo prender o ex-presidente que está sendo processado, interrogado e corria sério risco pessoal, o de ser preso, devido autorização do juiz federal Sérgio Moro.

A prisão aconteceria em São Paulo, no entanto, a juíza incumbida pelo processo, se julgou incompetente judicialmente e despachou para Sérgio Moro que agora terá que despachar para a PGR-Procuradoria da República, na figura do Procurador Geral da República que ao analisar todo o processo pode enviar ou não. O poder está nas mãos de Rodrigo Janot e este chegou onde está com as graças do Palácios do Planalto, mesmo que tenha que ser independente.

Assim poderá o Supremo Tribunal Federal julga este processo que não está muito claro e por isso mesmo corre sério risco de não prosperar. No entanto, a oposição recebeu sangue novo nas veias quando Lula titubeou mas depois aceitou o cargo de ministro e assim ficou blindado, ou seja, ganha imunidade parlamentar e não pode ser processado pela primeira instância em São Paulo e nem pela instância federal, seu conforto fez com que algumas cadeias balançassem no Planalto.

Também, se for sincero, ela não será ministro aspone vai começar a unir novamente o PMDB com PT e a base aliada e pode interferir na economia dando uma nova injeção de ânimo e dinheiro que o país não tem e ninguém sabe de onde o "mágico" de Lula poderá tirar para assim fazem com que a economia pelo menos deixe de cair para a total paralisação.

Será uma batalha de 300 soldados contra o poderoso exército de 200 mil da Pérsia, ou de Xerxes, figurativamente, o Planalto perde e terá que descer a rampa do Palácio do Planalto, renúncia ou impeachment. É que a direita progressista e conservadora do país deu mostras no último domingo, dia 13 de março de 2016, para quem acredita que 13 dá azar, que com seus 3,6 ou 6 milhões pessoas, algumas militantes pagos, organização financiada por grupos empresariais descontentes ou na bancarrota que tentam com o impeachment sua redenção, políticos implicados na Lava Jato que se incensariam e voltariam a gozar o anonimato e a santidade, com o impeachment.

Lula ficaria ilegível durante oito ou dez anos e Dilma também, sendo que que seus ministros também não poderia se eleger a cargos públicos. E, consequentemente, o Partido dos Trabalhadores teria que reformular todo o partido, ou racharia em outras agremiações como o PSDB oriundo do PMDB, e o Democratas, do corrupto PFL.

Quem ganharia, o PMDB, o vice-presidente Michel Temer, 14 anos de presidente do partido, que é um dos mais conciliadores, conchaveiros e corruptos da historia recente do país.

Marcelo dos Santos - jornalista.

Sobrepeso e obesidade no Brasil já atingem mais da metade da população – veja como mudar essa realidade e ganhar qualidade de vida

Alimentação ruim e sedentarismo têm agravado a lista de doenças crônicas no país. Porém, a mudança de hábitos pode ajudar a reverter este quadro.
O país vive uma situação alarmante: 52,5% da população adulta está acima do peso e, dessa parcela, 17,9% estão obesos. A pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) divulgada no último ano pelo Ministério da Saúde apontou fatores que podem acarretar no surgimento de doenças crônicas e quais medidas podem ser tomadas para minimizar o problema. Dentre eles, o peso dos brasileiros é um dos pontos mais preocupantes pois está diretamente ligado ao surgimento de doenças como hipertensão, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares – principais causas de óbito no país.
A pesquisa constatou ao longo de sua duração (2006-2014) que a taxa de pessoas acima do peso cresceu quase 10%.  A preocupação com este índice deve-se, sobretudo, ao impacto que uma população obesa traz à saúde pública. Os números também apontaram o perfil do sobrepeso: os homens são os que mais sofrem com o problema, a faixa etária mais atingida está entre 35 e 64 anos e quanto menor a escolaridade, maior o índice.
O aumento do peso dos brasileiros, assim como observado em todo o mundo, está relacionado principalmente aos hábitos da vida moderna: má alimentação, sedentarismo e falta de cuidados com a saúde. Obviamente outros fatores como a genética e problemas de saúde podem facilitar o quadro, porém boa parte dos acompanhados sequer estavam cientes do seu estado nutricional ou de saúde. Muitos participantes deste tipo de pesquisa não têm conhecimento do seu peso, dos seus os níveis de colesterol e, ocasionalmente, descobrem sofrer de diabetes.
Mudar hábitos e adotar uma nova rotina é o caminho para evitar uma perspectiva fatídica: de acordo o Ministério da Saúde, se continuarmos nessa marcha, seremos o país mais obeso do mundo em 15 anos. E essa mudança deve começar desde cedo: “Quando se trata de alimentação adequada é muito mais fácil educar do que reeducar. Ensinar bons hábitos alimentares desde a infância evita diversos problemas decorrentes de problemas como a obesidade.” – alerta a Nutricionista Marcela Herculani.

