Jornal de Saúde e Google: Renascença Clube investe na saúde da mulher


jornal de saude
Atualização assim que ocorre 7 de março de 2016


NOTÍCIAS


Jornal do Brasil
Renascença Clube investe na saúde da mulher
Desde 2014, o Departamento Cultural do Renascença Clube aproveita o mês de março que é dedicado à mulher para tratar das questões ligadas ao ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Globo.com
O que sabemos até agora sobre o vírus zika?
Segundo representantes do Sistema Único de Saúde (SUS), a pessoa que estiver doente deve repousar, beber bastante líquido e fazer uso de ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



A Tarde On Line
Bahia faz mutirão de exames auditivos em bebês com microcefalia
Qualquer família baiana que não conseguiu agendar atendimento para o mutirão desta semana, deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

VOCÊ SABE COMO ESTÁ A SAÚDE RENAL DO SEU FILHO? Dia Mundial do Rim 2016 alerta para prevenção renal na infância



O Dia Mundial do Rim, edição 2016, marcado para o próximo dia 10 de março, vem chamar atenção para a doença renal infantil. O tema “A Prevenção Renal começa na Infância”, tem o objetivo de incentivar e facilitar a educação, a detecção precoce e um estilo de vida saudável para combater o avanço de doenças evitáveis nos rins.
Para marcar essa data, a Fundação A Pró-Rim, referência nacional em tratamento de doenças e transplantes renais, vai realizar ações de prevenção em escolas, parques e locais de circulação de público infantil em cidades em que possui unidades de atendimento em Santa Catarina e Tocantins. No sábado, 12 de março, realizará uma campanha de conscientização dentro do Parque Beto Carrero, em Penha/ SC.
A Doença Renal Crônica ocorre devido a perda progressiva e irreversível das funções renais. Quando isso ocorre, o tratamento de diálise ou transplante é necessário. Se esse tratamento é pesado para um adulto que tem sua rotina totalmente comprometida -  devido às sessões de hemodiálise, que ocorrem 3 vezes por semana durante 4 horas a cada sessão, imagina para uma criança?

Causas das doenças renais na infância
As principais causas de insuficiência renal crônica na infância são as malformações congênitas do trato urinário associado a infecção urinária de repetição, doenças renais hereditárias (como doença de rins policísticos), nefrites (doenças inflamatórias nos rins), cistos renais, fatores genéticos.  

O nefropediatra Dr. Arthur Ricardo Wendhau-sen, alerta que os sinais da doença renal na infância são muito sutis e devem ser observados pelos pais. “Inchaço no corpo; vômitos frequentes; infecções urinárias de repetição; atraso no crescimento e desenvolvimento; problemas ósseos; anemias de difícil tratamento e hipertensão arterial são alguns dos sintomas que indicam aos pais a necessidade urgente de uma avaliação renal ao seu filho”, alerta. A pequena Fabyola Nonato Pinto Araújo, é paciente da Pró-Rim e foi diagnosticada com síndrome nefrótica ainda bem pequena, quando tinha 2 anos. Já passou pelo tratamento renal conservador, precisou fazer um ano de hemodiálise e realizou no final de janeiro seu sonhado transplante renal.
Mateus Eccel, hoje com 15 anos, também convive com a doença desde muito pequeno. “A minha mãe descobriu que eu nasceria com problema nos rins quando eu ainda estava na barriga dela”, conta. Josiany identificou no ultrassom a má formação nos rins do seu filho. “Quando ele nasceu, logo comecei o acompanhamento com nefrologista”, relata.  Tratou desde criança com Dr Artur e hoje é transplantado renal. Com 10 anos, Mateus recebeu da mãe a doação do rim.

