noticias

noticias

Notícias

A Importância do Maio Roxo para a Conscientização da População Brasileira sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais

* Aldacilene Souza da Silva, Ph.D

 

Maio chegou. E com ele, algumas datas nos fazem lembrar de pessoas e momentos importantes em nossa vida: Dia das Mães, Dia do Trabalho, Abolição da Escravatura. Há outras datas, talvez menos divulgadas, mas muito importantes também, como o Dia Nacional da Adoção, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que coincide com o Dia Nacional da Comunicação e muitos outros.

 

Em 19 de Maio, acontece o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, que foi definido internacionalmente em 2010 como um dia para promover a conscientização da população sobre a doença inflamatória intestinal, uma condição que afeta e aflige milhões de pessoas em todo o mundo, notadamente jovens entre 20 e 40 anos, com crescimento significativo de novos diagnósticos nos últimos 20 anos em países em desenvolvimento, como o Brasil.

 

Como as doenças inflamatórias intestinais são pouco conhecidas e o diagnóstico precoce e adequado impacta de maneira importante o próprio manejo da doença, bem como sua evolução e interferência na qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares, a Federação Europeia de Colite Ulcerativa e Crohn (EFCCA, sigla em inglês) criou, em 2012, o Maio Roxo, uma forma de estender as campanhas de alerta por todo o mês, não apenas um dia, e conferindo à cor roxa um novo significado nesse período do ano.

 

No Brasil, essa campanha começou a ser realizada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) em 2016, com ações que reúnem pessoas de todas as partes do país para participar de eventos que esclarecem os desafios enfrentados por pessoas que sofrem dessas doenças, auxiliando-as, e a seus familiares e amigos, como adotar um estilo de vida saudável, além de esclarecimentos sobre os sintomas e apresentação das armas de que dispomos atualmente como tratamentos.

 

Mas, afinal, o que são doenças inflamatórias intestinais? São um grupo de doenças inflamatórias crônicas do sistema digestivo, tendo a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa como mais prevalentes.1 A principal diferença entre as duas é o grau de extensão e a localização das lesões, sendo que a retocolite ulcerativa é mais superficial e acomete principalmente o intestino grosso e a doença de Crohn afeta o final do intestino delgado (íleo) e o início do intestino grosso (cólon), provocando, também, lesões mais profundas. Ambas podem causar cólicas severas, desconforto debilitante, perda de peso não intencional e outros sintomas que interferemna qualidade de vida do paciente. Podem ser de longa evolução e os sinais iniciais são, por vezes, ignorados.

Jornal de Saúde informa: A Importância do Maio Roxo para a Conscientização da População Brasileira sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais

jornaldesaude - Bhte 17/05/2022 -às 8h24-2a. Edição

A Importância do Maio Roxo para a Conscientização da População Brasileira sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais

* Aldacilene Souza da Silva, Ph.D

Rádio Jornal de Saúde informa: Hepatite infantil pode ser Adenovírus 41 e Farmácia Popular é roubada

Rádio Jornal de Saúde informa: Hepatite infantil pode ser Adenovírus 41 ...

Rádio Jornal de Saúde informa: Hepatite infantil pode ser Adenovírus 41 e Farmácia Popular é roubada

jornaldesaude Bhte 17/05/2022 -às 8h24-2a. Edição

Rádio Jornal de Saúde informa: Hepatite infantil pode ser Adenovírus 41 e Farmácia Popular é roubada

 

Jornal de Saúde informa: Depois que roubaram o dinheiro de remédios o Ministério da Saúde, fecha o botão do bolso que guarda a carteira, Adenovírus 41 pode ser o causador de Hepatite infantil

jornaldesaude- Bhte 17/05/2022 -às 7h55-a. Edição

Adenovírus 41: conheça o microrganismo suspeito dos casos de hepatite em crianças

Nota do editor: Ainda não é seguro afirmar que o Adenovírus 41 é o responsável pela onda de hepatite infantil, embora tenha sido encontrado em exames laboratóriais, sempre é bom conhecer o que causa e como se propaga "... causam infecções autolimitadas, como sintomas respiratórios. Dependendo do tipo, o vírus também podem causar outras doenças, como gastroenterite (inflamação do estômago ou intestinos), conjuntivite e infecção da bexiga (cistite).ais de 50 tipos de adenovírus distintos que podem causar infecções em humanos. O adenovírus tipo 41 geralmente se apresenta como diarreia, vômito e febre, muitas vezes acompanhados de sintomas respiratórios.".


Pelo menos 7 estados e o Distrito Federal relatam falta de exames para dengue

Nota do editor: Não o coro dos descontentes, é que são 30 anos de Dengue, sem praticamente o Ministério de Saúde não propor nenhum tipo efetivo de controle e erradicação da Dengue e outras doenças derivadas como a Zika e Chikugunha. Fala-se em vacina e nunca sai, e acabou. Sendo que em passado recente, se controlou no Brasil como o Sarampo, que agora volta, embora este tenha vacina. A Dengue se tornou endêmica e sem
Centro de Controle, apenas visita de agentes Sanitários para orientar as famílias em suas casas como se elas "fosse as culpadas" e acabou.

Brasil ultrapassa marca de 665 mil mortos por Covid com média móvel de 115 vítimas por dia

Nota do editor: O Brasil, se fôssemos falar no popular, está tirando Onda frente ao mundo em Pandemia total. Nos USA aumentou alarmantemente as infecções. O Covid 19 chegou na Coréia do Norte, onde ninguém entra e ninguém sai, regime fechado, só sai foguete intimidatório, armamento bélico. Aqui na terra tupiniquim se liberou geral e se espera em Berço Esplêndido, o pior, ou a volta de alguma variante ou sub com maior força de infecção. Não há Centro de Controle, Estado de Emergência e isso influencia em verba do Ministério da Economia, que vai para outro setor, como a eleição política, descaradamente e sem pudor.

Criminosos compram registros de drogarias credenciadas no 'Farmácia Popular' para desviar dinheiro público

Nota do editor: Com a abertura total dos portos e aeroportos e a volta ao marketing do "Novo normal", o Brasil sem controle pelo Ministério da Saúde, abriu a porta da corrupção que já está sem tranca e segurança no Brasil há anos e perdeu seus guardiães com o golpe final na Lava Jato, que começou com o Impeachment de Dilma. Assim até medicamentos para pessoas doentes, quadrilhas roubam, enganam e ficam bilionários com o erário público e somente depois que bateram a carteira é que vão fechar o botão do bolso, "triste do País que precisa de herói".

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Semana da Tontura: 70% das quedas de idosos ainda ocorrem dentro de casa e Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Outorgado pela Anatel para o SCM-Sistema de Comunicação Multímidia Canal Jornal de  Saúde   Leia o blog do Jornal de Saúde Anuncie no Jornal...