jornadesaude.com.br: Leia essa simples pesquisa sobre a privatização e desprivatização da água na EUROPA

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Leia essa simples pesquisa sobre a privatização e desprivatização da água na EUROPA

Não, a privatização dos serviços de água e saneamento não é uma regra uniforme em toda a Europa. A situação varia bastante entre os países e até mesmo dentro deles, e muitos que tentaram a privatização no passado reverteram o processo para a gestão pública. 

Exemplos de privatização e reestatização:
  • Reino Unido: A Inglaterra privatizou totalmente seus serviços de água em 1989. No entanto, décadas depois, o modelo é alvo de muitas críticas e a reestatização é um debate crescente, devido à falta de investimentos, altos preços e escândalos de poluição.
  • Alemanha: Berlim privatizou parte de seus serviços de água em 1999, mas a população se manifestou contra, alegando tarifas mais altas e menos transparência. A cidade reestatizou o sistema em 2013. Outras cidades alemãs também reestatizaram serviços de energia e água.
  • França: Paris reestatizou seu serviço de água em 2010, após 25 anos de gestão privada. A decisão foi baseada em problemas como aumentos de tarifas e falta de transparência. A tendência de reestatização também é observada em outras cidades francesas e europeias.
  • Espanha: Ao longo dos anos, algumas cidades espanholas privatizaram o serviço de água buscando eficiência, mas a experiência resultou em aumento de preços. A tendência de reestatização também já chegou à Espanha.Áustria: Em contraste com outros países, a Áustria proibiu a privatização do abastecimento de água em sua constituição em 2019, garantindo que o serviço permaneça público.
 
PESQUISA NO GOOGLE

 

  

Jornaldesaúde.com.br: A extrema direita novamente que mudar a Constituição, agora a Estadual de Minas Gerais: Após mais de 10h de sessão, ALMG aprova, na madrugada, retirada de referendo da Copasa


Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539

A EXTREMA DIREITA MINERIA ATACA A CONSTITUIÇÃO ESTADUAL E DETONA

A extrema direita é o grupo político que não gosto de povo, não gosto de povo participando na direção do País, Estado ou Município. E, a Extrema Direita, não tolera nem o vocábulo: DEMOCRACIA. Os deputados da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, ao mudar a Constituição, onde a sociedade não poderá ser conultada sobre assuntos de seu interesse de sobrevivência, abrirá justiprudência para Privatização tudo quanto eles quiserem e retira um direito Constitucional universal, o Direito de decisão, de proteção da vida da família, dos filhos e da próxima geração.

O governador Romeu Zema se diz moderno e desenvolvimentista. Mas, quem quiser pode pesquisar e vai constatar que nos USA, o espelho no qual se reflete a macaquice fingida de Romeu Zema, porque os símios possuem instintos, não inteligência superior, por isso ele imita e faz coisas quase iguais as dos seres humanos, que conseguiu desenvolver a inteligência. Bom nos USA 80% da produção de água potável é do Estado, apenas 20% é privatizada, isso em alguns munípios que não conseguem financiamento para manter e produzir a distribuição água potável para todos.

A Água é um bem universal, a água não pode ser feita como mercadoria, como bem particular e que um grupo explore e tenha lucros absurdos. Hoje a Copasa, é uma das melhores empresas de tratamento de água e esgoto do planeta, com prêmios de reconhecimento e tudo isso com dinheiro público, impostos e as taxas de água e esgoto que a população paga, religiosamente, deixa de comer melhor para pagar água e energia a Cemig, que também entra no Caldeirão, do símio brasileiro, que governa o Estado de Minas Gerais. Além disso, a água é promotora, agente para tudo e essencial para a manutenção da higiene externa do ser humano e interna. É preciso tomar ao menos 2 a 3 litros de água diariamente para manter a hidratação. Então, financiamos durante mais de 50 anos a COPASA, e agora o Romeu Zema, quer vender, sem consultar a população do Estado de Minas Gerais, por que? Ele tem medo do quê? Pensem mineiros se o berço do CAPITALISMO SELVAGEM a água em todos os Estados que possuem Constituição própria e são federalizados, mesmo, apenas 20% é privatizado e a população está tranquila com esse modelo, aprova e nunca fez movimento para mudança. Aqui no Brasil estes ectremistas de direita vendem empresas estatais lucrativas que sugaram no sangue, suor e com lágrimas trabalhamos de noite e dia e até passamos fome para pagar dívida externa aos USA e Europa.

Acreditamos que os juristas, o Supremo Tribunal Federal - devera analisar este processo em Minas Gerais, a Democracia é para o povo e em nome do povo será exercida. Ora, se tenho na Constituição Estadual que é preciso Plesbiscito junto a todos os mineiros, assinar um Abaixo-assinado, onde diz o sim ou não a privatização é retirado da Constiltuição, isso é um Golpe à Democracia e na Constituição discutida na Assembléia Legislativa, ou seja, é Inconstitucional, ilegítima, até mesma essa votação, ontem na Assembléia Legislativa. Hoje, é preciso que façamos uma lista de todos os votantes para retirar o Direito do povo de ter opção, para que nas próximas eleições não se vote nesses Deputados e que comecem a ser processados, porque não estão representando a população e sim por interesse própria vão ganhar propina. Hoje, o Banco BCG Pactual, do empresário Estevão que já foi preso por corrupção e conseguiu comprar vários e se safar e até processar um delegado da Polícia Federal, que não mora no Brasil porque pode ser preso, já comprou 10%(dez) por cento da COPASA, o que deveria ser processado porque deveria ter Consulta popular, no mínimo para votar essa Emenda na Cosntituição deveria ter pesquisa de Opinião Pública.

Portanto os miquinhos adestrados do governador Romeu Zema, Jair Messias Bolsonaro, que o grande mentor da Extrerma direita no Brasil, porque a maioria dos deputados estaduais são do PL, e representam o atraso no Brasil, e um atraso tão estranho, que nem a ideologia, se permitem, nem Deus, sabe, qual o caminho de Desenvolvimento, se até a Ditadura Militar, golpista de 1964 defendia com unhas e dentes, a água e a energia, para a população, justamente por ser um bem universal, não podem estar na iniciativa privada, não pode estar para a especulação de lucro fácil. Mesmo com todas as legislações comerciais, criminais e universais que forem feitas no contrato de privatização. No mundo afora, nos USA, exemplo novamente, muitas das privatizações foram desfeitas, porque lucro capitalista não combina com a necessidade da população, com investimentos nos grotões que não possuem água, são 38 milhões de pessoas sem água e energia, no País. São mais de R$ 1 trilhão de investimento para levar essa necessidade para o campo, água para a agricultura e principalmente para as pessoas e os animais. Quam empresário que tem R$ 1 trilhão para investir e se tive vai investir isso tudo em água?

O PLESBISCITO É LEGAL E CONSTITUCIONAL. A EMENDA A CONSTITUIÇÃO É ILEGAL, ANDIT-DEMOCRÁTICA, não se retira direitos pétreos da Constiuição, em parte alguma do mundo.

Marcelo dos Santos - jornalista - MTb 16,539 - SP/SP

 SP/SP

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

jornadesaude.com.br: Leia essa simples pesquisa sobre a privatização e desprivatização da água na EUROPA

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Leia essa simples pesquisa sobre...