Prevenção da Doença Renal desde a infância
Uma forma importante de prevenir danos aos rins das crianças é ficar atento à infecção urinária recorrente.  Dr. Artur afirma que existe uma pré-disposição em algumas crianças a apresentarem infecção urinária, especialmente em crianças em que durante o pré-natal, identificou-se a malformação no trato urinário. “Sintomas como febre persistente, diminuição no volume urinário, irritabilidade, perda de peso, dificuldade de ganhar peso são sinais que devem chamar atenção dos pais, pois a criança pode apresentar algum tipo de complicação da doença diagnosticada previamente”, destaca o especialista.  “Muitas vezes os pais pensam que uma febre é devido a alguma dor do ouvido ou outras causas e não se atentam de que pode ser um problema mais grave ligada à infecção urinária que pode causar dano aos rins de seus filhos”, reforça.
Hábitos de vida saudáveis desde a infância também previnem a doença renal. Esse será outro aspecto abordado na campanha do Dia Mundial do Rim de 2016. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia atualmente existem cerca de 110 mil pessoas fazem tratamento renal no Brasil e cerca de 10% da população mundial sofre com algum tipo de doença renal. 

Como reduzir a alta incidência dessa epidemia, considerada silenciosa?
De acordo com o Presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira, a prevenção e a mudança de hábitos da população são fundamentais para esse quadro. Começar desde a infância é a melhor forma.
Cerca de 30% das pessoas que precisam fazer hemodiálise eram diabéticas e 40% perderam a função renal devido a pressão alta não controlada.  “Atitudes saudáveis que podem ser aprendidas na infância impedem positivamente o aumento da incidência de diabéticos, hipertensos e doentes renais no futuro”, relata Dr. Arthur, que dá algumas dicas importantes de prevenção:

- Buscar hábitos de alimentação saudável, evitando a obesidade infantil;
- Controlar o consumo excessivo do sódio, muito presente nos salgadinhos, sucos de caixinha e demais produtos industrializados;
- Estimular a prática de atividade física;
- Controlar o diabetes;
- Estimular a criança a consumir água;
- Aferição da pressão arterial nas consultas de rotina nas crianças a partir de 3 anos de idade.

Mais orientações sobre a prevenção da doença renal desde a infância e a programação da Campanha do Dia Mundial do Rim realizada pela Pró-Rim estão no site www.diamundialdorim.com.br

As mulheres estão consumindo mais bebida alcóolica que antes? leia essa pesquisa

 

Pesquisa apresenta cenário atual sobre o consumo de álcool por mulheres
Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA, uma das ...

Dia 8 de março Dia Interncional da Mulher, leia: Basta de violência contra a mulher - Raquel Xavier de Souza Saito

