O Método Pilates no controle da Diástase

O Método Pilates no controle da Diástase
 
O Método Pilates pode contribuir na prevenção e na melhora da Diástase Abdominal - a parede dos músculos do abdômen se divide ao meio e se afasta -  é importante ressaltar que apesar de ser mais comum ocorrer em mulheres no pós-parto, também acontece com mulheres que nunca engravidaram e até em homens com uma barriguinha mais avantajada.


A diástase do reto abdominal é uma abertura da linha média (a linha que divide o abdômen verticalmente) e pode ser maior em determinadas regiões como na área próxima ao umbigo. Essa abertura é palpável e tem uma largura de mais de 2,5 cm. Alguns autores consideram a diástase a partir de 1 cm. É muito comum acontecer essa no pós-parto, com mais incidência em mulheres que engravidaram várias vezes, mas é possível ocorrer em mulheres que nunca tiveram nenhuma gestação e até em homens, normalmente quando em algum momento de sua vida sofreram de sobre peso. Estudos indicam que isso ocorre devido a uma fraqueza abdominal, mas há controvérsias sobre esse assunto pois existem pessoas com abdômen fortes e que no pós-parto também podem apresentar a diástase.

Essa separação do músculo reto abdominal pode causar alguns problemas, como comprometer a estabilidade corporal e mobilidade, o que contribui para a dor nas costas e problemas na postura.
Ainda são necessários mais estudos sobre o caso e os fatores que favorecem a diástase. Os mais conhecidos são a pré-disposição genética, fraqueza abdominal, exercícios inadequados na gestação ou em qualquer fase tanto da mulher quanto do homem. Mesmo assim é certo afirmar que existem formas de prevenir ou diminuir a separação da linha alba.

Tanto a prevenção como no tratamento, são utilizados exercícios que visam o fortalecimento do Transverso e do assoalho pélvico.

Quando a mulher está gravida, pós-parto ou independente do sexo estar com sobrepeso, o indicado é fortalecer com os músculos Transverso e Assoalho Pélvico e fortalecer também os músculos oblíquo e reto abdominal, porém com menor ênfase em força e maior em flexibilidade. Isso pode explicar os casos em que mulheres com abdômen forte sofrem também da diástase. Se o Músculo Reto Abdominal e Oblíquo forem fortes mas porém pouco flexíveis, terão dificuldades em estirar e depois retornarem ao tamanho normal. O transverso e assoalho pélvico já funcionam como uma cinta natural que segura todos os órgãos e coluna, por isso a importância de favorecer o fortalecimento desses últimos músculos na gravidez ou sobrepeso em que o abdome se estende.
O diagnóstico da diástase pode ser por tomografia, que é o mais -  porém com maior custo - pode ser através de ultrassonagrafia -  que possui custo relativo, porém menos confiável. 

Após o diagnóstico, o profissional deve estar capacitado não somente no Método Pilates, mas em prescrever exercícios dentro do Método específico para diminuir a abertura da linha alba, no repertório do Método existem muitos exercícios que irão melhorar o quadro. Porém também existem vários que poderão piorar a diástase, por isso importante o profissional estar atento e oferecer as adaptações necessárias.

Sem salário rede social não discute nem impeachment

Todo intelectual se acha a cereja do bolo ou do manjar, pudim. Esnobar a internet , as redes sociais porque não acompanham o ritmo da intelectualidade brasileira é no mínimo desprezar o termômetro mais ágil e eficaz de crise.

O pobre, a classe média sociologicamente correta, à qual sofre, reclama, se endivida tão rápido sob efeito de qualquer crise, seja nacional ou internacional. É mesmo estar soberbo com os clubes, seitas de doutores da verdade que tem no Brasil as de direita, esquerda, centro que não resolvem nada. Igual alguns policiais citam, na hora do vamos ver existem policiais que não aguentam que se mijam e se escondem debaixo na viadura, enfrentar bala de metraladora ninguém quer como também banqueiros e bilionários com salário mínimo, que sente e discute crise primeiro, infelizmente é o facebook, é o povão.

Ademais, na camanha de 2014, Dilma cansou de esbravejar que a crise era internacional, agora ele deve estar se olhando no espelho mágico e desafiando, __tá vendo não tinha lhe dito que a crise é internacional...

Lula, coitado do Lula, daqui a pouco Lula vai ressuscitar a célebre frase de João Batista de Figueiredo Oliveira "Vocês ainda vão sentir saudades de mim. Por favor me esqueçam.".

Na crise de 2008 e 2009 que culminou em 2010 ele incentivou o Brasil à gastança desenfreiada, ela organizou sem o país poder uma Copa do Mundo, Olimpíadas que vem daqui uns meses, ele quase comprou 32 Rafales franceses os quais Dilma comprou recentemente os Grippen da Suécia. Então a crise é para quem perde a única fonte de dinheiro, o salário.

É essa crise, sem o salário, não tem nem facebok, sequer discusão sobre impeachment, que pode ser pobre, carente de dados e importância, mas é a resposta a amargura de ver os fihos sem futuro.

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Abandonada pelo SUS, adolescente espera 1 ano e meio por cirurgia de escoliose, iguais a ela, infelizmente...

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Ministério manda recolher dez ma...