Fast Food – preferência nacional

Queridinho de boa parcela da população, o consumo de fast foods é um dos responsáveis pelos quilos em excesso na vida de muitos brasileiros: estamos no 4° lugar do ranking mundial de consumidores desta categoria de alimentação, perdendo apenas para Estados Unidos, Japão e China. O grande problema dessa cultura é que o hábito de frequentar praças de alimentação e lanchonetes em geral, devido a praticidade e literalmente a “refeição rápida”, acaba influenciando na educação alimentar de muitas crianças. O passeio de domingo e o cineminha em família muitas vezes resulta no almoço ou jantar regado de frituras e gorduras. Esse comportamento corriqueiro acaba se tornando uma prática comum na rotina de crianças e adolescentes, justamente na fase em que a oferta de alimentos nutritivos e uma dieta equilibrada são essenciais para o desenvolvimento sadio.
Segundo o IBGE, uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos está acima do peso ideal. Lidar com este problema desde cedo é fundamental, cerca de 80% das crianças que permanecem com sobrepeso na adolescência, mantêm essa condição na vida adulta – justificando o possível “boom” de adultos com problemas decorrentes da obesidade num futuro próximo. O resultado não se restringe a problemas de saúde como hipertensão e diabetes: lidar com problemas psicológicos e emocionais também são um desafio para essas crianças. Apesar de boa parte da população estar acima do peso, o bullying e outros problemas de convívio social são fatores que podem levar a criança a se isolar e ficar depressiva. A situação ainda é agravada pelo sedentarismo dessa geração criada na frente da TV, smartphones, tablets e vídeo games.
Tanto para crianças quanto para adultos as medidas são equivalentes: adotar uma rotina que inclua uma alimentação saudável e atividade física são os primeiros passos para abandonar esse índice preocupante e conquistar saúde e disposição.

