Em apenas 9 m voce 10 alimentos que provoam o cancer

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

O que fazer para que as crianças de hoje cheguem saudáveis aos 100 anos?


Um estudo global do renomado instituto The Economist (Intelligence Unit) foi apresentado em Darmstadt, Alemanha, há algumas semanas, durante o evento intitulado 100 anos saudáveis, as crianças estão preparadas?

A pesquisa mostra, entre muitas conclusões importantes sobre o futuro de nossas crianças, que os bebês que nascem hoje têm expectativa de vida de 107 anos. Essa constatação exige debate sobre aumento da longevidade e soluções para que as pessoas desfrutem do futuro com saúde.

O evento foi organizado pela empresa farmacêutica alemã Merck, uma das principais empresas globais de ciência e tecnologia. Para discutir as ações necessárias para um futuro saudável, a Merck reuniu especialistas e profissionais com sólida formação e experiência de campo de diversas organizações de renome como ONU, UNICEF, UNAIDS, Federação Mundial da Obesidade e McKinsey.

Graças à minha experiência à frente de organizações da sociedade civil que tratam de desenvolvimento saudável para as nossas crianças, fui convidada para representar o Brasil num dos painéis de discussão sobre os rumos para que as crianças se desenvolvam plenamente, aptas a viver mais de um século com saúde.
As principais conclusões do estudo do The Economist sobre o papel das escolas na vida saudável das crianças são:
  • As crianças de hoje serão menos saudáveis do que os adultos de hoje com mais de 65 anos quando atingirem essa idade.
  • Problemas relacionados ao estilo de vida são susceptíveis de contribuir para doenças crônicas na vida adulta e já estão causando problemas de saúde entre as crianças.
  • Nos cinco países estudados (África do Sul, Índia, Arábia Saudita, Alemanha e Brasil), as escolas se dedicam aos principais problemas detectados, como falta de exercício físico, por exemplo, mas ignoram os problemas de saúde mental de muitos jovens;
  • Há pouca evidência de que os atuais programas educacionais das escolas estejam conseguindo deter os crescentes níveis de obesidade e distúrbios mentais.
Joyce Capelli
Joyce Capelli (à esquerda) representa o Brasil em evento na Alemanha.
Tenho mais de 25 anos de trabalho com políticas sociais e à frente de organizações da sociedade civil organizada, por isso explanei sobre as mudanças que vêm ocorrendo no Brasil na faixa etária escolar, com um contingente cada vez maior e mais precoce de crianças com sobrepeso e obesidade e, ao mesmo tempo, anêmicas.

Nas escolas e na vida dos brasileiros, a falta de atividade física, é mais um componente preocupante quando se pensa em 100 anos de vida.

Essa realidade, que está em total conformidade com a pesquisa da The Economist, leva-nos a refletir sobre quais seriam os caminhos a ser percorridos com urgência pela sociedade e nas políticas públicas para reverter esse quadro.

Penso que a solução passa por melhor educação, mais conscientização e acesso. Ainda que o Brasil seja um país de desigualdades extremas, é possível, com vontade política e apoio das comunidades, transformar a presente situação e brecar o escalonamento do problema.

Aumentar a ingestão de alimentos de qualidade, incluindo verduras e legumes no dia a dia e finais de semana, aumentar de três para cinco vezes as atividades físicas semanais, são ações simples que podem reverter o quadro da obesidade  com anemia.

Saladas coloridas, legumes cortadinhos, não exigem tempo e as crianças passam a gostar.  Atividades físicas não precisam de equipamentos caros ou elaborados, um jogo de peteca, pega-pega, roda, amarelinha - brincadeiras que se faziam e que se perderam na correria da vida atual.

Para os pais, brincar com os filhos é muito mais gostoso e saudável do que ficar na frente da televisão ou computador. Cabe destacar que os problemas da obesidade e os males que ela pode acarretar, também atingem os pais.

