Alerta aos pais: nem todo psicólogo tem capacitação para cuidar do seu filho com autismo

Entenda a importância da especialização na área da Análise do Comportamento Aplicada no momento de buscar tratamento para a criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista)

É de conhecimento geral da população que um médico cardiologista, oftalmologista, ginecologista, ou de qualquer outra especialidade tenha formação nas áreas de atuação. Não basta ele apenas ser médico, precisa de uma pós-graduação, se aprofundar na técnica, teoria para depois buscar experiência na prática, para então, estar apto a atender na especialidade.

Você sabia que na psicologia funciona da mesma forma? Todo o profissional que deseja tratar de crianças autistas e aplicar a terapia chamada ABA (Análise do Comportamento Aplicada), deve passar por um curso de especialização, após a formação acadêmica na área.

Se estivéssemos diante de um conselho médico e fosse relatado que um paciente passou por uma cirurgia cardíaca realizada por um clínico geral a comoção, sem dúvida, seria generalizada. Na Psicologia, entretanto, isso tem se tornado comum e, o que é mais grave, com pacientes altamente vulneráveis e que necessitam do tratamento correto e intensivo para que possam ter um melhor prognóstico no futuro.

Infelizmente muitos profissionais de psicologia não seguem o importante pré-requisito e têm oferecido o tratamento em ABA, sem ao menos ter o conhecimento profundo na área. Motivo para os pais ficarem atentos. Afinal, entregam o bem mais preciso que são os filhos, para serem tratados da melhor maneira por um profissional capacitado.

Atualmente, tem crescido no país o número de casos de crianças e adolescentes diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Por consequência, muitos pais têm procurado o tratamento a seus filhos e, muitas vezes, buscado judicialmente que o Estado ou planos de saúde custeiem o tratamento em ABA, prescrito pelo médico. Com a demanda crescente para Analistas do Comportamento Aplicados ao campo do Autismo, e a ampla oferta de psicólogos no mercado, cada vez mais, profissionais que não possuem qualquer titulação de pós-graduação ou experiência comprovada de atuação sob supervisão em Análise do Comportamento Aplicada, atuam com ABA ao autismo.

“ABA é um Ciência aplicada do comportamento que pode ser utilizada para trazer soluções de problemas a fenômenos de relevância social, entre eles, o autismo. O clássico livro americano “Applied Behavior Analysis” de Cooper, Haron e Heward (2007), descreve cerca de 95 habilidades necessárias para a prática de tal profissional. Tais habilidades vão desde a realização de uma análise funcional apurada, passando por procedimentos de ensino e de mudança de comportamentos, até a forma de registro e avaliação de resultados. Portanto, o aprendizado de uma ciência além de complexo, tem de ser contínuo. A quem deseja atuar em uma ciência natural que se propõe a predizer comportamento e desenvolver repertórios comportamentais, cabe o enfrentamento de anos de estudo e dedicação que nunca devem se exaurir. Além disso, a atuação de modo competente é também resultado da experiência do profissional sob supervisão de um analista do comportamento experiente e esse quesito deve, também, ser considerado”, afirma a especialista em neuropsicologia e Analista do Comportamento Aplicada ao Autismo do Grupo Conduzir, Renata Michel.
Nos Estados Unidos, país com maior número de analistas do comportamento do mundo, foi criado há cerca de 30 anos a certificação denominada BCBA (Behavior Analyst Certification Board). Para obter esse certificado é exigido mestrado, horas de experiência (cerca de 1500), e, ao final, aprovação em um exame. O título do BCBA é reconhecido internacionalmente e tais critérios evidenciam a especificidade de conhecimentos necessários ao Analista do Comportamento. A adoção de um critério similar na realidade do nosso país faz-se cada vez mais necessária.

