Grupo São Francisco investe em Centro de Atendimento Cardiológico


Com potencial para atender a 5.000 consultas ao mês, CADIC – Centro de Atendimento e Diagnósticos em Cardiologia, é o primeiro espaço do Grupo São Francisco voltado especificamente ao atendimento cardiológico

São Paulo, junho de 2017 – Para oferecer aos seus clientes um espaço voltado a prevenção e tratamento de problemas cardiovasculares, o Grupo São Francisco investiu na construção do Centro de Atendimento e Diagnóstico em Cardiologia (CADIC). O espaço, que será inaugurado no próximo dia 12 de junho em Ribeirão Preto, é destinado aos clientes da rede credenciada e disponibilizará atendimento ambulatorial e aparelhos de última geração para diversos exames. A expectativa é realizar cerca de 5.000 consultas e 3.000 exames ao mês.

“A cardiologia é uma das especialidades mais estratégicas do Grupo. Um exemplo é o que vemos no Hospital São Francisco, que recebe pacientes de todo o País em busca de atendimento para essa especialidade”, afirma Lício Cintra, presidente do Grupo. O objetivo é que o CADIC de Ribeirão Preto seja um projeto modelo, já que o Grupo tem planos de investir em outras unidades nos próximos anos.

O espaço contará com 16 cardiologistas, inclusive em subespecialidades, atendendo em 9 consultórios de atendimento simultâneo, espaço para avaliação de pré-consulta. Todo atendimento será registrado em prontuário eletrônico. Além disso, haverá também aparelhos de última geração para a realização de exames como: Eletrocardiograma, Ecocardiograma sob Estresse, Teste de Esforço, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial e Holter.

Saúde do coração
Doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% mortes no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde1. Por isso, é fundamental que a população tenha consciência e acesso a cuidados preventivos para a saúde. “Um dos maiores especialistas em cardiologia do Grupo São Francisco, e coordenador da nova unidade, Prof. Dr. Fernando Nobre, afirma que essa é uma área que requer cada vez mais atenção. Por isso, o grande investimento em espaço físico, tecnologia para diagnósticos e tratamento”.
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Nutricionista orienta para tomar cuidado com calorias no inverno

A maioria das pessoas relatam que durante as estações mais frias do ano o apetite aumenta e a circunferência abdominal também. Estudos comprovam que em dias mais frios as pessoas costumam sim comer mais. Como consequência tem-se o ganho de peso (de 0,5 Kg a até 1 kg). Parece pouco? Mas, Dra. Paula Pires endocrinologista da Clinica Essenza explica que o fato é uma das hipóteses para ganho de peso progressivo e significativo (a cada inverno a pessoa ganha 1 kg, ou seja, 10 kg após 10 anos) a maioria das pessoas com 50 anos estão de 10 a 15 kg acima do peso comparado a quando eram mais jovens.

Cientistas descobriram que durante o inverno o consumo de caloria aumenta em média 200 Kcal, o que equivale a dois pãezinhos franceses a mais por dia. As teorias sobre o motivo desse aumento do apetite ainda são controversas. Controlar a fome muitas vezes não é tarefa simples, então Dra. Paula Pires elencou dicas eficientes que podem ajudar.

1-    Não precisa radicalizar e se privar totalmente das comidas que você ama, basta planejar. Entre as refeições tente comer algum petisco rico em fibra e em proteína (fatia de queijo branco com uma fatia de pão integral). Petiscos saudáveis entre as refeições ajudam o corpo a manter-se aquecido;
2-     Se a compulsão for por carboidratos, à dica é tentar colocar sempre uma proteína “junto”- vai melhorar a saciedade. Ao invés de comer grande quantidade de macarronada com queijo amarelo, coma metade com um pedaço de frango ou carne magra mais salada de abobrinha quente (acompanhamento).
3-    Não deixe de praticar atividade física no inverno! Dra. Paula explica que os exercícios são importantes não somente para queimar calorias, mas também para manter o nível de serotonina adequado nesta época do ano.
4-     Procure exposição solar sempre que possível, pois 15 minutos de sol na região do antebraço por dia já são suficientes para manter um nível adequado de vitamina D e serotonina.
5-    Não faça “estoque” de alimentos gordurosos em casa durante essa estação. “É muita tentação, então, tente não deixar muitos doces a vista.” Completa a endocrinologista.
Para finalizar redobre a atenção aos hábitos nessa época do ano.

Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Michelly\Desktop\Informações Clientes\SAUDE\Clinica Essenza\Dra.Paula\12190116_1500413313588175_5995599784140174203_n.jpg
Dra. Paula Pires:
ü  Especialista em Endocrinologia, Metabologia e Clínica Médica.
ü  Especialista em Endocrinologia Pediátrica.

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Já ouviu falar de Pseudoestrabismo?


