Exercitar-se no frio pode aumentar as chances de adquirir problemas cardíacos


Especialista alerta para os riscos da prática de atividades físicas nos dias mais frios e como se prevenir deles

Junho de 2017 – Muitas pesquisas revelam que as baixas temperaturas aumentam a incidência de doenças, principalmente respiratórias e/ou infecciosas. Há também uma ampliação de até 30% de infartos nos dias mais gelados (dados da Sociedade Paulista de Cardiologia - Socesp).

De acordo com o Dr. Élcio Pires Júnior, coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, “quem se exercita no frio precisa se precaver porque, em baixas temperaturas, o organismo produz substâncias que provocam a contração dos vasos sanguíneos, o sangue não chega onde deveria e isso pode gerar problemas como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto”.

Como o praticante transpira menos, o frio traz a (falsa) sensação de menor desgaste e de que o corpo responde melhor ao exercício, principalmente no início da atividade. No entanto, essa percepção representa um maior risco, por ocorrer uma maior sobrecarga tanto para os músculos, como para o coração, e o atleta nem perceber.

Isso porque o corpo humano possui temperatura de 36,5 graus e está apto a realizar exercícios físicos em temperatura até 20 graus. Abaixo disso, exige-se um preparo especial. Sem dizer que em marcas inferiores a 14 graus a atenção deve ser mais redobrada para amenizar os riscos à saúde.

Outro agravante é a mudança brusca de temperatura. A transição de um local aquecido para um ambiente mais frio, conhecida como choque térmico, pode desencadear alterações cardíacas. “Isso explica os altos índices de problemas cardíacos ao realizar exercícios físicos pela manhã, as pessoas saem de suas camas e de suas casas com o corpo quente para praticar atividades ao ar livre (gelado) ou em ambientes frios”, complementa o Dr. Élcio.

Para não deixar de fazer exercícios em dias mais frios e manter a saúde, siga as dicas abaixo:
1.      Faça alongamentos e aquecimentos (que pode ser uma caminhada de 15 a 20 minutos ao ar livre ou na esteira), antes da atividade.
2.      Proteja a cabeça, mãos e pés: vista calças e camisetas de manga longa e coladas na pele (leggings e segunda pele) - de preferência com tecido térmico e/ou tecnológico para maior conforto - e até uma jaqueta corta-vento. Gorro, luvas e até óculos também são recomendados para deixar menos espaço para a passagem de ar, protegendo melhor do frio.
3.      Se a atividade for na piscina, prefira roupas de borracha para natação que ajudam a manter a temperatura do corpo quente ao longo das práticas esportivas.
4.      Beba líquidos quentes (chá, café, chocolate quente e sopas) antes e depois dos treinos.
5.      Prefira a respiração nasal.

Sobre o especialista: Dr. Élcio Pires Júnior é coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialização em Cirurgia Cardiovascular pela Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo e Pós-Graduação em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Como cuidar corretamente de piscinas aquecidas e prevenir possíveis doenças



Por Fábio Forlenza, especialista da hth e mais conhecido como Professor Piscina

Você sabe para que serve o cloro na piscina? Bom, mesmo que você não entenda sobre cloro, mas tenha piscina em casa ou faça aula de natação, use a piscina de condomínios, hotel ou clube, sabe que ele é importante para o bom tratamento da água. Há uma série de doenças que podem ser transmitidas pelo uso de piscinas que não tenham recebido tratamento adequado da água. O tratamento inadequado permite a disseminação de bactérias e fungos, por isso, a utilização de cloro é indispensável para eliminar estes microrganismos patogênicos. Ou seja, é de extrema importância saber sobre o tratamento, já que o não cuidado pode acarretar em doenças de pele, respiratórias, hepatite, infecções e outros diversos problemas, como micose, foliculite, tricomoníase e diarreia.

