FRAUDES CORPORATIVAS AFETARAM 69% DAS EMPRESAS DE SAÚDE, MEDICAMENTOS E BIOTECNOLOGIA

FRAUDES CORPORATIVAS AFETARAM 69% DAS EMPRESAS DE SAÚDE, MEDICAMENTOS E BIOTECNOLOGIA

Aumento da terceirização e das operações offshore estão entre os principais motivos para o aumento das fraudes nestes setores.
De acordo com a última edição do Global Fraud Report, da Kroll, líder mundial em soluções de risco, mais de dois terços (69%) das empresas do setores de saúde, medicamentos e biotecnologia foram vítimas de algum tipo de fraude. Os resultados mostram que os tipos mais comuns de fraude nestes setores referem-se à gestão de conflito de interesses (17%) na área de saúde, sendo este o segundo maior número de empresas entre todas as que foram consultadas. Em seguida, vêm os casos de fraudes resultantes do roubo de ativos físicos ou em estoque (14%) e falhas de compliance (14%). Mais de uma a cada dez empresas (13%) do setor sofreu alguma fraude relacioanda ao roubo de propriedade intelectual, sendo este o maior número entre todas os setores pesquisados.
Estes números fazem parte da pesquisa encomendada pela Kroll à Economist Intelligence Unit, em nível global, sobre a fraude e seus efeitos nos negócios. Um total de 768 executivos de nível sênior participou da pesquisa, de diversas indústrias, incluindo Serviços Financeiros, Serviços Profissionais, Varejo e Atacado, Tecnologia, Mídia e Telecomunicações, Saúde e Farmacêuticos, Viagens, Lazer e Transportes, Bens de Consumo, Construção, Engenharia e Infraestrutura, Recursos Naturais e Manufatura.
A pesquisa também mostra que quatro a cada cinco (78%) empresas dos setores de saúde, medicamentos e biotecnologia disseram que sua exposição a fraudes aumentou em 2014. Os principais motivos foram a alta rotatividade (28%) e o aumento da terceirização e de operações offshore (19%), sendo este um caminho fácil para o roubo de propriedade intelectual. Embora 19% tenham reportado o aumento na terceirização e nas operações offshore, apenas 18% disseram incrementar a proteção de propriedade intelectual este ano.
Snežana Gebauer, diretora do escritório da Kroll em São Paulo, diz: “Um dos resultados mais reveladores do relatório é o quanto as empresas estão se sentindo vulneráveis às fraudes. De um jeito ou de outro, o fantasma da fraude surge em todas as relações de negócios. O que o relatório da Kroll põe em evidência é que, com frequência, a fraude é um “trabalho interno” e que as empresas devem buscar tanto nas relações internas e externas se elas são mais eficientes para a proteção do seu dinheiro, de sua propriedade e de seus dados”, diz a executiva.
O relatório mostra que as empresas do setor de saúde não estão tomando medidas quanto à exposição aos riscos de fraudes, com apenas 36% das empresas informando que vão investir em controles de gestão este ano.
“Enquanto a tecnologia possibilitou novas maneiras de se cometer uma fraude, nosso trabalho diário com os clientes confirma o que o relatório também revela – o roubo, o suborno e a propina ainda são efetivas e generalizadas. Com a natureza humana sendo o que é, a fraude sempre estará ao nosso lado, quer ela ocorra no escritório da empresa ou em algum lugar no mundo da cadeia de suprimentos. No entanto, existem diversas estratégias, recursos e melhores práticas disponíveis para as empresas que podem ajudá-las a proteger a si próprias e seus investimentos”, conclui Snežana.
Porcentual de empresas do setor afetadas por diferentes tipos de fraude
 
Tipo de Fraude
Porcentual de empresas afetadas
Gestão de conflito de interesses
17%
Falhas de Compliance
14%
Roubo de ativos físicos
14%
Roubo de propriedade intelectual
13%
Fraudes ligadas a fornecedores ou às áreas de abastecimento e compras
11%
Roubo de informações
10%
Fraude financeira interna
8%
Corrupção e suborn
7%
Desapropriação dos fundos da empresa
6%
Lavagem de dinheiro
1%
Conluio de mercado
1%
O Global Fraud Report 2015, da Kroll, inclui uma análise completa e detalhada da indústria que abrange uma série de categorias de fraudes e regiões. Para obter uma cópia, acesse o site http://www.kroll.com/global-fraud-report

Quais as complicações da cirurgia de catarata?

