Anemia diminui entre alunos do programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável em Trairi (CE)



Programa

O programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável, realizado em Trairi, CE, é uma parceria entre a organização do sociedade civil, Inmed Brasil, implementadora das ações, e a Fundação ENGIE e Engie Brasil Energia (ex Tractebel Energia), patrocinadoras. O programa melhora a qualidade de vida nas comunidades inseridas nas áreas de influencia direta e indireta do empreendimento ENGIE - Complexo Eólico Santa Mônica.  

As crianças dessa região, a partir da rede de ensino pública, recebem conhecimento para se tornarem agentes de mudanças positivas dentro de suas famílias e comunidades. O programa ainda fornece uma plataforma para a mobilização, pois aborda uma ampla variedade de questões de saúde, nutrição e educação. A melhoria na saúde das comunidades é alcançada por meio de intervenções que incluem diagnósticos biomédicos e tratamento, bem como a conscientização educacional sobre a importância de uma alimentação saudável e boas práticas de higiene. Um total de 5.296 crianças de 34 escolas de Trairi estão envolvidas nas ações do programa neste segundo ano de intervenção.
Crianças Saudáveis, Futuro Saudável
Os principais componentes do programa em 2017 em Trairi são:
  • Avaliação - monitoramento do estado nutricional de crianças (exames de altura / peso e de hemoglobina);
  • Profilaxia com Sulfato Ferroso para todos os alunos participantes do programa;
  • 20 horas de treinamento para Educadores e 12 horas treinamento para Merendeiras e Agentes Comunitários de Saúde nos temas: Nutrição, Higiene e Saúde Preventiva;
  • Atividades educativas para crianças sobre temas de programa;
  • Oficinas para a comunidade sobre Nutrição, Higiene e Saúde Preventiva - como complemento ao trabalho realizado nas escolas.
Alunos da rede pública de Trairi recebem sulfato ferroso para prevenir anemia.
Alunos da rede pública de Trairi recebem sulfato ferroso para prevenir anemia.

Profilaxia com Sulfato Ferroso

Em abril de 2016 foram realizados 382 exames de hemoglobina nas crianças do primeiro ano nas escolas participantes da amostra. Em outubro do ano passado, foram realizados novos exames nos alunos que estavam fora da faixa de normalidade. A comparação dos resultados apontou que 49% o índice das crianças que apresentavam anemia caiu de 49% para 36%; entre as crianças que demonstravam risco para anemia, a porcentagem foi de 18% para 24% e entre as que estavam dentro da faixa de normalidade houve aumento de 7% (de 33% para 40%).
Educadores participam de formação sobre alimentação saudável e montagem de hortas em pequenos espaços.
Educadores participam de formação sobre alimentação saudável e montagem de hortas em pequenos espaços.

Formação

A Inmed Brasil promoveu formação para educadores de Trairi na Proares Sede. Participaram 45 educadores das escolas participantes do programa e representantes da Secretaria Municipal de Educação. Como em todas as formações realizadas no município tivemos a participação de representantes de todas as escolas.

Foram apresentados e analisados os resultados obtidos pelo programa no ano passado (2016). Os participantes, divididos em grupos, apresentaram sugestões do que pode ser feito para potencializar ainda mais as ações do programa em Trairi no ano de 2017.

Foram também realizadas atividades sobre alimentação saudável e os participantes trabalharam a pirâmide alimentar, montagem de hortas em pequenos espaços e a importância de tornar as ações do programa sustentáveis.

A próxima formação acontecerá até junho e contará com a presença de uma nutricionista que aprofundará questões técnicas ligadas à nutrição.
Realização:
Inmed Brasil
​Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: O IMPACTO DA CORRUPÇÃO NA EFICIÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS NA ÁREA DA SAÚDE: DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA NO …

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Outorgado pela Anatel para o SCM...