Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração No dia 27 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Idoso; saiba como prevenir as doenças cardiovasculares nessa fase da vida

Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração

No dia 27 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Idoso; saiba como prevenir as doenças cardiovasculares nessa fase da vida
Depois da aposentadoria, muitos idosos ficam com tempo livre, ficando por vez osciosos. Na maioria dos casos, eles acabam ficando em casa, deixando de lado uma vida ativa, proporcionada pelas atividades cotidianas e físicas. Segundo o educador físico e diretor científico do Departamento de Educação Física da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Natan Silva Júnior, a chave para cultivar um coração longevo é continuar ativo, praticando semanalmente atividades físicas.
“A atividade física de modo geral é capaz de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças do coração. Para as pessoas que estão na terceira idade, é também uma excelente ferramenta para o combate de doenças cardíacas, porém, antes desses indivíduos iniciarem qualquer tipo de exercício é necessário que eles procurem um médico de confiança para avaliar as possíveis limitações de ordem ortopédica e cardíaca, para que o exercício seja feito de forma segura” – afirma.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada quatro idosos têm alguma doença crônica. Diante desse contexto, os exercícios além de prevenir doenças cardíacas, podem evitar outros problemas que afetam o coração. O educador físico cita como exemplo a hipertensão, que pode promover uma hipertrofia cardíaca. “Neste caso, a atividade física aeróbica, como a caminhada, é capaz de promover uma hipotensão pós-exercício (valores de pressão mais baixo), que perdura por algumas horas, ou seja, se a caminhada for realizada diariamente, o indivíduo terá uma pressão arterial menor diariamente, diminuindo assim a sobrecarga pressórica no coração”, explica Natan.
Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que em 2050, o País terá 70 milhões de idosos, representando 30% da população. Diante do contexto, uma das preocupações é que o índice de doenças crônicas também aumente. Conforme ressalta o especialista, a prática de atividades físicas pode melhorar a qualidade de vida da população idosa, reduzindo os impactos da velhice e das doenças ocasionadas pela fase.
Por onde começar
Os exercícios aeróbicos são os mais indicados para combater as doenças do coração, ou seja, atividades que envolvem grandes grupos musculares, realizada de forma rítmica, contínua e por um longo período de tempo. Para iniciar, é recomendado a caminhada diária, que deve ser realizada de forma moderada, com uma duração entre 30 a 40 minutos. Entretanto, antes de iniciar qualquer tipo de esporte, durante a terceira idade, o especialista ressalta que indivíduo deve procurar um médico para realizar um check-up cardiológico, possibilitando que a prática da atividade física seja eficaz e segura.
SOCESP – SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

A PT, juiz Sergio Moro e STF precisam se unir e fechar as investigações e se preciso processar Lula e Dilma, urgentemente

Luiz Inácio Lula da Silva, trabalhador, operário, torneiro mecânico, candidato a governador pelo Estado de São Paulo, em 1982, perdeu feio, no entanto, depois de ser um dos principais fundadores do PT-Partido dos Trabalhadores, o fundamentou na politica e em todo o país. Eleito por dois mandatos como Presidente da República, do maior e mais rico país da America Latina. Ele hoje é acusado pela PF - Polícia Federal de enriquecimento ilícito.



A PF, investiga a fundo e com a imprensa de fundo e manchetando todos os movimentos do processo. Por exemplo, os noticiários se ocupam atualmente, e fartamente do Triplex do Guarujá que havia sido resolvido no ano passado, algo em torno de novembro-dezembro, quando estourou nos jornais essa aquisição escandalosa por R$ 49 mil reais que passou a valer mais de R$ 3,5 milhões. Lula e Marisa, foram obrigados a declinar do apartamento triplex o que não fez com que em janeiro-fevereiro, ocupassem fartamente os noticiários.

Quando pensaram que iriam sossegar com todas as provas contrárias, inclusive, nunca ter existido, parece contrato de compra e venda em nome da família ou de Inácio Lulad da Silva, ou escritura definitiva, logo, não poderiam ser donos, nunca e nem ocupar o imóvel, se não também não houve contrato de locação do imóvel devidamente registrado em cartório. Mas, o que vale é a esperteza, é o começo do negócio como a reforma se fez com a autorização e acompanhamento de Marisa e Lula e filhos e OAS, engenheiros e funcionários.

Sítio

Existem fazendas que vão se envergonhar de sererem chamadas de fazendas. O sítio do amigo do Lula, vendido para um amigo do filho de Lula, que também faz parte da sociedade do sítio em torno de 127 mil km2 também sofreu um banho de loja de engenharia, ou seja, foi reformado com direito a piscina. Enfim tudo quanto de moderno, gostoso, maravilhoso um sítio de ricos, milionários possa ter, desculpe sempre a ofensa. As imobiliárias "pobres" ou classe B, tem a mania de colocar sítio com 5 mil, 10 mil metros quadrados, deixa para lá.