Quais as complicações da cirurgia de catarata?


Quando ocorrem complicações decorrentes da cirurgia de catarata, a maioria delas são menores e podem ser tratadas com sucesso com medicamentos ou com uma cirurgia adicional


As complicações da moderna cirurgia de catarata são poucas. A cirurgia de catarata é um dos procedimentos cirúrgicos mais frequentes, seguros e realizados no mundo todo. De acordo com a Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa (ASCRS), 3 milhões de americanos são submetidos à cirurgia de catarata por ano, com uma taxa de sucesso global de 98% ou mais. Além disso, um estudo recente com mais de 200.000 beneficiários do Medicare (sistema de saúde americano) que foram submetidos à cirurgia de catarata, entre 1994 e 2006, revelou que 99,5% dos pacientes não tiveram complicações operatórias graves e o risco de complicações graves diminuiu com os avanços em ferramentas e técnicas cirúrgicas.

No entanto, no Brasil, as últimas notícias sobre um mutirão de catarata mal sucedido, no estado de São Paulo, assustaram a população. Conversamos com o  oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares, que lançou, recentemente, o livro Cirurgia de Catarata com Femtosegundo, CICAFE, pela editora Cultura Médica, visando esclarecer dúvidas e temores sobre o procedimento.

Segundo Centurion, “ao longo dos anos, a cirurgia de catarata foi um dos procedimentos médicos que mais evoluiu no mundo. Prova disso é que há algumas décadas a cirurgia era realizada sob anestesia geral e o paciente permanecia internado por cerca de cinco dias. Com muita sorte, após o procedimento, ele ainda usaria os famosos óculos ‘fundo de garrafa’. Durante muito tempo, nós, oftalmologistas modernos, desfrutamos da fusão de todas as tecnologias e de todo o conhecimento acumulado por diversas culturas e passamos a dominar a técnica do que denominávamos ‘moderna cirurgia de catarata’. Em 2013, tudo o que estava consolidado no campo do conhecimento da cirurgia de catarata mudou, exigindo muito mais habilidade e conhecimento científico do cirurgião e mais atenção do paciente na escolha do método a ser usado”, explica o médico.

O cirurgião ocular refere-se à introdução da tecnologia femtosegundo no Brasil, cujo refinamento cirúrgico é a obtenção de um equivalente esférico refracional pós-operatório de + 0,50 dioptrias e um índice de satisfação subjetivo acima dos 95% dos pacientes operados de catarata e/ou cirurgia refrativa intraocular.

No livro, Virgílio Centurion propõe uma reflexão sobre a cirurgia de catarata. “Após a leitura do livro, o oftalmologista deve refletir sobre a adoção e o emprego das novas tecnologias. O femtosegundo se propõe a melhorar o índice de satisfação dos pacientes por meio de aumento da previsibilidade refracional e melhoria da técnica da cirurgia de catarata, buscando maior segurança com índice mínimo de efeitos colaterais. Porém, devemos considerar que é uma tecnologia em evolução inicial, diferentemente da facoemulsificação. Será preciso adotar o femtosegundo ainda na residência médica? Será melhor adotar a tecnologia após adquirir alguns anos de experiência? Em todas as situações, minha recomendação é adotar, aprender, sair da zona de conforto, ou em breve, o próprio profissional pode estar fora do mercado”, defende o médico.