Tendo isso em vista, associações como a ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental), ACBr (Associação Brasileira de Análise do Comportamento) e o LAHMIEI (Laboratório de Aprendizagem Humana), inserido na estrutura administrativa do Departamento de Psicologia da UFSCar(Universidade Federal de São Carlos) recomendam na procura do Analista do Comportamento o nível de pós-graduação, o que pode mais claramente atestar sua qualificação profissional para atuação.
Como se trata de uma ciência, com produção de conhecimento ininterrupta, é também necessário que o Analista de Comportamento se mantenha constantemente atualizado. A Análise de Comportamento Aplicada (ABA) é a base para os tratamentos mais indicados para o TEA, segundo a Organização Mundial de Saúde. As mudanças recorrentes no campo da Educação Especial, principalmente a partir da década de 90, através das políticas de inclusão, deveriam fazer com que todos os profissionais refletissem sobre suas práticas e buscassem capacitação. É condição Sine Qua Non que os governos apoiem tais profissionais e auxiliem e oportunizem essas capacitações, pois não existe inclusão sem especialização”, afirma a Profa. Dra. Giovana Escobal, vice-coordenadora do Instituto LAHMIEI, da UFSCar.

Celso Goyos, cordenador do Instituto LAHMIEI, da UFSCar, afirma: “O melhor tratamento para o TEA, baseado em ABA, implica em início precoce, duração mínima de dois anos, intensidade de 30 a 40 horas por semana, e supervisão de um analista de comportamento capacitado e experiente. O tratamento é altamente complexo e exige uma integração dos recursos, envolvendo aplicadores (técnicos e profissionais da área da saúde ou educação), escolas e pais, e exige a supervisão capacitada e experiente”.

Rosane Cardoso Lacerda, administradora de empresas, tem um filho de 4 anos, que é tratado pela abordagem ABA há um ano. Ela comenta que chegou a procurar por tratamento em vários locais, que diziam ter a especialização na área, mas que na verdade não possuíam habilitação. Ela decidiu, então, pesquisar a fundo, exigir comprovação até encontrar o lugar ideal para o tratamento do filho: “O progresso no meu filho só se deu após ingressarmos no tratamento correto, em um local verdadeiramente especializado em ABA. Após isso, a evolução foi notória, tanto na postura dele, quanto na linguagem. Sem contar que ele adora as terapeutas, já criou um vínculo e afinidade por todo o carinho dedicado a ele ao longo do tempo.”
Por isso é importante que os pais estejam atentos. Procure apenas profissionais que tenham a especialização ou supervisão e um especialista em ABA. Dessa maneira, a evolução no tratamento da criança com TEA pode ser realmente vista nos resultados apresentados.

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Diabéticos chegou a receita para vocês, mas com moderação!

MUSSE DE CHOCOLATE
PREPARO 25 MINUTOS (+ TEMPO DE GELADEIRA) PARA 4 PESSOAS

HL0931D03 chocolate mousse pots_0075VALOR NUTRICIONAL POR PORÇÃO
• 5 g de gorduras totais
• 3,1 g de gorduras saturadas
• 744 kJ (178 cal)
• 26,9 g de carboidratos
• 5,3 g de proteínas
• 2,1 g de fibras
• 112 mg de sódio

50 g de chocolate amargo (mínimo 70% de cacau) picado
½ xícara (120 g) de ricota light em temperatura ambiente
¼ de xícara (55 g) de açúcar
3 colheres (chá) de cacau em pó sem açúcar
2 claras
125 g de framboesas frescas

Coloque o chocolate numa tigela média refratária. Sem deixar que o fundo da tigela encoste na água, leve-o ao banho-maria sobre uma panela média de água fervente em fogo brando, até derreter. Deixe esfriar por 10 minutos.
Leve a ricota, o açúcar e o cacau ao processador, e bata até obter um creme liso. Junte o chocolate derretido e bata até misturar bem.
À parte, bata as claras em neve na batedeira até formarem picos moles. Incorpore as claras em neve delicadamente à mistura de chocolate. Faça isso em 2 levas. Distribua a mistura em 4 tacinhas com capacidade de ½ xícara (125 ml). Cubra e leve à geladeira por 6 horas ou até a musse ficar firme.
Sirva a musse decorada com framboesas.
Dicas Se a ricota estiver muito gelada e o chocolate acabar endurecendo, leve-os ao micro-ondas por15 segundos para amolecer antes de incorporar asclaras em neve. Na geladeira, a musse se conservapor até 3 dias.

