Dia da Saúde Ocular alerta sobre riscos das doenças visuais

Saúde e doenças e tratamentos atualizados no dia
Atualização diária  6 de julho de 2017
NOTÍCIAS
Dia da Saúde Ocular alerta sobre riscos das doenças visuais
O primeiro deles é não esperar apresentar algum sintoma para procurar um médico, pois algumas doenças são assintomáticas e o tratamento prévio ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Creme de Mandioquinha Gratinado é sugestão para enfrentar as baixas temperaturas no final de semana




A semana foi bastante gelada e o final de semana não será diferente. Para espantar o frio intenso, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, sugere um Creme de Mandioquinha. Rápido, prático e muito saboroso, é uma ótima opção para manter você e a sua família aquecidos nesse inverno.

Abaixo, o passo a passo completo da receita:


Creme de Mandioquinha Gratinado


creme_mandioquinha_gratinado_fumaca.jpg


Ingredientes
- 500 g de purê de mandioquinha (cozida e passada na peneira)
- 1 xícara (chá) de Creme de Leite Fresco Tirolez (200 ml)
- 1 colher (chá) de sal (4 g)
- ½ xícara (chá) de Queijo Parmesão Tirolez ralado (55 g)
- noz-moscada (preferencialmente ralada na hora)
- 6 colheres (sopa) de Requeijão Cremoso Tirolez (78 g)
- 1 colher (sopa) de açúcar (13 g)
- 1 cebola média em tiras finas (140 g)

Preparo
Preaqueça o forno a 180 ºC.
Em uma tigela, misture bem a mandioquinha, o creme de leite, o sal e 2 colheres (sopa) de queijo parmesão e adicione noz-moscada a gosto. Distribua metade da mistura em 6 tigelas refratárias individuais (9 cm de diâmetro x 4 cm de profundidade). Coloque 1 colher (sopa) de requeijão cremoso no centro de cada tigela, cubra com o restante do creme de mandioquinha e alise a superfície.
Em uma frigideira pequena, leve ao fogo o açúcar, mexendo sempre, até começar a caramelizar. Adicione a cebola e mexa até que fique levemente murcha e caramelizada. Distribua as cebolas nas tigelas e polvilhe com o restante do queijo parmesão. Coloque as tigelas em uma assadeira e leve ao forno por 15 minutos, ou até gratinar. Sirva quente como entrada ou acompanhando um filet mignon grelhado.

Rendimento
4 a 6 porções
Tempo de Preparo
30 minutos

Dicas
- Se preferir, faça essa receita sem a cebola caramelizada.
- Faça essa receita em uma travessa de 30 cm x 20 cm.

fonte: Fundada há 37 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País

 Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Saúde ocular: cuidados são essenciais para evitar doenças


Data comemorada em 10 de julho busca estimular hábitos saudáveis

A visão é um dos sentidos mais importantes para o ser humano, porém muitos negligenciam os cuidados com os olhos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 43% dos problemas visuais, em países em desenvolvimento, são causados por erros refrativos não corrigidos – como miopia, a hipermetropia e o astigmatismo – e 80% de todas as deficiências visuais podem ser evitadas ou curadas. A instituição afirma ainda que, entre 70% e 90% da população mundial sente desconfortos visuais após passar horas em frente à tela do computador

Apesar de não ser classificada como patologia pela medicina, a fadiga ocular já é considerada um problema de saúde, por conta dos hábitos da vida moderna. Cerca de 60% das pessoas com menos de 45 anos no mundo (usuários ou não de óculos) reclamam de fadiga nos olhos.

No próximo dia 10 é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular e o oftalmologista, Marco Antonio Canto separou 10 dicas essenciais.

1. Procure não coçar os olhos: além de levar impurezas e bactérias para a região, a pressão pode provocar pequenas lesões no globo ocular. Por isso, lave as mãos com frequência.

2. É preciso retirar impurezas e secreções secas, principalmente após dormir, por isso lave bem o rosto, de preferência com produtos de limpeza especializados para pele sensível. Aproveite também o momento do banho para higienizar os olhos.

3. Pisque bastante! Piscar lubrifica as córneas e evita o ressecamento dos olhos, bem como auxilia em situações como coceira e irritações. Atenção, para os que trabalham direto com computador, essa dica é ainda mais importante, pois piscar descansa a vista e combate a síndrome da visão de computador, que gera dor de cabeça, olhos vermelhos, secos e visão embaçada. Em épocas mais secas do ano, lembre-se de usar colírios lubrificantes, chamados de ‘lágrimas artificiais’, pois eles irão contribuir para a hidratação correta dos olhos.