Complicações

Confira, a seguir, a entrevista com Virgílio Centurion sobre os riscos e as complicações da cirurgia de catarata:

01)                      Quais são as complicações pós-operatórias mais comuns decorrentes da cirurgia de catarata?

Virgílio Centurion -  Uma das complicações da cirurgia de catarata mais comuns é uma opacificação da cápsula posterior também chamada de OCP. Embora algumas pessoas denominem a OCP de "catarata secundária", ela realmente não é uma catarata. Uma vez que uma catarata é removida, ela não volta. Durante a cirurgia de catarata, o cirurgião irá remover a lente natural turva do olho (a catarata) e substituí-la por uma lente intraocular (LIO). Grande parte da membrana transparente fina que circunda a lente natural (chamada de cápsula da lente) é deixada intacta durante a cirurgia e a LIO é implantada dentro dela. Quando a catarata é removida, o cirurgião faz todos os esforços para manter a integridade da cápsula do cristalino, e, normalmente, a visão do paciente, após a cirurgia de catarata, é muito clara. No entanto, em cerca de 20% dos pacientes, a parte posterior da cápsula torna-se turva algum tempo após a recuperação da cirurgia de catarata ou mesmo meses mais tarde, causando OCP. A opacificação da cápsula posterior da lente ocorre porque as células epiteliais remanescentes, após a cirurgia de catarata, cresceram na cápsula. Em alguns casos, se progride de forma significativa, a visão pode ser pior do que era antes da cirurgia de catarata.

02)                      E como é tratada a opacificação da cápsula posterior?

Virgílio Centurion – O laser YAG pode tratar a opacidade da cápsula posterior de maneira segura, eficaz e indolor. O procedimento leva apenas alguns minutos e é totalmente indolor; nem desconforto ocorre no pós-operatório. Na sequência de uma capsulotomia YAG, o paciente pode retomar suas atividades normais imediatamente. Ele pode relatar moscas volantes depois do procedimento, mas elas provavelmente vão desaparecer dentro de algumas semanas. Uma vez que o laser YAG remove a zona central da cápsula posterior turva, por trás da lente intraocular, a condição não pode voltar. Assim, o tratamento a laser é necessário para eliminar definitivamente a perda de visão causada pela opacificação da cápsula posterior, após a cirurgia de catarata.

03)                      Outro exemplo de complicação da cirurgia de catarata são as lentes intraoculares  mal posicionadas ou deslocadas. Por que isso ocorre?

Virgílio Centurion – Se a lente intraocular se deslocar, a acuidade visual do paciente pode diminuir substancialmente. Mas como uma lente intraocular pode se deslocar ou ficar mal posicionada? Na maioria das cirurgias de catarata, a lente intraocular é colocada no interior do "saco capsular", que contém a lente natural turva ou a catarata do olho. Os oftalmologistas fazem todas as tentativas para manter a integridade do saco capsular de modo que a lente intraocular possa ser posicionada corretamente no seu interior. Mas o saco capsular é extremamente fino - aproximadamente a espessura de uma única célula vermelha do sangue - e, por vezes, pode romper-se ou quebrar-se. Além disso, o próprio saco capsular pode se deslocar devido à fraqueza ou quebra das fibras que o seguram no lugar, resultando em uma condição conhecida como diálise zonular. Esta condição coloca o implante ocular em risco de mau posicionamento ou de luxação do implante. Mesmo sem complicações subjacentes, as lentes intraoculares ainda podem se deslocar, especialmente se um dos "braços" elásticos que prendem a lente no lugar está posicionado incorretamente dentro do saco capsular ou se torna mal posicionado mais tarde. Quando um implante de lente intraocular é mal posicionado ou deslocado, o cirurgião de catarata pode reposicioná-lo num segundo procedimento. Em alguns casos, o implante deve ser costurado no lugar ou outro tipo de lente deve ser implantada. Se o deslocamento da lente intraocular ocorre após uma cirurgia de catarata recente, o reposicionamento da lente deve ser feito em breve. Isto  porque os implantes começam a "cicatriz", no lugar, cerca de três meses depois da implantação original e pode tornar-se muito mais difíceis removê-los, se decorrido muito tempo. Se o paciente teve um implante intraocular mal posicionado ou deslocado, suas chances de um bom resultado na sequência de um segundo procedimento são boas, se o cirurgião agir prontamente. Um estudo recente da Clínica Mayo com dados de mais de 14.000 cirurgias de catarata, realizadas entre janeiro de 1980 e maio de 2009, revelou que o risco de deslocamento de uma IOL, após uma cirurgia de catarata é muito baixo: após 10 anos da cirurgia, o risco cumulativo foi de 0,1%; aos 20 anos, foi de 0,7%; e aos 25 anos, foi de 1,7%.