Durante as estações mais frias do ano, como o Outono e o Inverno, as piscinas aquecidas passam a ser a preferência de quem deseja praticar esportes como natação ou hidroginástica, ou até mesmo ter momentos de diversão. O que muitos não sabem é que há uma diferença no tratamento deste tipo de piscina, já que há algumas questões a serem levadas em consideração, como: decomposição mais rápida do cloro, devido ao sistema de aquecimento; aumento na evaporação da água; aceleração no crescimento de micro-organismos e proliferação de algas; água aquecida tende aumentar o pH; e há formação de cloramina, o que causa a falsa sensação de excesso de cloro, cheiro forte e ardência nos olhos, quando na verdade significa a ausência de cloro na água.

Mas não basta que você limpe a piscina regularmente e jogue cloro na água. Se a água receber pouco cloro, não será suficiente para matar as bactérias e os fungos contidos na água. Dessa forma, quem usar a piscina ainda corre o risco de se contaminar. Vale ressaltar que o excesso de cloro também pode trazer danos à saúde dos usuários da piscina, causando alergias e irritações na pele. Portanto, a dosagem de cloro em piscinas aquecidas deve ser 10% maior do que pede na embalagem. Lembrando sempre que o produto deve estar devidamente registrado na ANVISA para ser utilizado em cada uma destas aplicações.

IMPORTANTE
* Somente a desinfecção com cloro pode garantir água saudável e sem riscos à saúde do usuário;
* O cloro é apresentado de diversas formas e cada uma delas tem suas características típicas de utilização, por isso, o primeiro passo é escolher que tipo que será usado. O cloro granulado garante a higienização segura da piscina. O hipoclorito de cálcio fabricado pela hth, líder brasileira e mundial em tratamento de piscina, é considerado o melhor cloro, pois contém o cálcio, elemento essencial para o equilíbrio químico da água, além de ajudar a água a ficar com mais brilho;
* Verifique se todos os equipamentos estão funcionando perfeitamente, como filtro, areia e bomba de água.

MANUTENÇÃO PASSO A PASSO
* Realize, uma vez por mês a medição da alcalinidade e uma vez por semana a medição do pH da água da piscina. Com uma fita teste, deve-se conferir se o nível de alcalinidade está entre 80 a 120 ppm e se o pH está entre 7,0 e 7,4;
* Aplique o cloro dia sim dia não;
* Faça a oxidação de choque utilizando o cloro na proporção de 14 gramas para cada 1000 litros de água, pelo menos uma vez por mês;
* Faça a limpeza da borda da piscina usando uma esponja umedecida com o limpa bordas;
* Por se tratar de um ambiente úmido, as algas são bastante comuns em piscinas, e as responsáveis pelo aspecto esverdeado da água inclusive lodo nas paredes e no rejunte. Por isso, recomenda-se manter o nível de cloro residual livre na água entre 1 e  3 ppm e a alcalinidade e o pH dentro dos limites favoráveis;
* Aplique o Algicida de Manutenção e o Clarificante Maxfloc uma vez por semana.

SEGURANÇA
* Manter a casa de máquina trancada;
* Não armazene produtos químicos próximos a fontes de calor (moto-bomba, churrasqueira, aquecedores);
* Nunca misture produtos químicos em um único balde;
* Nunca coloque água em um balde que tenha produto químico. Sempre o contrário, primeiro a água no balde, depois o produto químico;
* Use máscara simples, luva e óculos;
* Quando houver crianças na piscina, pode deixar o motor ligado, porém feche o registro do bocal de aspiração, deixe somente o registro de ralo de fundo aberto, assim a circulação da água acontecerá somente pelo ralo de fundo, evitando acidentes no bocal de aspiração;
* O ralo de fundo deve ter uma proteção, chamada de ralo ante turbilhão, para evitar que o cabelo de uma criança fique preso. Este novo ralo é a recomendação da ABNT;
* Em condomínios também se recomenda que ao redor da piscina tenha uma cerca ou grade de proteção.