A Cosntrutora Oldebrecht, e seus engenheiros graduados e conceituados fizeram o proveto, reformaram e o ex-presidente levou parte de suas bugingangas raras, diga-se de passagem, para o tal sítiozinho do Lula Paz e Amor, não é o do Monteiro Lobato, não como chamava mesmo, Pica Pau Amarelo, que graça, esse sim um sítio, com a vovó e todas as lindas estórias e histórias que se confundiam na cabeça e na vida do brasileiro.

Não bastasse a Policia Federal começa a colocar a mão em evidências que o famoso Instituto Lula, também foi construído pelo Odebrecht que simpatizou com o presidente que se dizia socialista ou rumo ao socialismo. Imagina gente em plena Luta de Classes no mundo contemporâneo, uma mega e bilionária construtora dentro e fora do país, se apaixona por um presidente, ao ponto de pagar tudo e entregar um Instituto, que não conheço, deve ser maravilhoso, tal qual o sitiozinho que Lula passou todos os seus fins de semana ou recolhimento da vida pública.

O seu precioso tempo não será mais ocupado com tudo que já ouvir ou até leu. Entretanto, dependerá da PF-Polícia Federal, e do juiz Sergio Moro que deveria pedir o enquadramento do ex-presidente da República como rèu, não apenas como testemunha. Poderia, então nos bastidores fazer o tal de acordo de cavalheiros, para que essa canalha que suga e quer continuar paralisatando o  Brasil, seja desmascarada, mesmo que esse ex-presidente, que nasceu do povo, do trabalho, de muita luta e prisões, seja julgado e condenado se tiver envolvimento. Não pode mais ficar esse processo atrapalhando a economia e o disse me disse e vou processar e não processa ninguém e não enquadra, ninguém, mal exemplo, para os mais novos, acaba, derruba a imagem juridica e econômica do país no exterior.

A presidente Dilma, em exercício também deveria ser investigada se recebeu dinheiro vindo, como tudo indica, de construtora. Ora, quantos brasileiros cresceram e ouviram de seus pais a lição de que o ladrão se faz se ele roubar uma agulha. Portanto, o cidadão que escolhe servir o país, teoricamente tudo muito lindo, escolhe o caminho do sacrifício, da honestidade, da dedicação e da renúncia para que a sociedade, sua comunidade, seu país seja organizado e bem sucedido e isso não pode ser feito com propinas e nem continuar com propinas.

É preciso urgente que a Polícia Federal, o juiz Sergio Moro, os juízes do Supremo Tribunal Federal se reunam e façam um acordo entre si para aclarear e investigar isso como prioridade das prioridades. E, assim fechar a porta da especulação. Esse tema pode alavancar audiência, pode vender jornais, mas vai fazer com que falte, ou aliás já está no início com 11 mihões de desempregados, faltar comida na mesa do trabalhador.

Marcelo dos Santos - jornalista
MTb 16.539 - SP/SP

Banana já adorada e apreciada, conheças 6 motivos para não deixar de ter no cardápio


6 motivos para incluir a banana no cardápio
Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: http://amaravida.com/wp-content/uploads/2015/03/banana.jpg

A nutricionista Flavia Salvitti, do Hospital San Paolo, lista os nutrientes que fazem da fruta uma grande aliada à saúde 
1 – Possui triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina, neurotransmissor que melhora o humor e regula o sono.

2 – Rica em fibras e, combinada com aveia, granola, flocos de milho e mel, traz maior sensação de saciedade.

3 – Pelo fato de a fruta ter aproximadamente 70% de água em sua composição, ela é digerida em tempo normal, derrubando mitos de que a sua digestão é demorada.

4 – Tem maior concentração de frutose, o que dificulta picos de glicose.

5- Quanto mais verde, mais contribuirá para o bom funcionamento do intestino.

6 – Quanto mais madura, mais antioxidantes terá, ajudando a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.