O desafio da alimentação saudável

O imediatismo leva muitas pessoas a encararem dietas radicais e remédios para emagrecer. Porém, esse hábito pode comprometer a saúde e acarretar no temido efeito sanfona – quando a pessoa recupera boa parte – ou até mais – do peso perdido. A justificativa é que, além de retornar aos antigos hábitos logo que se percebe uma mudança na balança, a perda nem sempre é de gordura: “Dietas radicais, com restrição deliberada de determinados alimentos e uso de remédios para emagrecer podem levar a perda de alguns quilos nas primeiras semanas, mas isso são significa que a pessoa esteja ganhando saúde – parte desse “emagrecimento” vem da perda de líquidos e massa magra. Além disso a pessoa pode estar abrindo mão de nutrientes essenciais e colocando a saúde em risco. A reeducação alimentar é o caminho mais seguro para o emagrecimento gradual, seguro e permanente.” – explica a Nutricionista.
O grande perigo das dietas adotadas por conta própria vem escolha errada dos alimentos: a adoção de produtos light pode levar as pessoas ao ledo engano de que estão se alimentando corretamente. O consumo excessivo de alimentos industrializados, carregados de conservantes, sódio e corantes é uma armadilha para a saúde. E essas características também se aplicam à produtos vendidos como “fit”. O desinteresse pelo valor nutricional dos alimentos também favorece essa cultura: a maioria das pessoas em dieta preocupa-se mais com o número total de calorias, ignorando valores nutricionais importantes como a quantidade de proteínas, fibras e outras vitaminas essenciais para a alimentação.
O que temos é a oferta de alimentos zero calorias e zero nutrientes, ou pior: poucas calorias e muitos conservantes e realçadores de sabor – substâncias extremamente prejudiciais à saúde. A popularização de iogurtes e sucos de fruta classificados como light também têm levado pessoas à ingerirem uma quantidade enorme de açúcares ou adoçantes sem se darem conta. No geral, o fenômeno têm afetado a população mais pobre justamente porque os alimentos industrializados são mais baratos, carregados de gorduras e outros elementos que os deixam mais apetitosos – porém com baixíssimo valor nutricional. O grande problema é que a tal “junk food” é relativamente mais barata e prática do que uma alimentação saudável.
Porém, é preciso mudar estes hábitos não somente pela necessidade de emagrecer, mas também pelo impacto que essa alimentação terá sobre a saúde à longo prazo. Comer corretamente é o primeiro passo para mudar uma série de fatores ligados ao bem estar e qualidade de vida.

Encarando as mudanças

Preocupado com o agravamento da saúde pública, o Ministério da Saúde tem buscado promover, principalmente nas escolas, o hábito da alimentação saudável e da prática de atividades físicas. Porém, essa medida cabe à toda população – a mudança de hábitos pode significar ganho de qualidade de vida e longevidade para todos. Os males causados por doenças crônicas já são uma na vida realidade de muitos brasileiros, porém a adoção de algumas práticas pode facilitar o convívio com essas enfermidades.
Muitos só fazem mudanças na alimentação após descobrirem doenças relacionadas, porém a prevenção ainda é a melhor solução. Alguns pequenos hábitos podem ajudar na perda e manutenção de peso, além de facilitarem a ingestão de nutrientes essenciais, de acordo com a nutricionista Marcela Herculani essas medidas podem facilitar a reeducação alimentar:
  • Prefira sempre alimentos naturais: consumir mais frutas e verduras, e sempre que possível, preparar as refeições em casa – dessa forma é possível controlar a quantidade de óleo, sal, açúcar outros elementos que possam aumentar o valor calórico da refeição;
  • Pesquise frutas, verduras e legumes da época: devido à grande oferta desses alimentos são mais baratos e frescos;
  • Quando fizer refeições fora de casa, opte por buffets que ofereçam saladas e grelhados, porém tome cuidado ao temperá-los;
  • Troque o refrigerante por bebidas mais saudáveis como água de coco e sucos naturais;
  • Comer de 3 horas é essencial para manter o metabolismo acelerado e evitar comer em excesso na refeição seguinte, portanto faça pequenos lanches entre as refeições, como frutas in natura ou secas;
  • Crianças que recusam determinados alimentos ou tem falta de apetite podem precisar de suplementos nutricionais para complementar o aporte de nutrientes;
  • Inclua fibras no seu cardápio: esse nutriente facilita a digestão e aumenta a sensação de saciedade;
  • Não corte alimentos deliberadamente: todos os alimentos naturais oferecem algum tipo de nutriente importante, o que pode prejudica seu valor nutricional é a quantidade e/ou o modo de preparo: prefira assados, evite frituras.
  • Procure manter uma refeição equilibrada, com porções adequadas de cereais, hortaliças, leites e derivados, carne, açúcares e carboidratos.
  • Ler a tabela nutricional dos alimentos levando em consideração todos os nutrientes, não apenas a quantidade total de calorias. Além disso prestar atenção na porção, muitos caem na pegadinha e comem o pacote inteiro achando que tem poucas calorias, quando a quantidade calórica indicada corresponde à uma fração do alimento.
  • Pratique alguma atividade física: estudos apontam que 30 minutos de atividade física diárias já são suficientes para trazer benefícios à saúde;
  • Consulte um profissional nutricionista/endocrinologista para encontrar a dieta ideal para seu perfil;
Essas medidas são válidas para todos, obesos ou não – e ainda beneficiam pessoas que já convivem com doenças crônicas. Em casos específicos, uma dieta especializada pode ser desenvolvida por um profissional capacitado e trazer mais qualidade de vida ao paciente com problemas crônicos. Porém, no geral, essas dicas podem ajudar a adoção de uma rotina saudável que resulte na perda de peso e no ganho em saúde. Alimentar-se bem é alimentar-se com qualidade.

