Rio inicia vacinação de meninas contra HPV



Jornal do Brasil
Rio inicia vacinação de meninas contra HPV
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro começou nesta terça-feira (1º) a campanha de vacinação de meninas de 9 a 13 anos contra o ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Saúde investiga morte de bebê com microcefalia em hospital do DF
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou nesta terça-feira (1º) que investiga a morte de um bebê com microcefalia em um hospital particular ...

Jornal de Saúde e Google informam:Escorpiões em Belo Horizonte segundo Secretaria Estadual em janeiro-fevereiro com 2.543 registros


jornal de saude
Atualização assim que ocorre 1 de março de 2016

NOTÍCIAS


Super Notícia

FIQUE ATENTO
Segundo dados da Secretária Estadual de Saúde, do dia 1º de janeiro deste ano ao dia 23 de fevereiro, 2.543 casos foram registrados no Estado.
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Jornal Floripa

Abandonado pela mãe, saúde do bebê com hidrocefalia é grave
Um bebê de cinco meses de idade com hidrocefalia abandonado pela mãe na maternidade Evangelina Rosa, em Teresina, no dia 6 de janeiro desse ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Teresina é a 3ª capital que mais gasta com saúde no Brasil
Já Teresina se destaca por ser a terceira capital que mais gasta com o saúde, no valor de R$ 2,91 per capita. Os dados foram coletados em parceria ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Com 35 nos morre em academia de Fitness de parada cardiorespiratória

É preciso antes de mais nada a pessoa saber seu limite, o dia que está bem ou não, sua vontade. Os acidentes em academias como essa onde um rapaz de 35 anos perdeu a vida é simplesmente alarmante.

Não é natural, normal, mesmo que tenha acompanhamento médico, fisioterapeuta e de preparador físico, ou educador físico, não que eles sejam culpados, a academia seja culpada, nada disso. É que ninguem sabe quando vai ter uma parada cardiorespiratória e o que temos a indicar é o bom senso.

Desde a noite passada, se mal dormida, noites anteriores, alimentação, excesso u diminuição de vitaminas e sais mineiras, diminuídos abruptamente e sempre avaliar nós mesmo que sabemos o que se passa conosco. Afinal exercicios podem aguardar, podem ser feitos no mês que vem, no ano que vem ou nunca mais. A vida, a preservação da vida é mais importante.


Leia mais http://www.istoe.com.br/reportagens/447656_HOMEM+DE+35+ANOS+MORRE+EM+ACADEMIA+APOS+TREINO+DE+CROSSFIT

Divulgação não paga: lançamento de novo Kit para identificar Zika é brasileiro

Lançada união para desenvolvimento do primeiro kit para diagnóstico dos vírus Zika, Dengue e Chikungunya do Brasil
 
Lançada união para desenvolvimento do primeiro kit para diagnóstico dos vírus Zika, Dengue e Chikungunya do Brasil
Tecnologia brasileira irá detectar se a pessoa já teve o vírus e se, possivelmente, está imune a ele.
De acordo com os pesquisadores, serão necessários, inicialmente, 200 mil testes em todo o Brasil para auxiliar no controle da epidemia de Zika.