Se quisermos que nossas crianças cheguem aos 100 anos de idade com saúde, precisamos investir, agora, no cuidado com alimentação e em atividade física para eles. Quanto mais cedo os bons hábitos para uma vida saudável são estimulados, mais sólidos eles se tornam.
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

CNS reforça comitiva na 106ª Conferência Internacional do Trabalho


 
Evento anual da OIT discute temas essenciais para as relações de trabalho no mundo
 
A comitiva da CNS representada pelo presidente Tércio Kasten, o vice-presidente Marcelo Brito, o assessor jurídico da Confederação, Alexandre Zanetti,  o assessor da presidência da CNS, Braz Vieira e o membro do Conselho Jurídico da CNS, Rodrigo de Linhares, participou da agenda de compromissos nesta segunda-feira, em Genebra, na semana de trabalho da Confederação da OIT.
 
 
A Conferência comemorou nesta segunda-feira (12/06), o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Nesta sessão, as delegações  elegeram a Mesa da Conferência que constitui comitês e levam as outras decisões necessárias sobre o tema.
 
 
A Confederação Nacional de Saúde (CNS), mais uma vez, participa da Conferência Internacional do Trabalho (106ª CIT),  neste ano estreia como titular na bancada dos empregadores da Conferência.O evento  reúne os 187 países- membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A Conferência Internacional do Trabalho é a instância máxima da entidade – formada por governos dos estados-membros, representações de empregadores e de trabalhadores – na qual as definições sobre convenções e recomendações na área trabalhista são discutidas e definidas. Nesse ano, o principal tema em debate é sobre a participação do sistema sindical e afins, para capacitar as empresas na recepção dos migrantes, tendo como coordenação de todos esses pontos, necessariamente, o setor privado.
 
"A participação da CNS na Conferência é de suma importância principalmente porque representa hospitais e demais estabelecimentos de saúde nas discussões da Conferência da OIT", destaca o presidente da CNS, Tércio Kasten.
 
A OIT
Criada em 1919 a Organização Internacional do Trabalho foi estabelecida após a 1ª Guerra Mundial. Com uma estrutura tripartite, tem o objetivo de promover normas, princípios e direitos fundamentais do trabalho, gerar empregos dignos, fomentar a proteção social e fortalecer o tripartismo e o diálogo social. O Brasil está entre os membros fundadores da organização.
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Faringite, laringite e amigdalite – entenda cada uma delas

  Resultado de imagem para aparelho fonador faringe, faringite, amigdalite imagens
Qual a diferença entre a faringite, laringite e amigdalite? Para explicar cada uma dessas doenças, fomos conversar com a Dra. Jeanne Oiticica, médica otorrinolaringologista, otoneurologista e Chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
 
Faringite: corresponde à inflamação/infecção da faringe (tubo localizado atrás da língua, formado por músculos e mucosa, por onde passa tanto o ar que respiramos como também o alimento que comemos). 
 
Laringite: é a inflamação/infecção da laringe (estrutura localizada abaixo da língua, de especial importância, pois é responsável tanto pela respiração, quanto pela fonação: é aí que se localizam as pregas vocais, cujo funcionamento determina a voz). 
 
Amigdalite: é a inflamação/infecção das amígdalas (estrutura em formato de amora localizada em cada lado da base da língua, capaz de reconhecer antígenos – partículas estranhas ao nosso organismo - e produzir anticorpos de defesa contra eles). 
 
“Tanto a faringite quanto a amigdalite podem causar dor de garganta, como também podem ocorrer isoladamente ou de modo concomitante. A laringite também pode ocorrer juntamente com as duas anteriores, mas, em geral, costuma dar rouquidão e ou afonia (perda da voz), a dor não aparece de forma relevante”, explica a especialista.
 
Automedicação – é comum vermos pessoas na farmácia comprando pastilhas para dor de garganta e anti-inflamatórios. Mas é preciso cuidado na automedicação, já que podem causar efeitos colaterais. Os mais comuns incluem náuseas, vômitos, prisão de ventre, diarreia, perda de apetite, dor de cabeça, tontura, erupções na pele, sonolência, inchaço nos membros decorrente da retenção de água nos tecidos.
 
