Anemia diminui entre alunos do programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável em Trairi (CE)



Programa

O programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável, realizado em Trairi, CE, é uma parceria entre a organização do sociedade civil, Inmed Brasil, implementadora das ações, e a Fundação ENGIE e Engie Brasil Energia (ex Tractebel Energia), patrocinadoras. O programa melhora a qualidade de vida nas comunidades inseridas nas áreas de influencia direta e indireta do empreendimento ENGIE - Complexo Eólico Santa Mônica.  

As crianças dessa região, a partir da rede de ensino pública, recebem conhecimento para se tornarem agentes de mudanças positivas dentro de suas famílias e comunidades. O programa ainda fornece uma plataforma para a mobilização, pois aborda uma ampla variedade de questões de saúde, nutrição e educação. A melhoria na saúde das comunidades é alcançada por meio de intervenções que incluem diagnósticos biomédicos e tratamento, bem como a conscientização educacional sobre a importância de uma alimentação saudável e boas práticas de higiene. Um total de 5.296 crianças de 34 escolas de Trairi estão envolvidas nas ações do programa neste segundo ano de intervenção.
Crianças Saudáveis, Futuro Saudável
Os principais componentes do programa em 2017 em Trairi são:
  • Avaliação - monitoramento do estado nutricional de crianças (exames de altura / peso e de hemoglobina);
  • Profilaxia com Sulfato Ferroso para todos os alunos participantes do programa;
  • 20 horas de treinamento para Educadores e 12 horas treinamento para Merendeiras e Agentes Comunitários de Saúde nos temas: Nutrição, Higiene e Saúde Preventiva;
  • Atividades educativas para crianças sobre temas de programa;
  • Oficinas para a comunidade sobre Nutrição, Higiene e Saúde Preventiva - como complemento ao trabalho realizado nas escolas.
Alunos da rede pública de Trairi recebem sulfato ferroso para prevenir anemia.
Alunos da rede pública de Trairi recebem sulfato ferroso para prevenir anemia.

Profilaxia com Sulfato Ferroso

Em abril de 2016 foram realizados 382 exames de hemoglobina nas crianças do primeiro ano nas escolas participantes da amostra. Em outubro do ano passado, foram realizados novos exames nos alunos que estavam fora da faixa de normalidade. A comparação dos resultados apontou que 49% o índice das crianças que apresentavam anemia caiu de 49% para 36%; entre as crianças que demonstravam risco para anemia, a porcentagem foi de 18% para 24% e entre as que estavam dentro da faixa de normalidade houve aumento de 7% (de 33% para 40%).
Educadores participam de formação sobre alimentação saudável e montagem de hortas em pequenos espaços.
Educadores participam de formação sobre alimentação saudável e montagem de hortas em pequenos espaços.

Formação

A Inmed Brasil promoveu formação para educadores de Trairi na Proares Sede. Participaram 45 educadores das escolas participantes do programa e representantes da Secretaria Municipal de Educação. Como em todas as formações realizadas no município tivemos a participação de representantes de todas as escolas.

Foram apresentados e analisados os resultados obtidos pelo programa no ano passado (2016). Os participantes, divididos em grupos, apresentaram sugestões do que pode ser feito para potencializar ainda mais as ações do programa em Trairi no ano de 2017.

Foram também realizadas atividades sobre alimentação saudável e os participantes trabalharam a pirâmide alimentar, montagem de hortas em pequenos espaços e a importância de tornar as ações do programa sustentáveis.

A próxima formação acontecerá até junho e contará com a presença de uma nutricionista que aprofundará questões técnicas ligadas à nutrição.
Realização:
Inmed Brasil
​Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

SBB lança o Projeto Semeador


Em junho, mês de seu aniversário, a organização apresenta iniciativa para formar uma grande rede de cristãos interessados em distribuir a Bíblia Sagrada de porta em porta. Em Belo Horizonte, o lançamento acontecerá em 24 de junho, no Colégio Batista.

No mês em que celebra seu 69º aniversário, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) fará o lançamento nacional do Projeto Semeador, iniciativa destinada a formar uma grande rede de pessoas interessadas em distribuir literatura bíblica em todas as partes do País. “Ser um semeador é muito mais do que ser um vendedor de Bíblias e livros, é ser um cristão que acredita nas Sagradas Escrituras e no seu poder transformador”, afirma Marcos G. F. Silva, secretário de Distribuição e Coordenação das Secretarias Regionais da SBB. O projeto será apresentado em dez cidades do Brasil. Na capital mineira, o evento acontecerá em 10 de junho, às 9h, no Colégio Batista, à Rua Ponte Nova, 287.