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Feira SP UP: Comida Viva Depois do sucesso do último domingo, feira anuncia data da próxima edição


A Terceira Edição da Feira SP USP, evento bimestral criado pelo portal e agência São Paulo Saudável em parceria da Liv Up, startup de alimentação saudável, reuniu no último domingo, 4 de junho, na Vila Madalena, produtores de alimentos fermentados, para celebrar e resgatar a cultura das técnicas alimentares, e apresentar um conceito de saudável além de modas. O sucesso foi tamanho que a nova data já está confirmada: 6 de agosto, no mesmo local — R.Mourato Coelho, 972, Vila Madalena. A diferença é que desta vez a quarta edição que se aproxima não será exclusiva sobre fermentação, porém os organizadores já afirmaram que o tema aparecerá sempre em edições especiais anuais.
Em novembro de 2015 as duas empresas se uniram para criar uma feira de pequenos produtores de itens artesanais. Depois do sucesso das duas primeiras edições, foi a vez do evento ganhar um tema especial — a fermentação —, que contou com co-curadoria da Companhia dos Fermentados, micro-empresa de alimentação especializada no setor. 
Pão, chocolate, café, vinho, Kimchi, alho negro, kombucha... A feira com clima de festa mostrou para um público de mais de mil pessoas os alimentos quotidianos que fazem uso da fermentação, junto com novidades para o paladar brasileiro através de 24 produtores artesanais. Entre os destaques estava a micro-panificadora Leveda, que trabalha com pães e doces fermentados com levain; a gelateria artesanal Gelato Boutique que levou sorvete feito com kefir (espécie de iogurte); o restaurante Enoteca Saint Vinsaint que levou uma seleção dos vinhos naturais para serem vendidos pela garrafa ou taça; além de 3 diferentes produtores de kombuchá (bebida de chá fermentado que está sendo redescoberta no cenário paulistano).
“A fermentação é uma técnica de processamento e conservação de alimentos milenar e permeia todas as tradições gastronômicas. Todos nós comemos alimentos fermentados diariamente, como o pão e o café, no entanto a cultura da fermentação vem se perdendo não apenas com o esquecimento de receitas menos populares, mas principalmente com a aceleração dos processos da indústria alimentícia. Ainda se come pão, mas não de fermentação natural e lenta, e sim com fermento químico e instantâneo. Ao se perder o ingrediente principal dessa técnica — o tempo — perde-se também sabor, qualidade e saúde. Em um momento de modas alimentícias queremos recuperar uma visão de saudável que se apoia na cultura alimentar, e no saudável autêntico”, diz Letícia Genesini, uma das fundadoras do São Paulo Saudável sobre a escolha do tema.

"Hoje, o uso intensivo da fermentação é um movimento contra uma alimentação que infantiliza, porque nos entrega produtos sempre conhecidos, sempre óbvios, que pecam não só pela queda na saúde e qualidade de vida da população mundial, como abandono da riqueza da tradição e patrimônios culturais, lidando com menos e mais pobres opções de produtos, em detrimento de variadas técnicas, culturas e costumes", reforçam Fernando e Leonardo, criadores da Companhia dos Fermentados, e co-curadores do evento. 
Também fez parte do evento um ciclo de mini palestras gratuitas sobre a fermentação que estarão disponíveis do canal do Youtube do São Paulo Saudável.

Para saber os próximos eventos do São Paulo Saudável é só seguí-los pelo site e redes sociais.

SÃO PAULO SAUDÁVEL
O São Paulo Saudável é um portal que facilita a vida dos paulistanos adeptos da vida saudável, organizando e divulgando toda a agenda relacionada ao universo na cidade. De treinos a cursos, restaurantes e feiras, queremos compartilhar inteligência e contribuir para que mais pessoas possam viver um novo ponto de vista: o saudável autêntico.