4. Cuidado redobrado com a maquiagem: é preciso removê-la antes de dormir para que impurezas não fiquem em contato direto com os olhos por muito tempo. Além disso, é necessário ficar atento à datas de validade dos produtos. Não utilize maquiagem vencida.

5. As lentes de contato devem ser higienizadas, antes e depois do uso, com produtos sugeridos pelo fabricante, não use água da torneira para a limpeza, pois ela não é estéril e contém partículas que podem prejudicar a saúde dos olhos. Ao sentir incômodo, retire imediatamente as lentes, porque elas podem fazer pequenas lesões no globo ocular que, por sua vez, podem desenvolver para uma conjuntivite, infeções diversas e até mesmo úlceras e lesões na córnea, com risco de perder a visão.

6. Atenção com a sua alimentação! Muito açúcar demais pode causar problemas oculares, especialmente para quem tem diabetes do tipo 1 ou 2. Já comer peixe diminui problemas como a degeneração da mácula (área da retina responsável pela visão de detalhes), ajuda no combate ao envelhecimento precoce nas estruturas dos olhos e fortalece o globo ocular.

7. Tenha hábitos saudáveis. O tabagismo está associado a problemas oculares como degeneração macular, catarata ou, ainda, danos no nervo óptico, sendo que o  sobrepeso impede que as vitaminas cheguem aos olhos em quantidade suficiente para prevenir doenças oculares. Por isso, exercite-se regularmente.

8. Use óculos de sol com proteção ultravioleta (UV) sempre que possível. A luz UV é prejudicial às células da retina, causando seu envelhecimento precoce. Sua incidência também pode causar catarata precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas da retina.

9. Se você precisa de óculos para correção de grau, não deixe de usá-los, pois eles evitam incômodos, dores de cabeça, cansaço nas vistas e outros problemas oculares.

10. Por último, é preciso consultar regulamente um oftalmologista de confiança para a realização de exames de rotina. A prevenção é o melhor caminho!

 Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Joelho é uma das articulações que mais sofrem por sobrecarga por treinos

Joelho é uma das articulações que mais sofrem por sobrecarga por treinos
Treinos desgastantes, postura incorreta e excesso de peso podem acarretar graves lesões na maior articulação do corpo humano
Exibindo patela.png
Lesões são preocupações comuns entre aqueles que praticam esportes e atividades físicas. O joelho, responsável por suportar grande parte do peso do corpo humano, é uma das partes que mais sofrem desgaste por exercícios incorretos e excessivos. Devido a isso, é necessário ter um cuidado extra com estrutura cartilaginosa formada pelos ligamentos do fêmur com a tíbia e patela.
“Treinos não monitorados por profissionais capacitados oferecem grande risco a graves lesões que podem prolongar-se por meses. Isso quando é possível a total recuperação da região lesionada”, conta Frederico Kempler, Professor de Educação Física, personal e coordenador da academia Turner Prime. Postura incorreta, movimentos errados e falta de intervalos adequados durante as séries são alguns dos motivos que podem causar as lesões.
De acordo com o personal, para resguardar os joelhos de lesões é necessário fortalecer os músculos das pernas, quadril, abdômen e lombar, pois o fortalecimento destes músculos ajuda a distribuir o esforço nas diferentes articulações. “Usar tênis adequado para cada tipo de exercício é fundamental, uma vez que ele vai amortecer o impacto e suavizar a carga sobre o joelho”, explica. Frederico ainda dá algumas dicas para quem deseja manter a articulação saudável:
·         A despeito da pessoa desejar ou não o emagrecimento, a atividade aeróbica deve sempre ser acompanhada pelo fortalecimento muscular;
·         Realizar um breve aquecimento antes de qualquer atividade física;
·         Alimentação e hidratação adequadas evitam desgaste excessivo do corpo e consequentes lesões;
·         Não ter pressa em ganhar músculos, pois a sobrecarga auxilia no envelhecimento das articulações;
·         Respeitar os limites do corpo e nunca realizar atividades além da sua capacidade;
·         Dormir bem é fundamental para a boa recuperação do corpo;

A recuperação de qualquer contusão não costuma ser fácil, exigindo tempo e esforço. “Existem vários tipos de lesões e cada uma delas demanda um tratamento específico. O ideal é procurar um médico ao menor sinal de incômodo. Se tratadas ainda no início, as lesões podem ser menos graves e de mais fácil recuperação. Sobrecarregar uma articulação já lesionada pode trazer graves consequências”, finaliza Frederico.Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Abandonada pelo SUS, adolescente espera 1 ano e meio por cirurgia de escoliose, iguais a ela, infelizmente...

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Ministério manda recolher dez ma...