Fábio Forlenza é palestrante e especialista da hth, com mais de 24 anos de experiência no ramo de produtos químicos para piscina. Também é instrutor autorizado da NSPF-USA para ministrar cursos aos tratadores de piscina na América do Sul e membro da comissão de estudos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
 Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

No inverno tomar sopas magras e cuidar com as sopas tradicionais


No inverno as sopas entram em destaque, por ser uma preparação mais liquida, saborosa, quente e fácil de fazer. Porém, não se engane! A maioria das sopas contém alta concentração de carboidratos (principalmente as que possuem base de mandioca, batatas, amido de milho e outros tubérculos) e de gorduras (creme de leite, leite, manteiga e queijos amarelos). Natasha Barros, nutricionista esportiva especialista em bodydesigner explica que, além disso, normalmente elas não possuem proteínas que são liquidificadas, fazendo com que as fibras sejam perdidas nesse processo. Por isso, o índice glicêmico é alto e isso eleva sua quantidade de açúcar no sangue e gera picos de insulina, que prejudicam o emagrecimento e favorecem o ganho de gordura.
Descrição: Descrição: E:\NAT\natbaixa ok.jpgPor exemplo, o caldo verde, que possui adição de calabresa, contém elevada quantidade de sódio e nitratos, que podem contribuir para o aumento da pressão arterial e retenção de líquidos no corpo.

            “As proteínas são importantíssimas para a saciedade, emagrecimento e manutenção da massa muscular. Já as fibras contribuem para melhorar a saúde do intestino, diminuem o colesterol sanguíneo, melhoram seus níveis de açúcar no sangue, além de favorecer a perda de peso. Dentre as opções saudáveis você pode acrescentar proteína na sua sopa, adicionando peito de frango desfiado e carnes cozidas como, por exemplo, o músculo bovino, no qual é uma opção barata e com menor teor de gordura que alcatra, por exemplo. Para acrescentar fibras na receita, a quinoa é uma ótima opção para intolerantes ao glúten, além de ser uma boa fonte de proteínas.” Explica Natasha Barros.
Além disso, a nutricionista diz que aveia é rica em fibras e importante fonte de vitaminas do complexo B e pode ser usada na preparação. O ingrediente auxilia a função intestinal além de possuir fitoesteróis que ajudam na redução de doenças cardiovasculares (do coração) e de algumas formas de câncer, como por exemplo, colo retal.
Aproveite o inverno e continue de bem com a balança.
Sobre  Nutricionista e BodyDesigner: 
Membro do IFBB – International Federation of Body Building, da SBC – sociedade Brasileira de Coaching e membro da IBNF – Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional.
Pós graduanda em Fitoterapia e em Nutriçao Ortomolecular e Nutrigenética.
ü  Atendimento nutricional – crianças, adolescentes, adultos, idosos e esportistas. Homens e mulheres.Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

O INVERNO E A GRIPE. CUIDADOS COM O CORAÇÃO



 
AMÉRICO TÂNGARI JR. (*)
 
Uma mudança de comportamento ocorre agora, quando os dias de outono vão cedendo seu espaço para o frio cortante do inverno. Todos os hábitos saudáveis adquiridos desde o verão costumam ser abandonados em nome de um eventual conforto: roupas pesadas, alimentação forte e uma sensação de aquecimento bem quieto dentro de casa. Vale a pena passar a temporada de temperatura mais baixa hibernando e ganhando peso?

Importante saber que as mortes por enfarte do miocárdio aumentam 30% durante o inverno, segundo estudos feitos em todo o mundo há pelo menos 50 anos. Alimentação pesada, volta ao sedentarismo, uma simples gripe e a pouca atenção à prevenção favorecem as doenças do miocárdio, especialmente se a pessoa tem alguma predisposição e ainda não saiba.

E a bateria de ataque ao coração só aumenta: pesquisa recente da Universidade de Sydney revelou que o risco de ataque cardíaco é 17 vezes maior após uma infecção respiratória. Pelo estudo, publicado no Internal Medicine Journal, doenças como pneumonia, gripe ou bronquite podem desencadear os problemas.

Os dados mostram que o aumento do risco não ocorre necessariamente no início dos sintomas da infecção respiratória, mas atinge picos nos primeiros sete dias e vai reduzindo gradualmente. Os cientistas afirmam que o perigo, no entanto, permanece mais alto durante um mês.