“Efeitos colaterais mais graves incluem úlceras no trato digestivo, hemorragia, insuficiência nos rins e no fígado. Falta de ar pode ocorrer em pacientes alérgicos a determinados anti-inflamatórios, em especial naqueles com asma. Os anti-inflamatórios não podem ser tomados por pacientes com sintomas de dengue, pelo risco de hemorragia. Em crianças e adolescentes os salicilatos devem ser evitados tendo em vista que, eventualmente, podem causar a Síndrome de Reye, doença hepática potencialmente letal”, alerta Dra. Jeanne. 
 
Além da medicação, Dra. Jeanne aconselha a ingestão de muito líquido e de alimentos mornos, mais para o quente (caldos e consommé, sopas, chás, etc). Fazer repouso, evitar choques térmicos, procurar se agasalhar bem, não sair na rua com o cabelo úmido ou molhado, evitar bebidas e alimentos gelados ou frios. “Gargarejos diários com água morna e uma pitada de bicarbonato são indicados, porém, os enxágues bucais devem ser evitados, pois possuem álcool ou são mentolados, o que acaba acidificando ainda mais o pH da boca”, alerta a médica. Alimentos como o mel de abelha e gengibre podem ajudar, já que possuem um potencial efeito anti-inflamatório em sua composição. 
 
Prevenção: De acordo com a especialista, uma boa alimentação, imunidade alta e genética favorável são os pilares que contribuem para prevenir essas doenças. “No caso específico da laringite, recomenda-se ainda beber bastante água, comer uma maçã ao dia, e evitar os abusos vocais (gritos, sussurros, exageros na fala). Em casos de episódios recorrentes e/ou persistentes procure o médico, pois algo deve estar errado e precisa ser verificado e corrigido adequadamente”, conta Dra. Jeanne. 
 
Perfil Dra. Jeanne Oiticica
Médica otorrinolaringologista, formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Orientadora do Programa de Pós-Graduação Senso-Stricto da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Ginecologista aponta 5 mitos e verdades sobre a fertilidade masculina e feminina


 
O ginecologista Dr. Joji Ueno, diretor clínico e especializado em reprodução assistida, desvenda alguns questionamentos sobre a fertilidade do homem e da mulher. São eles:

Radioterapia e quimioterapia podem gerar infertilidade?
Verdade. As células reprodutivas sofrem alterações genéticas com o uso das terapias de cura do câncer. Para evitá-las, é importante extrair e congelar os gametas.

Aborto natural pode diminuir a chances de engravidar?
Mito. A interrupção de uma gravidez, por si só, quando ocorre naturalmente, não atrapalha as novas gestações. No entanto, se estas interrupções forem recorrentes, a mulher pode sofrer alguma malformação uterina como os septos, ou ainda, alterações inflamatórias/infecciosas como a endometrite crônica, além de pólipos endometriais, miomas submucosos, disfunções imunológicas e trombofilias. Uma boa investigação com exames adequados como histeroscopia diagnóstica, ressonância magnética, ultrassonografia 3D, histerossonografia e exames de sangue podem levar ao diagnóstico correto. O tratamento do aborto natural, pelo curetagem uterina de restos, pode levar a danos no interior do útero. Por isso, é importante procurar seu ginecologista de confiança quando ocorrer o abortamento 

A obesidade atrapalha a fertilidade?
Verdade. Nas mulheres, a obesidade causa disfunções hormonais importantes que prejudicam o ciclo menstrual e a ovulação. Já nos homens, altera o metabolismo e interfere diretamente na mobilidade e na forma dos espermatozoides, que têm sua capacidade de fecundação diminuída.

Ovários policísticos podem impedir que a mulher engravide?
Mito. A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) pode causar falta de ovulação e, consequentemente, infertilidade. Mesmo assim, a mulher com SOP, que deseja engravidar, pode ser tratada de várias formas: “drilling” ovariano, relação sexual programada, inseminação artificial e FIV. Há mulheres que, mesmo com a doença, engravidam naturalmente. 

O excesso de atividade física pode deixar as mulheres estéreis?
Verdade. O excesso de exercícios físicos e a adoção de uma dieta pobre em gorduras, somados à alta carga de estresse físico e emocional, podem provocar amenorreia, isto é, total ausência de menstruação. Esse conjunto de fatores alteram a produção hormonal. Além disso, como forma de defesa natural do organismo, que está carente de nutrientes para a sua própria sobrevivência, a ovulação pode ser interrompida.
 