Basta de violência contra a mulher
Raquel Xavier de Souza Saito


A Constituição Federal do Brasil de 1988 declarou igualdade entre homens e mulheres. Apesar dessa conquista, na prática, ainda há um abismo entre as disposições do direito e da proteção e a efetiva igualdade de gêneros. Para avançar no enfrentamento da violência como um grave problema de saúde pública relacionado a gênero e vulnerabilidade. A lei Maria da Penha 11.340/2006, visa à proteção da mulher e da família e define violência como “Qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.
No artigo 5º, da lei Maria da Penha e a lei 13.104/2015, dispõe sobre o fenômeno do “feminicídio”, e reconhecem como, crime hediondo e com agravantes, situações específicas de vulnerabilidade. Apesar desses dispositivos, essas Leis ainda não asseguraram redução da incidência da violência.
Os dados dos primeiros dez meses de 2015 mostram a magnitude da violência. Do total de 63.090 denúncias de violência contra a mulher, 31.432 corresponderam a denúncias de violência física (49,82%), 19.182 de violência psicológica (30,40%), 4.627 de violência moral (7,33%), 1.382 de violência patrimonial (2,19%), 3.064 de violência sexual (4,86%), 3.071 de cárcere privado (1,76%) e  332 envolvendo tráfico (0,53%).
Os atendimentos registrados no 180, em 2015, revelaram que 77,83% das vítimas possuem filhos e 80,42% presenciaram ou sofreram a violência. Essa realidade posiciona o Brasil nos primeiros lugares entre os países com maior índice de violência contra a mulher. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que avaliaram um grupo de 83 países mostram que entre 1980 e 2013 foram assassinadas 106.093 mulheres, 4.762 só em 2013. O país tem uma taxa de 4,8 homicídios para cada 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo.
O Mapa da Violência de 2015 mostra que dos 4.762 homicídios de mulheres registrados em 2013, 50,3% foram cometidos por familiares, sendo a maioria desses crimes (33,2%) cometidos por parceiros ou ex-parceiros. Evidências mostram que a cada sete feminicídios, quatro foram praticados por pessoas que tiveram ou tinham relações íntimas de afeto com a mulher. Estimativas do Mapa da Violência 2015, com base em dados de 2013 do Ministério da Saúde, alertam para o fato de a violência doméstica e familiar se constituir a principal forma de violência letal praticada contra as mulheres no Brasil.
Quanto à abrangência desse fenômeno, apesar da maior incidência de casos acontecerem nas classes sociais menos favorecidas, a violência é um fenômeno presente em todas as camadas. O Mapa da Violência 2015 também mostra que em dez anos o número de mortes violentas de mulheres negras aumentou 54%, passando de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013. Os motivos podem ser os mais diversos: ciúmes, ressentimento, inveja, prepotência, machismo, competição, frustração, rejeição, e em alguns casos, os atos de violência não possuem motivo.
Apesar de alguns avanços na conquistas por direitos das mulheres, existem muitas perguntas que ficam sem repostas. Por exemplo, Por que a violência ainda é vista por muitos como um fenômeno cultural instituído e aceitável? Que fatores contribuem para essa triste realidade? Por que a violência ainda é vista por muitos como um fenômeno cultural instituído e aceitável?
Enquanto não encontramos repostas para as questões acima, ressalto que o “dia da mulher” deve ser discutido todos os dias do ano, assim, vamos conquistar a igualdade de diretos.
Raquel Xavier de Souza Saito é coordenadora da Pós-graduação em Saúde da Família da Faculdade Santa Marcelina, Autoridade Sanitária da Vigilância Epidemiológica (Supervisão Técnica de Saúde de Itaquera) – Prefeitura Municipal de São Paulo. 

Remédios para Chikungunya nao tira a dor


Globo.com
Remédios usados para casos de chikungunya não eliminam as dores
Um protocolo para ajudar profissionais de saúde do Brasil inteiro a tratar os pacientes que chegam às unidades de saúde com o problema. As novas ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante




Panorama
Estado afirma que deve R$ 1,3 milhão ao Hospital de Taquara
No texto, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa o atraso de R$ 1.343.600,00 e diz que os valores são relativos aos incentivos estaduais de ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Jornal de Saúde e Google informam: Indígenas do Amazonas denunciam crise na saúde


jornal de saude
Atualização assim que ocorre 7 de março de 2016

NOTÍCIAS

Indígenas do Amazonas denunciam crise na saúde
Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta segunda-feira,(7) : prorrogado prazo para participação de agricultores familiares nos ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


NE10
Zika revela ciência forte no País e falta de recursos
"Desde que observamos o aumento nos casos de microcefalia, em outubro, e, a partir do momento em que o Ministério da Saúde decretou a ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Dia Z reúne moradores e agentes de combate ao Aedes aegypti
A prefeitura, por meio do setor de Vigilância em Saúde Ambiental, realizou sábado uma força-tarefa no bairro São Judas Tadeu, denominada de Dia ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Alegria e supresas em excesso causa doenças no Coração

A tradicional medicina oriental já analisou isso e milênios e sabe que os excessos e que causam o desequilíbrio da saúde, do corpo humano. Então a filosofia do meio, do equilíbrio traz a saúde. O coração sofre com tristeza e alegria e pode contrair doenças devido as duas situações.


Leia mais http://ptjornal.com/sabia-alegria-estudo-provocar-problemas-saude-fatais-71055

Portanto, a alegria e surpresas podem coração doenças do Coração Partido, isso gera ansiedade, medo e sentimentos que podem se confundir e deixar nosso organismo propenso a doença.