 
  

São Paulo, 5 de junho de 2017 – O pseudoestrabismo é uma condição em que os olhos aparentam estar desalinhados, mas não estão. Quando há realmente o desalinhamento visual é chamado de estrabismo. O pseudoestrabismo na infância é causado pela aparência facial da criança e tende a melhorar com a idade.

De acordo com Dra. Marcela Barreira, Oftalmologista Pediátrica e especialista em Estrabismo, o pseudoestrabismo na infância pode acontecer devido à aparência facial da criança e tem relação com a prega nasal e com as dobras de pele das pálpebras, que acabam cobrindo a esclera (parte branca do olho) na área mais próxima ao nariz, o que dá a sensação de desvio. “Essa condição é chamada de epicanto. Os pais podem ter essa sensação de desalinhamento, especialmente quando a criança olha para os lados”, explica a médica.

Até os quatro meses de idade é normal que os bebês desviem os olhos, já que a visão está em desenvolvimento e até esse período eles não possuem a capacidade de focalizar objetos e pessoas. Porém, a partir dos cinco meses é esperado que os olhos comecem a desenvolver essa capacidade e o desvio desapareça. Quando isso não acontece, o ideal é sempre procurar o oftalmopediatra.

“Precisamos ficar atentos ao desalinhamento visual. O falso estrabismo tende a melhorar com a idade. Mas, o estrabismo não! É preciso realizar um acompanhamento periódico da criança com estrabismo, que em muitos casos pode precisar de cirurgia para corrigir o desalinhamento dos olhos. Esse acompanhamento é fundamental para assegurar um bom desenvolvimento da visão”, comenta Dra. Marcela.

A médica faz um alerta importante: “Mesmo sendo normal o desalinhamento visual até os quatro meses e com condições que simulam o estrabismo, toda vez que os pais desconfiarem que possa ter alguma coisa errada é sempre melhor levar no oftalmopediatra capacitado para checar do que deixar passar algumas condições que podem ser tratadas de forma precoce”.
 
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Nascer na prisão: gestação e parto atrás das grades no Brasil

 

Estudo da Fiocruz descreve pela primeira vez o perfil da população feminina encarcerada que vive com seus filhos em unidades prisionais

Um estudo realizado pela Fiocruz descreve pela primeira vez, em nível nacional, o perfil da população feminina encarcerada que vive com seus filhos em unidades prisionais femininas das capitais e regiões do Brasil, assim como as características e as práticas relacionadas à atenção à gestação e ao parto durante o encarceramento.  A pesquisa revela, por exemplo, que mais de um terço das mulheres presas grávidas relataram o uso de algemas na internação para o parto, 83% tem pelo menos um filho, 55% tiveram menos consultas de pré-natal do que o recomendado, 32% não foram testadas para sífilis e 4,6 das crianças nasceram com sífilis congênita.
Com base no estudo e entrevistas com mães e profissionais de saúde realizadas durante a pesquisa, a Fiocruz produziu o documentário “Nascer nas prisões”, que será lançado brevemente. O filme, que sairá pelo VideoSaúde/Fiocruz Vídeo e tem direção e fotos de Bia Fioretti.  Clique aqui e assista os trailers: Impacto social e Gestar, nascer e cuidar.
A análise foi feita a partir de uma série de casos provenientes de um censo nacional, realizado entre agosto de 2012 e janeiro de 2014. De acordo com a pesquisa, 31% das mulheres encarceradas são chefes de família. Foram ouvidas 241 mães, sendo que 45% com menos de 25 anos de idade, 57% de cor parda, 53% com menos de oito anos de estudo e 83% com mais de um filho. O acesso à assistência pré-natal foi inadequado para 36% das mães. Durante o período de hospitalização, 15% afirmaram ter sofrido algum tipo de violência (verbal, psicológica ou física).
“ Visitamos todas as prisões femininas de todas as capitais e regiões do Brasil que recebem grávidas e mães. Verificamos que foi baixo o suporte social e familiar recebido e foi frequente o uso de algemas na internação para o parto, relatado por mais de um terço das mulheres. Piores condições da atenção à gestação e ao parto foram encontradas para a mães encarceradas em comparação às não encarceradas, usuárias do SUS. O estudo mostrou também que havia diferença na avaliação da atenção recebida durante a internação para o parto segundo a condição social delas. Foi menor a satisfação para as pobres, as de cor de pele preta ou parda”, relatou a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/Fiocruz, Maria do Carmo Leal, que coordenou o estudo ao lado da pesquisadora Alexandra Roma Sánchez.
Estima-se que haja dez milhões e duzentas mil pessoas presas no mundo, dos quais as mulheres são uma minoria, embora com a participação crescente nesse contingente de pessoas detidas. Os principais motivos que levam as mulheres à prisão são crimes relacionados ao tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio, como estelionato e roubo, respectivamente 21% e 9,7% no Brasil. Entre 2005 e 2014 houve um aumento de 118% da população carcerária feminina brasileira.
Contexto
Na maioria dos estados brasileiros, a mulher grávida é transferida no terceiro trimestre de gestação de sua prisão de origem para unidades prisionais que abriguem mães com seus filhos, geralmente localizadas nas capitais e regiões metropolitanas. Essas mulheres são levadas ao hospital público para o parto e retornam à mesma unidade onde permanecem com seus filhos por um período que varia de seis meses a seis anos: a maioria entre seis meses e um ano. Depois desse período, geralmente as crianças são entregues aos familiares maternos/paternos, ou, na ausência destes, vão para abrigos e a mãe retorna à prisão de origem.
O Vídeo /Sinopse