Sobre Dr. Joji Ueno
Dr. Joji Ueno é ginecologista e obstetra, doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e Coordenador do Curso de Pós-graduação Lato sensu em Medicina Reprodutiva pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Medicina Reprodutiva de São Paulo (IEP GERA).
 

 Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

corinthians faz Ceni defende escalação e diz que 'erros primários' determinaram derrota do São Paulo

Esportes
Atualização diária  12 de junho de 2017
NOTÍCIAS
Ceni defende escalação e diz que 'erros primários' determinaram derrota do São Paulo
Para o técnico Rogério Ceni, 'erros primários' da equipe acabaram determinando a derrota do São Paulo por 3 a 2 para o Corinthians, neste domingo (11), em Itaquera, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. “Erramos acima do normal ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Imbatível em clássicos! Corinthians vence São Paulo e mantém vantagem
Corinthians vence o São Paulo por 3 a 2 na tarde deste domingo, na Arena, pela sexta rodada do Brasileirão. Timão é o líder do campeonato e está invicto em clássicos em 2017. Guilherme Amaro. 11 jun 2017. 17h59. atualizado às 18h02. separator ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Ceni vê 'erros primários' do São Paulo e elogia Corinthians
Rogério Ceni escalou um time com três zagueiros para enfrentar o Corinthians, em Itaquera, neste domingo. A estratégia, porém, não funcionou e o São Paulo acabou perdendo por 3 a 2 na sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Em entrevista coletiva ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Carille evita falar em título para não pressionar próprio time
Líder do Campeonato Brasileiro, invicto na competição e sem perder clássicos na temporada, o Corinthians usufrui de uma tranquilidade que não se traduz em otimismo. O técnico do time, Fábio Carille, frisou neste domingo, após a vitória em casa por 3 a ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Palmeiras 3 x 1 Fluminense - Para lavar a alma, Cuca?
São Paulo, SP, 10 - Pressionado pela proximidade da zona de rebaixamento e pela série de quatro jogos sem marcar e vencer no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras conseguiu dar uma resposta neste sábado. O atual campeão jogou com eficiência e ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Zé Ricardo admite fase ruim e pede apoio da torcida na quarta-feira
Neste domingo, o Rubro-Negro visitou o Avaí na Ressacada, e conseguiu um empate em 1 a 1 após ver o adversário sair na frente. Mesmo com o domínio da posse de bola, os comandados de Zé Ricardo protagonizaram mais uma vez um jogo cheio de ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Lédio diz que Nenê não pode seguir reserva e Fabuloso já é ídolo no Vasco
O Vasco venceu o Sport em São Januário neste sábado por 2 a 1, e se recuperou no Brasileirão depois da derrota para o Corinthians, na quarta-feira. Os dois gols do Cruzmaltino saíram no segundo tempo, com Nenê em campo. Na opinião do comentarista ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Zé Ricardo admite fase ruim e pede apoio da torcida na quarta-feira
Neste domingo, o Flamengo visitou o Avaí na Ressacada, e conseguiu um empate em 1 a 1 após ver o adversário sair na frente. Mesmo com o domínio da posse de bola, os comandados de Zé Ricardo protagonizaram mais uma vez um jogo cheio de erros ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Juan sai em defesa de Zé Ricardo e Muralha após protesto da torcida do Flamengo
Apesar da chegada do meia Everton Ribeiro, que deixou a torcida flamenguista em festa, o ambiente do clube segue conturbado por conta do momento ruim no Campeonato Brasileiro, após a eliminação precoce na fase de grupos da Libertadores.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Lewis Hamilton iguala marca de Senna
Piloto inglês conquista a 65ª pole position na carreira e iguala ídolo. Família de Senna o presenteia com um capacete original. Foto: Chris Wattie/Reuters. Fã declarado do brasileiro Ayrton Senna, o inglês Lewis Hamilton, piloto da Mercedes na Fórmula ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Lula desembarca em BH nesta sexta para inauguração de fábrica de insulina melhor seria de vacina para Meningite e melhoria na Economia nacional e Justiça

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Outorgado pela Anatel para o SCM...