O Projeto Semeador foi desenvolvido pela SBB com o objetivo de ampliar a distribuição da Bíblia de uma forma personalizada, diferenciada e relevante, possibilitando que mais pessoas sejam alcançadas pela mensagem bíblica. Embora a SBB trabalhe em várias frentes para distribuir a Bíblia Sagrada, com suas representações regionais, programas bíblicos de impacto social, livrarias, igrejas e parceiros, os semeadores terão a missão de ir onde estão as pessoas: nas periferias, nos lugares mais distantes e sem acesso a lojas convencionais.

         Outro aspecto do trabalho do semeador diante da crise econômica, política e social que o País enfrenta, com mais de 14 milhões de desempregados, é a oportunidade de geração de renda. Além de ter uma complementação financeira, o semeador contribuirá para o cumprimento da missão da SBB. A atividade pode ser desempenhada por qualquer cristão com idade a partir de 18 anos, que tenha tempo e, principalmente, desejo de se engajar na Causa da Bíblia com espírito missionário.

Múltiplos benefícios
Com o projeto, o semeador será beneficiado de muitas formas, porque estará oferecendo o melhor dos livros: a Bíblia Sagrada. Assim, poderá ter sua autoestima renovada por meio do trabalho e convívio com as pessoas com as quais fará contato, ampliando a sua rede de relacionamento. Mais importante, ele será tocado pela esperança e orientação da Bíblia, experiência que certamente se refletirá no fortalecimento dos laços familiares.
         Ao mesmo tempo, seus clientes poderão contar com um serviço personalizado, acesso facilitado às Escrituras Sagradas e a possibilidade de ter suas necessidades específicas de literatura bíblica atendidas, além do estímulo à leitura e à prática dos ensinamentos da Bíblia.
         Com o Projeto da SBB todos ganham. Para estimular a atividade, haverá descontos especiais e o Clube do Semeador, programa de pontos para trocar por itens que auxiliarão no trabalho do semeador, como mochila, display, banner e camisetas, entre outros. A cada R$ 1,00 (valor líquido) em compras realizadas, o semeador ganhará um ponto.
         O semeador contará com um portal exclusivo:semeador, onde poderá conhecer todas as publicações e lançamentos da SBB, fazer seus pedidos e trocar seus pontos acumulados, além de saber mais sobre o projeto e fazer o seu cadastro. No entanto, ele também poderá realizar suas compras em uma das nove unidades regionais da SBB ou pelo 0800-727-8888.

Inspiração histórica
O Projeto Semeador foi inspirado na figura dos colportores, que começaram a trabalhar no Brasil no século 19. Eles tiveram e têm um papel muito importante na história da SBB. “Eles foram os primeiros semeadores da Palavra de Deus em nosso País e continuam fazendo um trabalho relevante em suas igrejas, comunidades, empresas e repartições públicas, entre outros lugares”, afirma Silva, observando que muitas pessoas compraram a sua primeira Bíblia de um colportor.
A palavra colportor deriva do francês e significa “levar ao pescoço”, como faziam os mascates com suas bolsas de mercadorias, principalmente livros. No meio cristão, passou a ser usado para designar aquele que vende literatura bíblica em domicilio, um braço importante e necessário das igrejas cristãs e da SBB no cumprimento de sua missão de disseminar as Escrituras para todas as pessoas, em qualquer lugar, levando a mensagem de esperança aos brasileiros.
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Medo de ficar viúvo é o segundo maior medo do brasileiro

 
 
Segundo pesquisa do Instituto do Casal, o medo de ficar viúvo (a) é o segundo maior medo dos casais brasileiros.

São Paulo, 13 de junho de 2017 – A morte é um assunto do qual ninguém gosta de falar, mas é um fato inevitável do ciclo vital e também dentro de um relacionamento afetivo. A viuvez é tão assustadora que na pesquisa feita ano passado pelo Instituto, ocupou o segundo lugar no ranking dos principais medos das pessoas que são casadas ou têm um relacionamento estável.

Perder o (a) parceiro (a) faz parte da história de quem vive um relacionamento estável ou é casado. Porém, a viuvez é uma situação não planejada que leva a vários desdobramentos e mudanças. Uma das mais importantes é a perda do suporte afetivo e quebra da unidade, que já não existe mais.

Segundo Denise Miranda de Figueiredo, psicóloga, terapeuta,, a viuvez pode representar, para muitas pessoas, a perda de um grande amor, de um bom amigo, do suporte financeiro, de um pai ou de uma mãe, de um confidente, enfim, da pessoa que foi escolhida para compartilhar a vida.