O sistema prisional brasileiro, sinônimo de superlotações, insalubridade, conflitos e abandono, caracteriza-se pela falta de agilidade da justiça, direitos que não são cumpridos e alimenta uma crise social e de saúde pública.
O documentário Nascer nas Prisões, vinculado à pesquisa Saúde Materno Infantil nas Prisões do Brasil (2016), aborda a dura realidade dessa rotina, conflitos e problemas enfrentados pelas mulheres privadas de liberdade em ter um pré-natal de qualidade, com doenças evitáveis não adequadamente tratadas, discriminação na hora do parto e dificuldades com o cuidado do recém-nascido, além do impacto social.
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Fórum Nacional da Produção Orgânica e Sustentável analisa os desafios da agricultura e consumo de orgânicos


           Dia 7 de junho começa a 13ª edição da Bio Brazil Fair │Biofach América Latina e, em paralelo, o Conselho Brasileiro da Produção de Orgânicos e Sustentáveis (ORGANIS) promove um seminário com importantes dirigentes nacionais para atualizar os dados e informações de políticas públicas e estratégias privadas para o mercado de orgânicos.
            O tema central desse ano é o consumidor. O ORGANIS vai apresentar a primeira pesquisa nacional com o perfil do consumidor de produtos orgânicos no Brasil.
Também faz parte desse Fórum:
·   - Rogério Dias – coordenador de agroecologia do Ministério da Agricultura, que falará sobre a Produção orgânica no Brasil
·   - Ming Liu – diretor do ORGANIS; Michele Hartmann e Fabian E. – da Market Analysis – com a divulgação e análise da Pesquisa inédita sobre perfil do consumidor de produtos orgânicos no Brasil
·  - Alexandre Henrique Leonel – Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH) – com a palestra A homeopatia aplicada a agricultura no Brasil e no mundo: perspectivas e desafios
·   - José Roseno – secretário especial da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), com informação sobre O acesso da agricultura familiar ao mercado

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Entenda o julgamento no TSE que pode cassar Michel Temer, corre risco de não acontecer, isso é Brasil!

Michel Temer
Atualização diária  5 de junho de 2017
NOTÍCIAS
PSDB, o novo PMDB de Michel Temer
Pouco mais de um ano depois, o presidente Michel Temer teme que seu destino seja parecido, ao ver o principal partido de sua base aliada rachar.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Marqueteiro de Temer diz ter sido pago para derrubar Dilma
... o publicitário Elsinho Mouco, que cuida da imagem de Michel Temer, revelou, ao jornalista Pedro Venceslau, uma face inédita do golpe de 2016; ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
AO VIVO | Ato por "Diretas Já" reúne artistas em SP
Diferente de outras manifestações que pediram a saída do presidente Michel Temer, o evento deste domingo foi organizado por artistas, produtores e ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Mais de 82% dos brasileiros querem a renúncia do presidente Michel Temer, diz pesquisa
Um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas apontou que 82,3% dos brasileiros acreditam que o presidente da República Michel ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Se o TSE não cassar Temer, ele não sai mais
Felizmente alguns deles, como Aécio Neves e Michel Temer, já tiveram revelada a sua verdadeira cara, faltando apenas receberem o merecido ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Análise: Decisão de trocar ministro da Justiça surtiu efeito oposto ao esperado
BRASÍLIA - A decisão do presidente Michel Temer de transferir o ministro Torquato Jardim para o comando do Ministério da Justiça em pleno ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Ministros do PSDB dizem a Temer que o partido permanece na base
BRASÍLIA - Ministros do PSDB estiveram na manhã deste domingo, 4, com o presidente Michel Temer, no Palácio do Jaburu, para garantir ao ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
WEB
Ato-show em São Paulo pede saída de Michel Temer e eleições diretas
Ato-show em São Paulo pede saída de Michel Temer e eleições diretas. Evento “SP pelas Diretas Já” teve início por volta das 11h com show do ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Abandonada pelo SUS, adolescente espera 1 ano e meio por cirurgia de escoliose, iguais a ela, infelizmente...

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Ministério manda recolher dez ma...