04)                      Outras potenciais complicações da cirurgia de catarata variam de inflamação ocular à perda da visão. O risco de perda de visão grave é muito raro e pode ocorrer como resultado de uma infecção ou hemorragia no interior do olho. Há como prevenir esses problemas?


Virgílio Centurion –  Sim.  Para prevenir qualquer processo infeccioso em uma cirurgia de catarata algumas medidas devem ser levadas em conta antes da cirurgia, durante e depois da mesma. Como primeira medida o centro cirúrgico deve estar em perfeitas condições de higiene. Se for um centro cirúrgico geral que foi previamente usado, é importante arrumar e limpar antes de entrar. Antes de começar a cirurgia é muito importante fazer uma avaliação cuidadosa do olho, principalmente da conjuntiva e as pálpebras. É muito importante o afastamento dos cílios e as pálpebras do campo cirúrgico por meio de fita adesiva. Os microorganismos responsáveis de endoftalmite (infecção intraocular) geralmente colonizam os cílios e as pálpebras. Durante a cirurgia há vários fatores que predispõem. O tempo cirúrgico deverá ser o menor possível sem sacrificar a segurança.
O desenho da incisão é o outro fator. Deverá ser feita de tal forma que não apresente filtrações posteriores. A orientação do paciente em relação à higiene pessoal, como utilizar colírios, não se expor a situações de risco são fundamentais. A utilização de antibióticos de última geração antes, durante e depois da cirurgia por pelo menos duas semanas fazem parte do protocolo básico utilizado globalmente; assim como a utilização de material descartável (uso único) para cada cirurgia. Algumas complicações da cirurgia de catarata ocorrem algum tempo depois. Por exemplo, um descolamento da retina pode ocorrer meses ou anos após um procedimento de catarata perfeitamente bem-sucedido e na imensa maioria dos casos não tem relação com a cirurgia da catarata. A maioria dos pacientes com descolamento de retina tem um bom resultado se recebem tratamento oftalmológico quando os primeiros sintomas começam e o tratamento é feito imediatamente. No entanto, uma pequena percentagem terá a visão substancialmente e permanentemente reduzida. O paciente precisa informar ao cirurgião sobre moscas volantes, flashes de luz e perda de visão súbita, pois estes sintomas podem indicar um descolamento de retina.

05)                      Há ainda outras potenciais complicações da cirurgia de catarata?

Virgílio Centurion –  Podemos mencionar inchaço da córnea ou da retina, aumento da pressão no olho (hipertensão ocular), pálpebra caída (ptose). Essas complicações normalmente podem ser tratadas com medicamentos, acompanhamento oftalmológico.

Visão após a cirurgia de catarata

De acordo com a ASCRS, os estudos mostram que 95% dos pacientes que implantam uma lente intraocular durante a cirurgia de catarata têm sua visão totalmente restaurada ao seu estado pré-catarata. E se o paciente fizer o implante de uma lente intraocular premium, sua  visão pode ser ainda melhor do que era antes.  “As pessoas cuja visão não melhoram, após a cirurgia de catarata, têm frequentemente distúrbios oculares subjacentes, como degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética, glaucoma e outras doenças oculares. Alguns destes indivíduos podem se beneficiar de outros procedimentos  oftalmológicos”, explica o diretor do IMO.