“Isso leva ao sofrimento, ao luto e a emoções ligadas ao distanciamento e à sensação de separação. “Além disso, ficar viúvo (a) representa, de certa forma, perder parte de si mesmo, daí os sentimentos de solidão e vazio, que são comuns em quem passa por isso. Mas, é justamente esse processo de lidar com a perda que dá a sensação de ser capaz de recomeçar ou de continuar a viver”, comenta a psicóloga.

Viuvez precoce x tardia


Um ponto que chama a atenção é a diferença na vivência de uma viuvez precoce, ainda na juventude, e uma viuvez mais tardia. Ambas são experiências difíceis, mas cada uma tem suas particularidades. Para Marina Simas de Lima,psicóloga, terapeuta, a viuvez que atinge pessoas mais novas, com filhos ainda pequenos, pode ser muito desafiadora.


“Quem fica vai precisar lidar com várias situações ao mesmo tempo: a perda do (a) parceiro (a), a criação dos filhos, o sustento da casa, a vida profissional e a própria saúde física e mental para lidar com tudo isso. Por outro lado, quem fica viúvo mais tarde tem mais tempo para se recuperar, mas pode se sentir muito mais sozinho e fragilizado, já que em muitos casos os filhos já saíram de casa e vivem suas próprias vidas”, explica Marina.
Em uma idade mais avançada nem sempre é fácil investir em um novo relacionamento, por exemplo. Com isso, o isolamento social é mais comum e acarreta em uma piora do estado de saúde em pessoas que enviúvam mais tarde.

Viver o luto é fundamental
Independente da idade em que se ficou viúvo (a), o luto precisa ser vivenciado para ressignificar a vida. Viver o luto é importante para reconstruir a vida sem o (a) parceiro (a). Não há um período pré-definido. Cada pessoa terá seu próprio tempo para gerenciar suas emoções e aceitar a perda. É um tempo para se reorganizar e se reestruturar, para chorar, para ficar triste, para recordar e para dar um novo significado a essa nova fase da vida.


Seguindo em frente

“Gosto muito de pensar que perdemos coisas e não pessoas. As pessoas partem, mas as memórias ficam. A morte faz parte da vida, é inevitável. A viuvez é um convite a repensarmos nossas escolhas, para criarmos novas realidades e testarmos nossa capacidade de resiliência. As lembranças devem sim permanecer de forma saudável para honrar a pessoa que se foi, mas quem fica precisa continuar. Não é um processo fácil, por isso a psicoterapia é muito importante para ajudar a superar esse tipo de acontecimento”, diz Denise.

“A verdade é que ninguém está preparado para a morte e em geral o assunto ainda é um tabu. Cada um vai lidar de uma maneira particular com a viuvez. O importante é viver cada momento de nossas vidas como se fossem os últimos, isso ajuda a superar a perda, pois há menos chance de arrependimentos ou culpa. Sabe aquela frase: não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje? Precisamos pensar mais em ser do que ter, precisamos dedicar mais tempo ao nosso (a) parceiro (a), cultivar os sentimentos e viver bons momentos ao lado de quem amamos, isso é o que realmente importa”, finalizam as psicólogas.

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Fonoaudióloga campineira participa de Simpósio Internacional em Madri


Segundo Paula Brito, encontro reunirá os maiores especialistas do mundo na área

Com os avanços tecnológicos verificados nos últimos anos na área da saúde, facilitados principalmente pela globalização, os profissionais que atuam no Brasil precisam estar atentos ao que acontece no mercado internacional. A iniciativa permite que os pacientes brasileiros recebam tratamento semelhante aos encontrados em países considerados de primeiro mundo. Para acompanhar os principais avanços e trocar informações com os mais renomados especialistas do planeta, a fonoaudióloga e diretora da Academia do Ronco, a campineira Paula Brito, vai participar do II Simpósio Latino-Americano de Motricidade Orofacial (SIAMO), que acontece entre os dias 15 e 17 de junho, na UniversidadeComplutense de Madri, na Espanha.

Na oportunidade serão apresentados pesquisas e novos tratamentos da fonoaudiologia em motricidade orofacial, área que aborda distúrbios relacionados com a musculatura facial, da cabeça e pescoço. “Para minha atuação esse tipo de simpósio e muito importante, pois oferece atualização em pesquisas e em clinica fonoaudiológica, tornando os tratamentos cada vez mais efetivos e baseados em resultados científicosalém de promover relacionamento einteração entre fonoaudiólogos de vários países.”, diz Brito.