Foram analisados 578 pacientes vítimas de ataque cardíaco por obstrução da artéria coronária - e todos forneceram informações sobre a ocorrência de doenças respiratórias, como dor de garganta, tosse, febre, dor no seio, sintomas de gripe, e se ainda relataram um diagnóstico de pneumonia ou bronquite nos dias que antecederam problema no coração. Entre os pacientes analisados, 17% relataram sintomas de infecção sete dias antes do ataque cardíaco, e 31% em até 31 dias.

O estudo ajuda a explicar a existência de picos de ataques cardíacos durante o inverno, quando essas infecções são mais comuns. Uma das hipóteses para que a exposição a infartos seja maior após o registro de infecções respiratórias é a ocorrência de alterações no fluxo sanguíneo.

Para não se tornar alvo desses ataques, o melhor remédio é procurar um médico, submeter-se aos exames e se precaver. Depois, seguir uma dieta própria para o seu corpo e se preparar para uma vida longa e mais saudável. Ainda que a sensação de frio pareça um calvário maior do que você mereça. 

Todas essas doenças do miocárdio – AVC’s, hipertensão, ataque cardíaco, aterosclerose e outras - resultam de um estilo de vida inapropriado. Entre os principais fatores que ocasionam estas doenças estão má alimentação, tabagismo, álcool, sedentarismo, obesidade, além do estresse do dia-a-dia.

Mesmo que a pessoa não fume, não beba e caminhe regularmente, deve ficar atenta, pois viver sem estresse nas grandes cidades brasileiras é quase um milagre. Sem poluição, impossível. Importante saber que qualquer pessoa pode sofrer de pressão alta, essa doença silenciosa. Estima-se que ¼ da população seja hipertensa.

E nada na medicina substitui aquele verbo que todos conjugam, mas poucos o praticam: prevenir. Não contém nenhuma contra-indicação. Mesmo que não haja na família um parente com histórico de doença coronariana, ou mesmo nenhum sintoma, ainda que se sinta forte como um touro ou esportista, não deixe de estar sempre atento ao seu coração.
Também é importante manter a visita ao médico em dia, realizar os exames, monitorar os medicamentos de que faz uso, além de praticar exercícios indicados e seguir uma alimentação saudável.

Estudos realizados em hospitais especializados paulistas mostraram que, ao sentir frio, os receptores nervosos da pele estimulam a liberação de adrenalina e noradrenalina, este um hormônio responsável por contrair os vasos sanguíneos.

O consequente estreitamento dos canais de circulação do sangue, embora não tão significativo, pode gerar rupturas de placas de gordura no interior das artérias coronárias, que irrigam o coração. Neste processo, as proteínas e plaquetas do sangue são designadas para reverter o quadro, e isto aumenta as chances de formar coágulos e provocar o enfarte do miocárdio.

Todas as pesquisas indicam que a pressão arterial costuma ser mais alta no inverno, época na qual se consome alimentos mais calóricos, com abuso de chocolates, fondues, sopas, feijoadas, massas, bolos, vinhos e etc., - a lista dos prazeres é imensa. Pode ser uma necessidade para manter o corpo aquecido. O problema é que isto vem junto com a preguiça de praticar exercícios físicos para queimar calorias.

É preciso mudar a história: a pessoa deve manter no inverno a frequência, o volume e a intensidade da atividade física costumeira – de preferência, de três a cinco vezes por semana, com duração de trinta minutos a uma hora. Além de uma alimentação saudável; evitar excesso de gordura e sal é fundamental.

Atenção aos sintomas que se manifestam em quase todas as doenças do coração ou que podem indicar algum tipo de comprometimento cardíaco:

-- Falta de ar, seja no repouso ou no esforço; dor no peito, em virtude de má circulação sanguínea no local; cansaço fácil; desmaio após atividade física intensa; dor de cabeça; inchaço nos tornozelos.
Enfim, é importante se aquecer no inverno. Porém, o mais importante é passar por ele com boa saúde, sem correr nenhum risco.
 
(*) Américo Tângari Junior é especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira.
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Criança pode ter urticária crônica?


