Feira SP UP: Comida Viva Depois do sucesso do último domingo, feira anuncia data da próxima edição


A Terceira Edição da Feira SP USP, evento bimestral criado pelo portal e agência São Paulo Saudável em parceria da Liv Up, startup de alimentação saudável, reuniu no último domingo, 4 de junho, na Vila Madalena, produtores de alimentos fermentados, para celebrar e resgatar a cultura das técnicas alimentares, e apresentar um conceito de saudável além de modas. O sucesso foi tamanho que a nova data já está confirmada: 6 de agosto, no mesmo local — R.Mourato Coelho, 972, Vila Madalena. A diferença é que desta vez a quarta edição que se aproxima não será exclusiva sobre fermentação, porém os organizadores já afirmaram que o tema aparecerá sempre em edições especiais anuais.
Em novembro de 2015 as duas empresas se uniram para criar uma feira de pequenos produtores de itens artesanais. Depois do sucesso das duas primeiras edições, foi a vez do evento ganhar um tema especial — a fermentação —, que contou com co-curadoria da Companhia dos Fermentados, micro-empresa de alimentação especializada no setor. 
Pão, chocolate, café, vinho, Kimchi, alho negro, kombucha... A feira com clima de festa mostrou para um público de mais de mil pessoas os alimentos quotidianos que fazem uso da fermentação, junto com novidades para o paladar brasileiro através de 24 produtores artesanais. Entre os destaques estava a micro-panificadora Leveda, que trabalha com pães e doces fermentados com levain; a gelateria artesanal Gelato Boutique que levou sorvete feito com kefir (espécie de iogurte); o restaurante Enoteca Saint Vinsaint que levou uma seleção dos vinhos naturais para serem vendidos pela garrafa ou taça; além de 3 diferentes produtores de kombuchá (bebida de chá fermentado que está sendo redescoberta no cenário paulistano).
“A fermentação é uma técnica de processamento e conservação de alimentos milenar e permeia todas as tradições gastronômicas. Todos nós comemos alimentos fermentados diariamente, como o pão e o café, no entanto a cultura da fermentação vem se perdendo não apenas com o esquecimento de receitas menos populares, mas principalmente com a aceleração dos processos da indústria alimentícia. Ainda se come pão, mas não de fermentação natural e lenta, e sim com fermento químico e instantâneo. Ao se perder o ingrediente principal dessa técnica — o tempo — perde-se também sabor, qualidade e saúde. Em um momento de modas alimentícias queremos recuperar uma visão de saudável que se apoia na cultura alimentar, e no saudável autêntico”, diz Letícia Genesini, uma das fundadoras do São Paulo Saudável sobre a escolha do tema.

"Hoje, o uso intensivo da fermentação é um movimento contra uma alimentação que infantiliza, porque nos entrega produtos sempre conhecidos, sempre óbvios, que pecam não só pela queda na saúde e qualidade de vida da população mundial, como abandono da riqueza da tradição e patrimônios culturais, lidando com menos e mais pobres opções de produtos, em detrimento de variadas técnicas, culturas e costumes", reforçam Fernando e Leonardo, criadores da Companhia dos Fermentados, e co-curadores do evento. 
Também fez parte do evento um ciclo de mini palestras gratuitas sobre a fermentação que estarão disponíveis do canal do Youtube do São Paulo Saudável.

Para saber os próximos eventos do São Paulo Saudável é só seguí-los pelo site e redes sociais.

SÃO PAULO SAUDÁVEL
O São Paulo Saudável é um portal que facilita a vida dos paulistanos adeptos da vida saudável, organizando e divulgando toda a agenda relacionada ao universo na cidade. De treinos a cursos, restaurantes e feiras, queremos compartilhar inteligência e contribuir para que mais pessoas possam viver um novo ponto de vista: o saudável autêntico.

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Lula desembarca em BH nesta sexta para inauguração de fábrica de insulina melhor seria de vacina para Meningite e melhoria na Economia nacional e Justiça

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Outorgado pela Anatel para o SCM...