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Prefeitura convoca 54 novos médicos para reforçar o sistema de saúde na Capital


saúde em geral
Atualização diária  7 de junho de 2017
NOTÍCIAS
Saúde pública inicia dia 12 vacinação geral contra a gripe em cidade de MS
A Secretaria de Saúde de Itaquiraí, cidade a 400 km de Campo Grande, anunciou hoje (6) que vai ampliar para toda a população a campanha ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Unidade Luís de Camões reinaugura como Centro de Saúde do Idoso
A Unidade Básica de Saúde Luís de Camões dispõe de dois geriatras, um clínico geral, uma assistente social, dois enfermeiros, dois técnicos de ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Prefeitura convoca 54 novos médicos para reforçar o sistema de saúde na Capital
Conforme a publicação são 30 médicos plantonistas: clínico geral, 1 médico plantonista clínico geral especialista em Saúde Mental; 16 médicos ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Ana Rocha e o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE: “Não é uma revolução ...
Ana Rocha e o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE: ... Especificamente, no que respeita aos dados relativos à saúde e sempre ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Dono de plano de saúde é preso em BH por estelionato e vários outros crimes



saúde em Belo Horizonte/MG
Atualização diária  7 de junho de 2017
NOTÍCIAS
Dono de plano de saúde é preso em BH por estelionato e vários outros crimes
O suspeito comandava o Convênio de Profissionais Liberais do Estado de Minas Gerais (Ceplemg), acusada de oferecer planos de saúde a pessoas ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Quarta dia de boleto pago, enviado para o Google AdWords e o serviço não é prestado, sequer o dinheiro aparece na conta

A Google, Adwords e AdSense, essa piorou, enrola os blogueiros anos seguidos, não respeitam o cidadão, o clientes. Fazem o que bem querer respaldados em rapazes e moças "burocratas"

ARTIGO

Google empresa bilionária em dólares. No Brasil reina soberana. A Google Adwords e a Google Adsense, não respeitam seus clientes em hipótese alguma. Seu atendimento é um dos mais burocráticos que se pode imaginar na Revolução Tecnológica. Não possuem supervisores e sequer coordenadores. Rapazes e moças que recebem títulos de especialistas dão a palavra final, esperar e pronto.

Conforme podem visualizar na foto foi feito pagamento de R$ 40,00 para a Google Adwords, onde a empresa, manda, sempre no outro dia, comprovante onde acusa o recebimento. Mas, de uns tempos para cá, não colocam o crédito em sua conta corrente devido ter sido pago com boleto. Alegam, o que é uma mentira, o boleto pago através de código de barra cai na conta do beneficiado no dia seguinte. Por isso, o email com aviso de recebimento.

Mesmo, depois de constatar isso e ligar para pedir solução, sem êxito, pedir para falar com coordenador ou supervisor sem êxito. Mandam ao cliente um formulário para reclamar. Mas, antes querem cópia do pagamento. É muita incoerência, pois a própria empresa acusou o pagamento e enviou email. Mesmo ao mandar esse comprovante a empresa não colocar o crédito em sua contra através de bônus ou pelo comprovante. O medo de levar calote de R$ 40,00 da Google ou a inércia de seus especialistas é tão grande que motivou essa matéria.


Nesse print você pode ver valor zerado e pago desde sexta feira, o culpado é o cliente, nunca tem razão com a Google e seus meninos(as) especialistas treinados para lhe enrolar

São pedidos 24 horas para revisar anúncios. Quase sempre esse tempo não é cumprido e fazem a revisão de forma primária e quase sempre, parece que para revoltar mesmo, o cliente, não aceitam até mesmo se colocar letras maiúsculas no anúncio. Não pode colocar telefone no anúncio. São tantas exigências, na maioria, cerceadores do Direito a Liberdade do cliente e de seu cliente, que é de se pensar que a Google respeita a Constituição dos países que aceita sua empresa. Não, a Google possui sua própria Constituição, a última palavra é as normas, é a burocracia Google.

O AdSense, que a Google alega ser terceirizada, não paga blogueiro, não registra blogueiro, obviamente para não pagar. Enfim, coloca anúncios nos blogs e sites. Mas, não paga um centavo para os proprietários intelectuais que trabalham para a Google e para AdSense, de graça, nem no escravagismo, era precisa dar abrigo e comida para o escravo. Quem tem blog na Google, não recebe nada, absolutamente nada, além de burocracia de atendimento estiolado que é para resolver nada e para responder pesquisa, quando não resolvem, não fazem pesquisa para não receber Zero.