Como não podemos evitar certas situações que fogem ao nosso controle devemos então se precaver com tudo que conhecemos para manter a saúde co coração como: nutrição, menos gordura, exercícios físicos ou caminhadas, viagens orientadas e curtas. Enfim, idas e exames médicos.

24a. Lava Jato coloca a mãos de fora e diz para que veio, Lula inelegível por 10 anos

O Jornal de Saúde publicou que o intuíto da 24a. Lava Jato era de colocar Lula no ostracismo diante de todas as evidências circunstânciais, jargão juíridico, só que são dez anos. Sem título de eleitor, sem votar, sem se candidatar à presidência do Sindicato dos Pipoqueiros. Como também é política, é preciso que fique evidente quem está orquestrando este essa demanda.

O USA, não. Os trabalhos espirituais, também não. Os ricos e bilionários brasileiros e empresas, inclusive os que estão presos, que se aliaram aos meios de comunicação de massa do país. Sim, com toda a certeza.
Qual o motivo, quem como o bagaço da laranja por ser digestivo e ajudar na evacuação, é o pobre. O rico dispensa, toma apenas o suco de laranja ao desjejum. Acredito que eles nunca descascam laranjas.
Portanto, os políticos que se envolveram com corrupção, que não é de hoje, nem de ontem o Poder Jurídico culpa o Legislativo, e nós culpamos e lutamo contra os dois. Uma para que faça Leis que puna, coiba e não deixe o erário público sob hipótese alguma tão frágil e nas mãos de aves de rapina que dilapidam pacientemente e nas barbas da justiça e segurança o suor e o sangue de 202 milhões de brasileiros.

A Lava Jato, com sua característica de punição, penalizar, deveria ser de organizar, coibir e colocar e vez por todas as vezes; mecanismo que indentifique e pegue o autor de ilícitos. No exato momento, o jurídico devia estar brigando via Supremo Tribunal Federal por uma Lei de Reforma, imediata, sem choro, sem vela, sem fita amarela para que os políticos tivessem menos, mas menos, chance de roubar descaradamente e ainda fomentar uma crise política, pode ser PMDB, PSDB, PT, PP, SOD qualquer partido, agremiação dos jogadores sonhadores a Pele ou Neymar Futebol Clube do Brasil.

Não podemos dizer que o Judiciário esteja a serviço da mídia e dos empresários e mega empresas internacionais. Não estão objetivamente, materialmente, é ilegal, escândaloso. No entanto, subjetivamente, cargos, salários, famílias, quem conhece quem, cultura da elite que tira diplomas e depois é indicada, a condição política de indicar assessores.

Enfim existem poderes ocultos, por exemplo, o juiz pode atrasar um processo, ele pode tirar férias e o substituto não faz o seu trabalho, não despacha. Ele pode chegar e por motivo ou outro, o processo ter sido passado para a pilha ou classificado eletronicamente como já visto e colocado para o mês ou o bimês seguinte. Portanto, ele cumpre a sua Lei, não a lei do constituinte e não pratica a Justiça.

Acredito que para Luiz Inácio Lula da Silva, e para o PT e todos os polílticos basileiros, os já presos e aqueles a serem presos se a Lei do Ostracismo fosse aplicada automaticamente iria coibir muito os politicos. Pois, os políticos brasileiros perderam o verniz, são políticos que se eternizam no poder com 12 ou mais mandatos de deputado federal, estaual, vereança e prefeito. Vira o um curral eleitoral, um feudo onde a corvéia e a mais valia tudo é aplicado na compra e pagamento em votos. Não se justifica no século XXI politicos que não falam a língua dos anjos e sequer a do povo se reeleger tantas vezes e ficar no poder meio śeculo, frisamos, 50 anos no Congresso Nacional.

Marcelo dos Santos - jornalista.

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Abandonada pelo SUS, adolescente espera 1 ano e meio por cirurgia de escoliose, iguais a ela, infelizmente...

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Ministério manda recolher dez ma...