As complicações mais frequentes, em ordem de ocorrência, após a cirurgia de catarata, são:


1. Refração residual inesperada;
2. Opacificação da cápsula posterior;
3. Edema macular cistoide;
4. Infecção / Inflamação.


Refração residual inesperada: ou seja, o grau de óculos necessário após a cirurgia não corresponde a aquele combinado previamente com o médico. As causas são as mais variadas, desde as características do próprio olho do paciente, possíveis complicações durante a cirurgia, peculiaridades no cálculo da lente e a escolha da lente mais adequada para o caso e também a não utilização de LIO de alta tecnologia que frequentemente é de custo mais elevado e deve ser custeada pelo paciente.


Edema macular cistoide: incidência muito rara. É um “inchaço” da região macular que compromete substancialmente a qualidade da visão pós cirurgia. Na imensa maioria das vezes o tratamento é clínico (colírios de anti-inflamatórios) e existem serviços que utilizam rotineiramente colírios para prevenir esta complicação.

FONTE: IMO

STF decide que USP só pode fornecer estoque atual da pílula do câncer

Mais um golpe dos laboratórios oficiais que não querem considerar que se durante vinte anos várias pessoas utilizaram a fosfoetanolamida e se sentiram bem agora eles devido não terem achado comprovação 100% que não existe em nenhum medicamento começam a proibir pela mídia visto que a pesquisa não está concluida e deveria ser repetida pelo menos mais duas vezes em labratórios daqui outra vez e no exterior.
Isso é golpe sim senhor devido isso atender a interesses de grandes laboratórios que depois de um tempo vão copiar  lançar no mercado e quem ganha é essa máfia do remédio caro que aumentam os preços nas crises e deixam pessoas morrerem de fome e sem medicamentos, que tem dinheiro compra quem não tem morre.
Leia mais STF decide que USP só pode fornecer estoque atual da pílula do câncer

jornal de saude
Atualização assim que ocorre 6 de abril de 2016


NOTÍCIAS


O Tempo
Ministro da Saúde diz respeitar PMDB, mas fala em manter cargo
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse nesta quarta-feira (6) que respeita as decisões do PMDB, partido ao qual é filiado, mas sinalizou que ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



VEJA.com
STF decide que USP só pode fornecer estoque atual da pílula do câncer
Segundo o Supremo, que tomou ontem (5) a decisão, a universidade alega que as ações que liberam a substância colocam em risco a saúde dos ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Rede Brasil Atual
Frente pela Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicominal é lançada na Câmara
A ideia é monitorar e fiscalizar as políticas públicas e ações governamentais relativas à temática, como a Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Jornal do Brasil
Com 51 deputados e seis senadores, PP apoiará governo Dilma, diz Ciro Nogueira
O presidente do Partido Progressista, senador Ciro Nogueira (PP-PI), anunciou nesta quarta-feira (6) que o partido permanecerá na base de apoio ao ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Meionorte.com
Terreno abandonado se torna ameaça à segurança e saúde de moradores
Durante os dias secos de verão, o local é palco de constantes queimadas; durante o período de chuvas, o mato toma conta de todo o terreno e ainda ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Jornal do Brasil
Gestantes devem redobrar cuidados contra H1N1
“O governo brasileiro tem fornecido gratuitamente nos postos de saúde a vacina contra o vírus influenza A H1N1 para garantir a proteção de todas as ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Jornal Contábil
Contador perde 40kg e vai correr ultramaratona
Consideração de todos os fatores que influenciam a manutenção da saúde e o aparecimento das doenças, incluindo-se o ... (Jornal Metrópoles).
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Abandonada pelo SUS, adolescente espera 1 ano e meio por cirurgia de escoliose, iguais a ela, infelizmente...

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Ministério manda recolher dez ma...