Nesta segunda edição, o Simpósio vai focar áreas emergentes de Motricidade Orofacial com uma perspectiva multiprofissional, integrando terapia profissional, odontologia, medicina e fisioterapia, entre outros. “Haverá também oficinas e workshops, com a discussão vários temas técnicos e científicos importantes para nossa área”, garante Brito. Paula também esteve presente na primeira edição em 2014, realizada em Portugal. Na oportunidade, o evento contou com a presença de 450 participantes de 15 nacionalidades, além de 150 convidados que compartilharam vários trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos em seus países.

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Vamos estudar 2: EFEITO DOS FATORES CLIMÁTICOS NO COMPORTAMENTO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO DA SOJA: um estudo nas principais cidades produtoras brasileiras no

[HTML] Participatory evaluation of the quality of health information on the internet: the case of dengue sites

P Neto, A de Faria, R Paolucci, RP Daumas, RV Souza - Ciência & Saúde Coletiva, 2017
Abstract The world has witnessed a powerful and radical transformation of social, economic
and cultural relationships promoted by the Internet. The Internet provides opportunities for
access, dissemination and production of information worldwide. Health, for example, stands 
Google+FacebookTwitter

[PDF] Avaliação participativa da qualidade da informação de saúde na internet: o caso de sites de dengue

P Neto, A de Faria, R Paolucci, RP Daumas, RV Souza - Ciência & Saúde Coletiva, 2017
Abstract PEREIRA NETO, André de Faria; PAOLUCCI, Rodolfo; DAUMAS, Regina Paiva
and SOUZA, Rogério Valls de. Avaliação participativa da qualidade da informação de
saúde na internet: o caso de sites de dengue. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2017, vol. 22, 
Google+FacebookTwitter

[PDF] O uso de drogas na adolescência: identificação de estratégias e proposta de prevenção

CM SILVA - 2017
Page 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO
BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA CÁSSIA MARIA DA SILVA ... Área de concentração: saúde da família.
Orientador: Professora Doutora Erika de Cássia Lopes Chaves ...
Google+FacebookTwitter

[PDF] PROTOCOLOS DE COLETA DE SEDIMENTOS E ÁGUA COM VISTAS A REMEDIAÇÃO DE PETRÓLEO

NL Lima, CS Silva - Revista Cientefico, 2017
... pode acarretar problemas múltiplos como riscos à saúde humana, à fauna, à flora, à segurança
pública, ... Ambiente, dando ênfase aos Jornais voltados para remediação e Fitorremediação de
áreas impactadas ... Estas pesquisas servirão de base para atualização constante da ...
Google+FacebookTwitter

[PDF] O projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) e os desafios para a construção de novas formas de assentamento

D Oliveira - Anais do Encontro Internacional e Nacional de Política …, 2017
... soberania alimentar pela política de segurança alimentar, sacada da área da saúde pública
... 2001); Gonçalves (2005); além de publicações de autoria do próprio MST: jornal, revista,
cartilhas ... de dados da CPT é dinâmico e por isso os dados são constantemente atualizados...
Google+FacebookTwitter

[PDF] Comparação dos exames citopatológicos do colo do útero do município de Ouro Preto-MG, submetidos ao monitoramento externo da qualidade.

MT Rezende - 2017
... 19 base em todas essas mudanças o ano de 2014 era o momento adequado para uma revisão
atualização da terminologia Sistema de Bethesda 2001. Houve então o ... Saúde (SUS). ... Em 2012
foi publicada a terceira edição, revisada e atualizada, da Nomenclatura ...
Google+FacebookTwitter

[PDF] O recente debate entre controle ambiental e atividade sucroalcooleira em Pernambuco

MG de Souza Melo - Cadernos de História UFPE, 2017
Resumo: Conseqüência de um projeto de desenvolvimento equivocado e constantemente
incentivada pelo Estado, a atividade sucroalcooleira está relacionada a importantes
impactos ambientais, tanto em número quanto em intensidade, sobretudo no Nordeste 
Google+FacebookTwitter

[PDF] EFEITO DOS FATORES CLIMÁTICOS NO COMPORTAMENTO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO DA SOJA: um estudo nas principais cidades produtoras brasileiras no …

K Gonzaga de Oliveira, M Tavares - … Contábil-UERN/UFERSA-ISSN: 2447-2921, 2017
Resumo Assim como outros produtos agrícolas, a soja é afetada diretamente pelas
condições do ambiente, tornando-se dependente dos fatores climáticos como temperatura,
fotoperíodo e disponibilidade hídrica. Com isso, o objetivo do estudo foi investigar o 
Google+FacebookTwitter

[PDF] JOGOS DE ESPELHOS: A INVENÇÃO PÚBLICA DA MEMÓRIA FEMININA EM MEMÓRIAS DE MARTA, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA

A dos Santos Guimarães - Revista Memento, 2017
... Mulheres5 em 2007, faz parte da atualização desta última edição. No entanto, como esclarece ...
nesta avaliação que o articulista do jornal é surpreendido, uma vez que são as memórias de ...
fraco” (MM, p. 47). Por conta disso tudo acaba enfraquecendo, sua saúde fragilizada: ...
Google+FacebookTwitter

[PDF] Grandes Eventos do IDP: Direito Administrativo.

