JANEIRO É MÊS DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A HANSENÍASE Minas Gerais recebe ações, cursos e palestras


JANEIRO É MÊS DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A HANSENÍASE

Minas Gerais recebe ações, cursos e palestras para sensibilizar a população e promover
o diagnóstico precoce da doença, que tem cura e tratamento no SUS
Assista ao vídeo muito interessante para combater e tratar a hnaseníase 
Acesse e leia Guia Completo de como tratar com medicamento, tudo.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_de_hanseniase.pdf

Domingo, 31 de janeiro, é Dia Mundial e Nacional de Combate à Hanseníase. A data, lembrada todos os anos no último domingo de janeiro, é oportunidade para difundir informações sobre a doença, considerada a mais antiga da humanidade. O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), entidade brasileira sem fins lucrativos que é referência internacional na área, promove ações em todo o país para sensibilizar a população, enfrentar o preconceito e promover o diagnóstico precoce. O destaque é o lançamento do canal ZAPHANSEN, para tirar dúvidas sobre hanseníase através do Whats App: (21) 979 120 108.

Em Minas Gerais, a mobilização será marcada por uma caminhada informativa na orla da Lagoa da Pampulha, no domingo, 31, a partir das 9h. O evento é promovido pelo Morhan em parceria com as secretarias estadual e municipal de saúde e contará com a presença da Miss Brasil Julia Gama, voluntária do Morhan. Mais atividades acontecem em Uberlândia, durante a Semana Mundial de Luta contra o Preconceito pela Hanseníase, de 25 a 29 de janeiro, e em Betim, dia 29, com o curso “Intervenções Terapêuticas e Autocuidado do Paciente no Controle da Hanseníase” e atividades lúdicas e informativas.

O coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio, informa que a hanseníase tem cura e o tratamento, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), é realizado via oral e interrompe em 48 horas a transmissão da bactéria que provoca a doença. “Dessa forma, o Brasil teria todas as condições para cessar a transmissão e eliminar a hanseníase. No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país é o único que ainda não está em fase de eliminação da doença - o que significaria registrar até 10 novos casos por cada 100 mil habitantes”, aponta Artur. Segundo o Ministério da Saúde, em 2014 foram registrados, em todo o país, 31.064 novos casos de hanseníase, o que corresponde a 15,32 novos casos por cada 100 mil habitantes.

Programação

Em Uberlândia, o Morhan, a Secretaria Municipal de Saúde a Casa das Bem Aventuranças promovem a Semana Mundial de Luta contra o Preconceito pela Hanseníase, de 25 a 29 de janeiro. As ações serão realizadas em Unidades Básicas de Saúde, Unidades Básicas de Saúde da Família e Unidades de Atendimento Integrado. A programação inclui palestras, distribuição de material educativo e a realização de atividades lúdicas e informativas, por meio do teatro e outras intervenções. Dia 28, quinta-feira, as atividades serão realizadas no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de 13h às 17h.

Em Betim, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), o Morhan promove o curso “Intervenções Terapêuticas e Autocuidado do Paciente no Controle da Hanseníase”. O encontro será realizado no dia 29, sexta-feira, no Núcleo de Estudos e Projetos da Casa de Saúde Santa Izabel, onde funcionou a antiga colônia de pacientes. “A proposta é discutir a situação atual de ensaios terapêuticos em hanseníase e os protocolos para participação do paciente na farmacovigilância da doença, de forma a empoderá-los em seu autocuidado”, apresenta o facilitador do curso, Eni Carajá Filho, voluntário do Morhan e conselheiro nacional de Saúde. No mesmo dia, atividades lúdicas e informativas vão ocupar a praça da antiga colônia Santa Izabel, levando diversão e conhecimento à população através de saraus, teatro Acawã, rodas de trucos, barraquinhas, show com Chaparrals, Bartucada e bandas locais.

SERVIÇO

ZAPHANSEN: (21) 979 120 108
Canal informativo gratuito para tirar dúvidas sobre hanseníase através do Whats App

Uberlândia: 25 a 29 de janeiro
Semana Mundial de Luta contra o Preconceito pela Hanseníase:
Dia 25 na UAI Roosevelt, de 8h às 10h
Dia 26 na UBS Custódio Pereira, de 8h às 10h
Dia 27 na UAI Pampulha, de 8h às 10h
Dia 28 na UFU (campus Santa Mônica, bloco 5S, auditório), de 13h às 17h
Dia 29 na UAI Luizote, de 8h às 10h

Betim: 29 de janeiro
Curso “Intervenções Terapêuticas e Autocuidado do Paciente no Controle da Hanseníase”
De 9h às 17h, no Núcleo de Estudos e Projetos da Casa de Saúde Santa Izabel

Durante todo o dia serão realizadas atividades lúdicas e informativas na praça da antiga colônia Santa Izabel (saraus, teatro Acawã, rodas de trucos, barraquinhas, show com Chaparrals, Bartucada e bandas locais)

Caminhada na Lagoa da Pampulha
Domingo, dia 31, a partir das 9h

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Ministra da Saúde, Nisia Trindade força os ratos a deixarem a Saúde e os que não pulam no mar ela joga: demitido

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Outorgado pela Anatel para o SCM...