     O Brasil ganhará nos próximos meses um novo kit de teste rápido para identificar, em até 15 minutos, se uma pessoa já foi infectada pelo vírus Zika, Dengue e Chikungunya. A tecnologia totalmente nacional está sendo desenvolvida através da parceria da empresa de alta tecnologia FK-Biotecnologia S.A. – divisão de diagnósticos, de Porto Alegre, do Laboratório Farmacêutico do Rio Grande do Sul - LAFERGS, da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico – BAHIAFARMA, e do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco – LAFEPE. O lançamento da parceria foi na tarde desta terça-feira, 1º/03, em Porto Alegre.
    De acordo com os pesquisadores, a tecnologia consiste em coletar o sangue do paciente com uma lanceta no dedo da mesma forma que um teste de glicose. A amostra de sangue é coletada automaticamente e separada. Ao reagir com diferentes componentes (antígenos e anticorpos) produz um resultado que pode ser lido visualmente, semelhante aos testes de gravidez de farmácia. Após 15 minutos, um painel irá demonstrar se a pessoa já teve contato ou está infectada com algum dos três vírus. "Resultados positivos para qualquer um dos vírus poderá determinar a imunidade da pessoa para aquele vírus. Esse conhecimento poderá auxiliar no manejo de gestantes ou mulheres que desejam engravidar, por exemplo," avalia o médico e pesquisador da PUC/RS, Fernando Kreutz, diretor-presidente do Grupo FK-Biotec, holding de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que atua nas áreas de biotecnologia e nanotecnologia. Na divisão de diagnósticos, possui expertise no desenvolvimento, validação e produção de imunoensaios, em especial testes imunocromáticos (testes rápidos).
   Para a o desenvolvimento do produto, será constituído um Grupo Executivo composto por dois representantes de cada parte, com a finalidade de conduzir um estudo inicial de maneira conjunta. O prazo para apresentação da proposta de desenvolvimento da ferramenta será de 90 dias. E, em até nove meses, disponível para a população.
   O objetivo é disponibilizar o kit para a rede pública, através de uma possível Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP), além de suprir também o mercado privado.
   Para o presidente do LAFEPE, José Fernando Uchôa, os laboratórios se uniram no sentido de dar respostas mais ágeis para a população. "Esse é um movimento crescente". Francis Reisdorfer, diretor de Qualidade da BAHIAFARMA, acrescenta que a parceria vem ao encontro de fazer essa rede em todo o país, otimizando os recursos e dividindo conhecimento entre os laboratórios.
    Com investimentos em torno de R$ 5 milhões, os pesquisadores ressaltam a importância do desenvolvimento de uma tecnologia nacional para esse diagnostico. "A importância se dá pelas características locais da epidemia, que é diferente de outros países. Além disto, dispor de tecnologia no país para atender este tipo de epidemia é fundamental para a soberania tecnológica do Brasil".
   Os resultados do trabalho conjunto poderão ser transformados em proposta de parceria nos moldes dos projetos de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP), podendo inclusive ser encaminhado ao Ministério da Saúde para avaliação.
    Segundo Paulo Mayorga, Diretor do LAFERGS e presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob), todas as partes reconhecem a existência de uma janela de oportunidades para o desenvolvimento de ferramentas para o combate ao Aedes Aegypti, e o caráter estratégico para a saúde pública de soluções tecnológicas de diagnose rápida para a infecção epidêmica pelo ZIKA.     "Reconhecemos a sinergia e potencialidade de uma atuação conjunta em prol de pesquisa e desenvolvimento para diagnose de infecção pelo ZIKA, bem como, reconhecemos a importância da interação cada vez maior entre os setores geradores do conhecimento e os usuários das novas tecnologias, " diz Mayorga sobre o entendimento para a união entre as quatro instituições envolvidas.
     De acordo com os pesquisadores, serão necessários inicialmente 200 mil testes em todo o Brasil para auxiliar no controle da epidemia de Zika.

Sobre o Grupo FK-Biotec

    Ao longo de 15 anos de atuação, o Grupo FK- Biotec é considerado pioneiro no setor de biotecnologia do Brasil. Está à frente de importantes projetos, como da vacina anti-câncer, dos testes imo-diagnósticos, nano-cosméticos, bio-fármacos e, também do lançamento do primeiro larvicida biológico do país para uso doméstico.
Na divisão de diagnósticos, tem pesquisas em andamento para detecção de HIV e outras doenças infecciosas e autoimunes.
O Grupo FK atua com pesquisadores próprios e através de parcerias com universidades de todo o Brasil, como HC/USP, UNB, PUCRS, UFRGS e Feevale. Conta ainda com o apoio do Finep, CNPQ e Capes.

    LAFERGS, BAHIAFARMA e LAFEPE são os laboratórios oficiais dos estados do Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco. Possuem como missão a promoção do acesso a produtos estratégicos pra o SUS, com capacidade de absorver novas tecnologias inclusive na área de diagnóstico. Estão fortemente inseridos na política do complexo industrial da saúde, sendo que o Lafergs está orientando sua vocação para a área de produtos para saúde. O diretor do Lafergs e presidente da Alfob, Paulo Mayorga, ressalta que este tipo de cooperação coloca os laboratórios oficiais na esteira da inovação, valorizando a cooperação entre produtores públicos e privados fortalecendo o complexo industrial da saúde.