Remédios homeopáticos corretos para tratar crises de eczema e urticária
 
Nas crianças pequenas é mais comum a urticária aguda, enquanto a crônica é mais prevalente a partir da idade escolar.

As causas mais comuns da urticária aguda são:
- Alimentos (nas crianças pequenas, leite de vaca, ovo, soja, amendoim e trigo. Nas maiores: frutos do mar, nozes e castanhas)
- Medicamentos (em especial: analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos)
- Infecções (causadas por vírus ou bactérias)
Embora popularmente seja muito lembrada, a urticária causada por corantes e aditivos alimentares não é tão comum como parece.
“Em algumas crianças, a combinação entre a infecção viral e o uso de medicamentos, principalmente os analgésicos e anti-inflamatórios não hormonais (AINH), podem desencadear o quadro de urticária”, explica a Dra. Solange Valle, especialista do Departamento Científico de Urticária da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).
A médica conta que a urticária crônica é mais frequente em adultos, levando a pensar que não ocorra na criança. Na verdade, existem poucas informações sobre a sua prevalência na infância. No Reino Unido a frequência varia de 0,1% a 3%. Destas, 50 % a 80% podem estar associadas com angioedema (inchaço). A maioria das informações são indiretas e extrapoladas dos adultos.
A urticária crônica nas crianças pode comprometer a qualidade de vida, afetando a relação com o meio social, acarretando falta às aulas e prejuízo no aprendizado e aos pais de deixarem de trabalhar.
 
Diagnóstico da urticária infantil

O diagnóstico é clínico, ou seja, se baseia na avaliação feita pelo médico, baseado na história, exame físico e, se necessário, exames complementares.  Não há um teste ou exame definitivo para fazer o diagnóstico da urticária.

A história clínica detalhada é o principal meio de diagnóstico. São considerados dados importantes como: tempo de início, frequência e duração das lesões; presença de outros sintomas, edema (inchaço), outras alergias ou infecções; ingestão de alimentos; relação com agentes físicos ou exercícios; uso de medicamentos; estresse, entre outros.
A urticária aguda na grande maioria das vezes não necessita de exames complementares, sendo mais necessários nas formas crônicas.
 
Tratamento da urticária na infância
 
Cuidados gerais
- Identificar e remover a causa;
- Orientar sobre a doença;
- Tratar sintomas associados
- No caso de alimento, retirada completa do alimento causador
- Combater agentes infecciosos, parasitários e doenças associadas
 
Uso de medicamentos
A medicação tem objetivo de aliviar os sintomas e os anti-histamínicos (antialérgicos) são a base para tratar a urticária nas crianças. Recomenda-se, preferencialmente, os produtos modernos conhecidos como anti-histamínicos de segunda geração como a primeira opção de tratamento.
“Cetirizina, levocetirizina, desloratadina, fexofenadina e loratadina estão aprovados para o uso pediátrico. Todos são eficazes e bem tolerados. Crianças com urticária de difícil controle podem ser tratados com doses de até quatro vezes as preconizadas, com bons resultados, mas sempre com orientação médica”, alerta Dra. Solange.
O uso de corticoides não é uma rotina, sendo restrito apenas aos casos necessários, ou seja, nas exacerbações e por períodos curtos de tempo. Recentemente foi lançado para tratar os casos de urticária crônica espontânea um anticorpo monoclonal (omalizumabe), mas  este está indicado apenas para crianças maiores de 12 anos de idade.
 
Dicas finais

- Urticária não é contagiosa e não "pega".
- Não há necessidade de dieta, a menos que o médico indique.
 - Corantes e conservantes não são causas mais comuns de urticária. Cada criança deve receber uma orientação específica para seu caso. 
 - A medicação deve ser mantida pelo tempo indicado pelo médico.
- Evite parar de usar o remédio para "testar" o efeito.
 
 
Aos pais:
- Aproveitem o momento da consulta para esclarecer dúvidas.
- Se houver dúvidas quanto à causa, recomenda-se fazer um "diário" onde devem ser anotados alimentos, medicamentos e hábitos da criança.
- Evitar medidas ou tratamentos caseiros.


Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Empresa doa 400 aparelhos auditivos para moradores de João Pessoa


Ação que acontece pela segunda vez no Brasil faz parte da missão global da Starkey em doar mais de um milhão de aparelhos até o final desta década.


Elton Jorge, há 30 anos vivendo no silêncio, estava ansioso para receber seu primeiro aparelho auditivo. Ele veio da cidade de São Bento até João Pessoa para a segunda fase do projeto. Graças à missão da Starkey Hearing Foundation, Elton está descobrindo hoje um novo mundo, e a emoção fala por ele aquilo que agora os ouvidos podem ouvir.
19349527_1539891919429930_1785317524_o.jpg19398607_1539891912763264_25901910_n.jpg19358809_1539892289429893_1953796964_o.jpg Tani Austin (de branco, Cofundadora da Fundação Starkey), Marco Ferreira (de azul, Diretor da Starkey Brasil), o paciente Elton e sua mãe.

Pela segunda vez no Brasil, a Starkey, empresa americana de aparelhos auditivos que tem sede brasileira em Campinas, trouxe a missão da Starkey Hearing Foundation que entregou mais de 400 aparelhos para 188 adultos e crianças de baixa renda das cidades de João Pessoa e São Bento, neste domingo 19 de junho. A ação seguirá para Natal na segunda-feira.

A Starkey Hearing Foundation se comprometeu a doar mais de um milhão de aparelhos auditivos até o final desta década e o Brasil foi um dos países escolhidos para ajudar a cumprir esta meta. "A missão significa mais do que doar aparelhos auditivos, é sobre melhorar vidas e dar esperança às pessoas. Para o Brasil, é uma honra fazer parte deste projeto", afirma Marco Ferreira, diretor da Starkey Brasil.

Muitos pacientes nunca colocaram um dispositivo auditivo e vivem há anos sem poder escutar, como é o caso de Elton. Para se comunicar, ele faz uso da linguagem de sinais e também leitura labial. Outro beneficiado é Marcos Vinicius de 47 anos, deficiente auditivo, físico e visual. “Pra mim, ficar sem ouvir é a pior das deficiências. Sem meus ouvidos não sou nada”, afirma.
            19358839_1539838709435251_222310751_o.jpg Bill Austin (de jaleco), Marco Ferreira (Diretor da Starkey Brasil) e o paciente Marcos Vinicius.

Assim como Elton e Marcos muitas outras vidas se transformaram com a doação dos aparelhos auditivos. A filosofia de Bill Austin, fundador da empresa, é que o dom da audição abre um novo mundo de oportunidades conectando os indivíduos à vida e ajudando-os a perceber seu potencial. O objetivo da Fundação não é apenas ajudar a restaurar a audição mas sim capacitar as pessoas com a competência de construir vidas e futuros melhores.

19369183_1539879946097794_320941344_o.jpg
Bill Austin (Fundador) e Tani Austin (esposa e Cofundadora) que estão no Brasil para acompanhar de perto a missão, junto de todos os representantes da Starkey (Brasil e América Latina). Um grande time!


Como funciona a missão:
Na primeira ação no Brasil, em 2015, Jhonny Depp veio para o Rio de Janeiro participar da entrega dos aparelhos. Além dele, celebridades internacionais como Bill Clinton, Miley Cyrus e Whoopie Goldberg estão envolvidos na causa. Desta vez, as cidades brasileiras selecionadas contemplam a região nordeste e os membros Starkey Hearing Foundation escolhem os municípios, recrutam e treinam voluntários locais para ajudar a garantir o sucesso a longo prazo e a sustentabilidade de cada missão. Os parceiros regionais auxiliam na seleção dos pacientes beneficiados.  

Dessa forma a ação é dividida em três estágios: o primeiro (que aconteceu em abril) é chamada de triagem. Cada paciente passa pelo registro, onde tem que responder um questionário básico, avaliação médica, assiste uma pequena palestra com orientações sobre as etapas da missão bem como a história da fundação e então é encaminhado à estação de pré moldagem dos aparelhos, que serão produzidos sob medida. No segundo estágio acontece a distribuição e ajuste dos aparelhos e o terceiro consiste no acompanhamento médico pós entrega.
A entrega em João Pessoa, PB aconteceu dia 18/06 (domingo), no Auditório da Estação Cabo Branco (Rua João Cyrillo - Altiplano Cabo Branco, João Pessoa) das 8h da manhã às 15h.