Jornal de Saúde e Google informam: Mitos e dúvidas sobre Zila e outros, mais informações sobre saúde


jornal de saude
Atualização assim que ocorre 22 de fevereiro de 2016


NOTÍCIAS


NE10

Especialista esclarece dúvidas e mitos sobre dengue, zika e chikungunya
Os números da Secretaria de Saúde mostram isso: em Pernambuco, 12.815 casos de dengue foram notificados em 2015, com 1.476 confirmações.
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Expressão não verbal ajuda a diagnosticar a depressão
Segundo projeção da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão alcançará, na década de 2030, a primeira posição entre as doenças com ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Jornal Floripa

Ciclone em Fiji deixa 21 mortos e gera temores de crise de saúde
A ilha de Fiji deu início a um enorme trabalho de limpeza nesta segunda-feira (22) após a passagem de uma das tempestades mais devastadoras já ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Universohq

Stan Lee: idade avançada e problema de saúde preparam a saída de cena do artista
Não sei por quanto tempo mais serei capaz de fazer essas viagens”, disse Stan Lee ao jornal Toronto Sun. Nos Estados Unidos, essas participações ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Jornal de Saúde e Google atualizadas sobre saúde

jornal de saude
Atualização assim que ocorre 20 de fevereiro de 2016
NOTÍCIAS

Globo.com
Exame para confirmar zika não é coberto por vários planos de saúde
O Jornal Nacional procurou a ANS pra saber se a revisão pode ser antecipada, mas a agência preferiu não gravar entrevista. Em nota, informou ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

O Tempo
Saúde confirma terceira morte por dengue em Belo Horizonte
A Secretária Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte confirmou nesta sexta-feira (19) a terceira morte por dengue na capital em 2016. O caso ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

O São Gonçalo
São Gonçalo realiza obras para 'humanizar' a saúde
O prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, acompanhou de perto, essa semana, as obras de reforma, ampliação e modernização que estão sendo ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Globo.com
Mal tratada em unidade de saúde, prefeita abre sindicância
Ela recebeu um post no celular de uma paciente que reclamava da lotação e do atendimento na Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) do bairro ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Globo.com
Aumento de casos de sífilis e outras doenças preocupa autoridades
Em Goiânia, a Secretaria de Saúde confirma a falta da medicação. O ministério informou que fez uma compra emergencial de penicilina - quase três ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Globo.com
Governo anuncia corte de quase R$ 23,5 bilhões no orçamento
R$ 84 bilhões de diferença se a arrecadação cair mais e houver gasto extra com saúde e obras prioritárias. Nesse possível rombo não estão ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Globo.com
Muitos brasileiros não entendem tudo o que leem, diz estudo
Saúde e educação encontram até um percentual de profissionais proficientes maior do que outros setores. Mas se você pensar especificamente nos ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Jornal Floripa
No AP, classificados em concurso da Saúde cobram convocações
Candidatos classificados na lista de espera no concurso de 2012 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foram nesta sexta-feira (19) para a frente ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Jornal Floripa
Saúde do DF remaneja servidor para reabrir farmácia pública no Cruzeiro
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou nesta sexta-feira (19) que vai reabrir uma farmácia pública que funciona em um centro de saúde ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

O Tempo
Organização Mundial de Saúde
O chefe da equipe responsável por assuntos relacionadas à zika na OMS () prevê que o Brasil vai sediar uma "Olimpíada fantástica" e que o vírus ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Jornal Floripa
Audiência entre servidores da Saúde e governo do AP termina sem acordo
Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde) e governo do Amapá não chegaram a um acordo na tarde desta sexta-feira (19) durante audiência ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Globo.com
Regional de Saúde confirma casos de zika em Toledo e em Tupãssi, no PR
A 20ª Regional de Saúde de Toledo, no oeste do Paraná, confirmou os dois primeiros casos de infecção pelo vírus da zika na região. As pacientes ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Portal do Jornal A Crítica de Campo Grande/MS

Jornal de Jundiaí
Fim do horário de verão exige cuidados com a saúde
Com o fim do horário de verão, após quatro meses em vigor, a saúde requer alguns cuidados, já que o organismo de cada pessoa tem que se ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Globo.com
Minas e Energia, Saúde e Educação têm maiores bloqueios no orçamento
Os Ministérios de Minas e Energia, Saúde e da Educação tiveram os maiores bloqueios dos chamados gastos discricrionários, ou seja, sobre os ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

EXAME.com
Brasil vai desenvolver teste para detectar Zika em sangue de doadores
“A expectativa é que isso seja feito rapidamente”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Castro, depois do encerramento de reunião na Organização ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Jornal do Comércio
Rio Grande do Sul já contabiliza 31 casos de microcefalia
A Secretaria de Saúde gaúcha (SES) apresentou, nesta sexta-feira (19), um boletim dos casos de microcefalia e outras alterações no sistema ...
Google Plus Facebook Twitter

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Abandonada pelo SUS, adolescente espera 1 ano e meio por cirurgia de escoliose, iguais a ela, infelizmente...

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Ministério manda recolher dez ma...