Jornal de Saúde e Google informam: Greve de enfermeiros em Recife-PE- estado onde microcefalia mais tem casos


Epicentro da microcefalia, Recife pode ter paralisação de enfermeiros
Em estado de greve desde o dia 17, cerca de 700 enfermeiros da rede municipal de saúde do Recife -capital do Estado epicentro dos casos de ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Líderes adiam para próxima semana PEC da saúde e decreto sobre dívida dos estados
Os líderes partidários decidiram adiar para a próxima semana a votação de dois itens polêmicos da pauta: o projeto de decreto legislativo (PDC) ...

O Estado voraz, mesquinho e corrupto brasieiro fecha empresas, acaba com sonhos, enterra famílias

A importância do pré-natal para evitar o Zika Vírus com sistema imunológico forte


jornal de saude
Atualização assim que ocorre 1 de março de 2016


NOTÍCIAS


O Tempo

Nova caderneta da gestante orienta sobre prevenção a Aedes aegypti
Em meio à epidemia do vírus Zika no país, a nova versão da Caderneta da Gestante, recém-lançada pelo Ministério da Saúde, traz informações ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



NE10

Microcefalia: sobe para 215 o número de casos confirmados em Pernambuco
Desses, 649 casos (38,8%) atendem aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), que identifica a malformação congênita em bebês ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Jornal Opção

Aparecida de Goiânia confirma primeiro caso de zika vírus em gestante
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia confirmou na última segunda-feira (29/1) o primeiro caso de gestante infectada com ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Super Notícia

Zona da mata
O óbito por complicação da doença foi confirmado nesta segunda-feira (29) após investigações da Secretaria de Vigilância em Saúde (SSVS).

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, sustentou durante coletiva avaliação sobre Zika Vírus


jornal de saude
Atualização assim que ocorre 1 de março de 2016


NOTÍCIAS


Estadão
Microcefalia: governo e sete estados divergem sobre casos confirmados
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, sustentou durante coletiva realizada há ... A reportagem foi veiculada no Jornal das 16 horas da Globonews, com ... No boletim do Ministério da Saúde, no entanto, MG aparece com zero casos ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



O Tempo
Receita tem regra mais rígida para profissionais liberais
É que profissionais da saúde – médicos, psicólogos, odontólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais – e advogados terão de especificar ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Globo.com
Falta de vacinas em postos de saúde preocupa moradores do Sul de Minas
A falta de vacinas em postos de saúde do Sul de Minas tem deixados pais preocupados nas cidades da região. Em Pouso Alegre, por exemplo, falta ...

Jornal de Saúde e Google informam: Cuidado com acidentes domésticos podem complicar

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia alerta sobre acidentes domésticos
Acidentes domésticos podem ocorrer a qualquer momento, principalmente quedas entre idosos e crianças. Devido à relevância do tema, ...

As mulheres estão fumando mais do que os homens será?



Jornal de Negócios - Portugal
Eles estão a fumar menos, elas mais
Mas o estudo apresentado pela Direcção-geral da Saúde também destaca pontos positivos. Por exemplo, nos últimos nove anos, o número de ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Hoje em Dia
Empresário morre e família denuncia negligência na saúde de Contagem
O caso chamou a atenção nas redes sociais e causou indignação entre os moradores de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, que ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



O Dia Online
Organização Mundial da Saúde esclarece boatos sobre Zika e microcefalia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, nesta segunda-feira (29), uma nota informativa que esclarece rumores sobre o vírus Zika e a ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Jornal Extra
Hospital aceita devolver valor desviado de plano de saúde do Correios
Com relação à matéria “Plano de saúde do Correios pagou prótese peniana ... Dessa forma, demonstramos abaixo que o exemplo citado pelo jornal ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Jornal Extra
Instituto do Cérebro vai atender bebês com microcefalia e grávidas
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) pelo secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, junto com o diretor médico do instituto, ...

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Ministra da Saúde, Nisia Trindade força os ratos a deixarem a Saúde e os que não pulam no mar ela joga: demitido

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Outorgado pela Anatel para o SCM...