GF Mendes, PGG Branco - 2017
... 98 A Saúde Pública Brasileira – Gestão de Políticas de Saúde e Assembleia Nacional
Constituinte Sebastião Viana ... Carlos Drummond de Andrade escrevia em alguns
jornais e, precisamente, o dia em que Rondônia deixou ...
Google+FacebookTwitter
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Nadal arrasa Wawrinka e conquista 10º título de Roland Garros

Esportes
Atualização diária  13 de junho de 2017
NOTÍCIAS
Fluminense encerra negociação com Palmeiras e Richarlison se desculpa
O Fluminense deu por encerradas a negociação com o Palmeiras por Richarlison. Em nota oficial divulgada na tarde deste domingo, o clube carioca informou que o atacante estará à disposição do técnico Abel Braga para o confronto com o Grêmio, ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Tite mexe no time e David Luiz e Thiago Silva voltarão a atuar juntos pelo Brasil
Depois de fazer alguns testes contra a Argentina, o técnico Tite decidiu mexer bastante no time e seguir com o planejamento de observações e oportunidades para alguns atletas. Para o duelo contra a Austrália, na próxima terça-feira(13), o comandante da ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Golden State Warriors é campeão da NBA
O Golden State Warriors venceu pelo placar de 129 a 120 o Cleveland Cavaliers no quinto jogo da série melhor de sete das Finais e se consagrou campeão da NBA. saiba mais. Golden State Warriors é campeão da NBA · Cleveland Cavaliers mostra sua ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Durant: "O título reflete a grande equipe à qual cheguei"
O ala Kevin Durant teve que esperar dez anos e tomar uma decisão que lhe criou grandes inimizades para poder botar a mão em seu primeiro título de campeão da NBA, conquistado esta noite com o Golden State Warriors, equipe a qual definiu como ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Warriors se vingam dos Cavs e conquistam o título da NBA
O Golden State Warriors venceu pelo placar de 129 a 120 o Cleveland Cavaliers no quinto jogo da série melhor de sete das Finais e se consagrou campeão da NBA. saiba mais. Cleveland Cavaliers mostra sua força, vence Warriors e segue vivo nas finais.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Kevin Durant volta a brilhar, Warriors fazem história e levam o título da NBA
MVP das finais faz 39 pontos e comanda vitória por 129 a 120 sobre os Cavs. Time fecha melhor campanha da história dos playoffs com 16 vitórias e só uma derrota. Por Thales SoaresOakland, Estados Unidos. Facebook · Twitter · Google+ · Pinterest.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Jogadores do Palmeiras afirmam que vitória restaura tranquilidade
Jogadores do Palmeiras comemorando o segundo gol da equipe, marcado pelo atacante Keno Cesar Greco/Ag. Palmeiras. Após quatro rodadas sem vencer e marcar gols, o Palmeiras encerrou seu jejum bateu o Fluminense no Allianz Parque por 3 a 1, ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Nadal arrasa Wawrinka e conquista 10º título de Roland Garros
Com a solidez que marcou toda a campanha no saibro parisiense neste ano, o espanhol Rafael Nadal venceu o suíço Stan Wawrinka neste domingo por 3 sets a 0, com parciais de 6-2, 6-3 e 6-1, em 2h05 de partida, e conquistou o décimo título de Roland ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Santos afunda o Furacão na Baixada na despedida de Elano
Na despedida de Elano no comando interino do time, o Santos foi à Arena da Baixada, em Curitiba, e bateu o Atlético Paranaense por 2 a 0, subindo na classificação do Campeonato Brasileiro 2017. Com o resultado, o Peixe chegou aos nove pontos, na 10ª ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Feliz no Grêmio, Cortez diz que evitou questionar afastamento no São Paulo
No Grêmio desde janeiro, o lateral-esquerdo Cortez marcou o primeiro gol com a camisa tricolor nesta segunda-feira e garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, na Arena, resultado que deixa o time de Renato Portaluppi na cola do líder Corinthians.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Abandonada pelo SUS, adolescente espera 1 ano e meio por cirurgia de escoliose, iguais a ela, infelizmente...

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Ministério manda recolher dez ma...