CURIOSIDADES SOBRE GATOS

CURIOSIDADES SOBRE GATOS

Veterinária desvenda algumas curiosidades sobre o animal e alerta para alguns cuidados especiais que o dono deve ter com o pet
Os gatos são os animais de estimação que mais intrigam, já que há muitos mistérios ao redor do felino, como por exemplo, o de ter sete vidas. Entretanto, as atitudes do bichano podem ser facilmente desvendáveis, basta o dono do pet ficar atento ao comportamento e conhecer um pouco mais sobre como funciona o organismo do animal.

Andressa Felisbino, veterinária da DrogaVET - empresa pioneira no ramo e a maior rede de farmácias de manipulação veterinária no Brasil -, acaba de elencar cinco curiosidades sobre os gatos, que podem, inclusive, ajudar os proprietários a oferecer uma melhor qualidade de vida aos felinos. Miados, ronronadas ou ainda esfregar o corpo contra pernas são ações que têm significados importantes em seu comportamento. Confira:
1. GATOS SÃO CARINHOSOS E AFETUOSOS COM SEUS DONOS.
Esses animais são mais independentes emocionalmente do que os cachorros, mas isso não quer dizer que eles não demonstram afeto e necessitam de carinho. "Há vários modos do bichano demonstrar que quer receber um cafuné ou apenas que gosta da pessoa. Além de passar entre as pernas, raspando o corpo e calda, um sinal claro é quando esfregam a cabeça em alguém. Ao fazer isso, liberam feromônios, provenientes de uma glândula presentes na cabeça\", explica a veterinária.
2. GATOS POSSUEM IMPRESSÃO DIGITAL.
Assim como os humanos, cada gato é único e tem uma marca que distingue uns dos outros, como a impressão digital. "No focinho há um desenho específico, que apenas aquele animal possui. Também é possível verificar a 'impressão digital' por meio dos coxins (almofadinhas das patas), mas, com o tempo, essas marcas vão modificando de acordo com o ambiente que o gato costuma passear", afirma Andressa.
3. A AUDIÇÃO DO GATO É MAIS APURADA QUE A DO CÃO.
Os felinos são predadores, no geral, de hábitos noturnos ou ao amanhecer e entardecer. Por essa razão, possuem sentidos muito apurados e, com os gatos, especificamente, não poderia ser diferente. "Os gatos conseguem ouvir sons mais baixos do que os cachorros. Enquanto os humanos podem escutar barulho em torno de 20 mil Hz, os bichanos têm capacidade auditiva de até 50 mil Hz. Além disso, eles conseguem mexer cada uma das orelhas independentemente da outra. No total, são 32 músculos, permitindo o foco em sons distintos e a localização e a distância exatas do ruído", revela a especialista. Outra curiosidade é que gatos com pelagem branca e olhos azuis são mais propensos a desenvolverem problemas auditivos. "Esses animais carregam um gene que aumentam as chances de ficarem surdos o perderem a audição. Por isso, é importante realizar acompanhamento com veterinário e tentar adestrá-los, desde pequenos, com comandos por meio de sinais, para minimizar os impactos de uma possível surdez, caso venha a desenvolvê-la", ressalta Andressa Felisbino.
4. GATOS TEM MAIS DEDOS NAS PATAS DIANTEIRAS DO QUE NAS TRASEIRAS.
Os bichanos têm, no total, 18 dedos e não 20, como os cães. As patas dianteiras possuem cinco dedos e um deles exerce uma função bastante importante: dar mais firmeza para segurar a presa e para escalar. "O 'polegar' é chamado de ergot e ajuda o felino na hora das brincadeiras, para atacar o ratinho de pelúcia ou para subir o arranhador", esclarece a veterinária.
5. GATOS NÃO TÊM 7 VIDAS.
A maior lenda de todas pode não ser verdade, mas intriga muitas pessoas até hoje. É muito comum ver um gato escapando ilesos de situações de extremo perigo, como uma queda muito alta. "Isso ocorre, porque seu senso de equilíbrio é bastante apurado, o que lhes permite movimentação rápida, girando o corpo sobre as quatro patas rapidamente. Seus reflexos são muito mais rápidos que os dos humanos, por conta de seu sistema vestibular (conjunto de órgãos do ouvido interno que cuida do equilíbrio)", finaliza a especialista.