Agora, o Brasil, possui a Anatel que regula as empresas de Telecomunicações. Já a Google, é uma empresa dentro da Internet, não sei se com o Marco Zero, que regula a internet, pode haver algum tipo de controle. A Google reina soberana e absoluta, não tem que prestar contas para ninguém e seu dinheiro pode ficar desvalorizado. Ou melhor, você compra um produto da Google e leva o produto para casa somente depois de quatro dias úteis. É apenas no Brasil que eles reinam assim, absolutista, escondidos atrás de "meninos e meninas" bem treinados para lhe tirar do sério e lhe enrolar.




Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

São Paulo avança por Maicosuel e pagará R$ 3,6 milhões ao Atlético-MG

Esportes
Atualização diária  7 de junho de 2017
NOTÍCIAS
Tentando embalar no Brasileiro, Fluminense recebe o Atlético-PR
Embalado pelo triunfo de 2 a 1 sobre o Vitória, o Fluminense busca ganhar corpo no Campeonato Brasileiro nesta terça-feira, quando recebe o Atlético-PR no Maracanã, às 20 horas (de Brasília), pela quinta rodada da competição. O Tricolor soma nove ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
São Paulo avança por Maicosuel e pagará R$ 3,6 milhões ao Atlético-MG
Está quase tudo certo! São Paulo e Atlético-MG acertam os últimos detalhes da venda de Maicosuel. O meia-atacante de 30 anos fechará por três anos com o clube do Morumbi, conforme apurado pela Goal Brasil. A venda de Maicosuel para o time de ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Interesse em Maicosuel mostra como o São Paulo está perdido
A derrota para a Ponte Preta ainda estava fresca quando a notícia surgiu. O São Paulo está de olho em Maicosuel. Aliás, segundo informações preliminares, o clube está bem perto de anunciar sua contratação. Valores são estipulados nas redes sociais, ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Wanderson sofre concussão após choque com Renato; lateral do Flu pede desculpas
Zagueiro do Atlético-PR é encaminhado consciente para hospital no Rio de Janeiro e time termina jogo com um a menos. Técnico Eduardo Baptista dispara: "Nocaute de UFC". Facebook · Twitter ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Abel aceita empate e fala sobre Calazans: "Não resolverá os problemas"
Abel Braga foi realista na entrevista coletiva após o 1 a 1 com o Atlético-PR, na noite desta terça-feira, no Maracanã. Com o empate, o Tricolor desperdiçou a oportunidade de assumir provisoriamente a liderança do Brasileirão. O técnico aceitou o ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Zagueiro sai de ambulância, Ceifador passa em branco, e Flu empata com Atlético-PR em casa
O Fluminense recebeu o Atlético-PR no Maracanã pela abertura da quinta rodada do Campeonato Brasileiro e ficou no empate por 1 a 1. Depois de ter marcado nos quatro jogos anteriores e ter alcançado a artilharia com seis gols, Henrique Dourado ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Fluminense abre quinta rodada com foco em assumir liderança do Campeonato Brasileiro
Por conta do clássico Rio-São Paulo entre Vasco e Corinthians, a partida entre Fluminense e Atlético Paranaense foi antecipada para esta terça-feira (6), válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Em boa fase no torneio, o Tricolor buscará a ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Dorival acha "maldosas" dúvidas de conselheiros do Santos: "Muita fofoca"
Foram dois anos dirigindo o Santos, e Dorival Júnior acabou demitido do clube na quarta rodada do Brasileiro depois de um mau início. Mas a saída do treinador não teria sido marcada apenas pelos resultados, mas também por desgaste dentro do clube.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Esperança vem de casa
Passando por uma turbulência nesse início de Série B, conquistando apenas 2 pontos em 12 disputados, o Goiás busca sua primeira vitória na competição hoje. O adversário é a equipe do Santa Cruz, a bola vai rolar no Serra Dourada a partir das 20h30.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Para Marcelo Barreto, Éverton Ribeiro reforça bem Fla mas aumenta pressão
A chegada foi com festa, digna de um superastro. Éverton Ribeiro apresentou-se nesta terça-feira como o mais novo reforço do Flamengo e diante de grande expectativa da torcida, que, após a eliminação da Libertadores, vê no Brasileirão e na Copa do ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Abandonada pelo SUS, adolescente espera 1 ano e meio por cirurgia de escoliose, iguais a ela, infelizmente...

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Ministério manda recolher dez ma...