Atlético-MG 'espanta a zica', vence o São Paulo no Morumbi e deixa a zona da degola


Esportes
Atualização diária 19 de junho de 2017


NOTÍCIAS


Fernando Santos diz que Portugal é "candidato" e não favorito
Fernando Santos destacou este sábado a "paixão e a entrega" da equipa do México, adversária de domingo na estreia na Taça das Confederações de futebol, e considerou que Portugal é "candidato e não favorito" a vencer a competição. "Não somos ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Equilíbrio defensivo faz São Paulo de Rogério Ceni mudar de status e ganhar nova meta
Após sete rodadas do Brasileirão, time contabiliza cinco gols sofridos, tendo a defesa superada apenas pelo Coritiba, com quatro. O ataque, por sua vez, tem desempenho apenas razoável, com oito tentos. compartilhado Equilíbrio defensivo faz São Paulo ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Após proteger defesa, Ceni tenta melhorar ataque do São Paulo
Rogério Ceni mudou tudo no São Paulo. Amante do futebol ofensivo, o treinador começou o ano com uma ideia de agressividade no ataque, mas as circunstâncias o convenceram a adotar um sistema de jogo mais cauteloso para a disputa do Campeonato ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Atlético-MG 'espanta a zica', vence o São Paulo no Morumbi e deixa a zona da degola
Os 22.704 torcedores que foram ao Morumbi viram um filme repetido na noite desse domingo. Assim como no Campeonato Brasileiro do ano passado, o São Paulo acabou derrotado pelo Atlético-MG por 2 a 1. Dessa vez o duelo foi válido pela oitava ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Chile tenta se impor contra Camarões na estreia da Copa das Confederações
Bicampeão da Copa América, o Chile tenta dar um passo a mais a partir deste domingo, quando estreia na Copa das Confederações a partir das 15h (de Brasília), enfrentando Camarões, no Estádio do Spartak, em Moscou, capital da Rússia. O duelo é ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



O 'sobrenatural' salvou o Flamengo de seus próprios erros
Poderia estar para nascer jogo mais místico que o Fla-Flu, mas é 2017. Não dá para algo tão tardio superar um clássico surgido 40 minutos antes do nada, quando as multidões despertaram. Rivalidade que consagrou Sobrenatural de Almeida e faz todo ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Sport x Vitória - Briga direta para correr da zona de rebaixamento
Recife, PE, 17 (AFI) – Querendo se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, Sport e Vitória se enfrentam neste domingo, às 19h, na Ilha do Retiro, pela oitava rodada da competição. Ambos empataram na última rodada e buscam uma ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Daqui a pouco estou indo embora, diz zagueiro do São Paulo após ser vaiado
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Após a derrota para o Atlético-MG por 2 a 1, neste domingo (18), o zagueiro do São Paulo, Lucão, 21, foi vaiado pela torcida são-paulina que compareceu ao Morumbi. O jogador falhou no lance que originou o triunfo ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Ex-lutador do UFC, Tim Hague morre após ser nocauteado em luta de boxe
O ex-lutador do UFC Tim Hague faleceu neste domingo após ser nocauteado em uma luta de boxe, em Edmonton, no Canadá, na última sexta-feira. Hague foi encaminhado ao hospital logo após o combate contra o ex-jogador de futebol americano Adam ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Abel reclama de arbitragem e lamenta empate no fim: "Fica gosto amargo"
Técnico reclama de veto do árbitro ao retorno de Richarlison após atendimento médico, no lance do gol de Trauco. Para o comandante, entrada de Conca em Orejuela merecia vermelho. Facebook · Twitter ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Abandonada pelo SUS, adolescente espera 1 ano e meio por cirurgia de escoliose, iguais a ela, infelizmente...

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Ministério manda recolher dez ma...