envelhecer com dignidade e saúde saiba como fazer

a)    SER ATIVO – isso significa subir um ou dois andares de escada, ir à padaria a pé, carregar as compras do supermercado por dois ou três quarteirões, ou seja, não ficar largado no sofá. Além de ser bom para a saúde do indivíduo, é essencial para a saúde dos filhos, uma vez filhos de mães ativas são duas vezes mais ativos e filhos de casais ativos são seis vezes mais ativos;


b)    FAZER ATIVIDADE FÍSICA REGULAR E PROGRAMADA – exercícios físicos são importantes desde a infância. Tudo o que se constrói até os 18/20 anos de positivo, vai ajudar o indivíduo na terceira idade. Isso tem um impacto relevante na redução da osteoporose e na manutenção do aparelho locomotor, pois promove um estoque ósseo adequado para uma boa qualidade de vida;

c)     MANTER UMA DIETA SAUDÁVEL – cada um deve adequar os alimentos e sua quantidade ao seu biótipo. Uma pessoa de 70 quilos cujo metabolismo basal (básico) é de 2 mil kcal por dia, por exemplo, não pode ingerir mais do que isso, para evitar obesidade, colesterol elevado, doenças coronarianas, entre outras enfermidades;
d)    BEBER DE 1 A 2 LITROS DE ÁGUA DIARIAMENTE – a quantidade depende do biótipo de cada um, mas mantém os rins funcionando e os demais órgãos do aparelho excretor, além de ter influência positiva direta em todo o organismo;

e)    EVITAR SITUAÇÕES DE ESTRESSE – isso implica uma melhor qualidade de vida e menos desgaste do organismo como um todo;

f)      MANTER-SE MENTALMENTE ATIVO – para manter a memória de situações recentes ativa na terceira idade, é fundamental que cada um se imponha constantemente novos desafios como, por exemplo, trabalhar com computadores, utilizar novas mídias, ler, aprender novas línguas, participar de grupos de discussão de filmes e livros. Tudo isso ativa a memória e a cognição;

g)    CONSULTAR-SE REGULARMENTE COM MÉDICO – é importante checar a saúde a cada ano (ou a cada seis meses em caso de doença crônica), para que haja um acompanhamento e diagnósticos rápidos quando algo estiver desajustado na saúde para que seja prontamente tratado. Exemplo: uma pequena perda de audição pode ser apenas acúmulo de cera no ouvido, mas pode levar à retração do indivíduo e perda da fluência verbal;

h)    USE SEU CORPO, NÃO ABUSE NEM DEIXE DE USÁ-LO – esse conceito é essencial para um envelhecimento com boa qualidade de vida.

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Abandonada pelo SUS, adolescente espera 1 ano e meio por cirurgia de escoliose, iguais a ela, infelizmente...

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Ministério manda recolher dez ma...