5 Perguntas e Respostas sobre as Olheiras

 
 
Origem do problema pode ser hereditário e pode piorar com fatores ambientais. 

São Paulo, 22 de junho de 2017 – O rosto é o nosso cartão de visitas, mas infelizmente os primeiros sinais de envelhecimento surgem exatamente na região da face. As olheiras, cujo nome médico é hiperpigmentação periorbital, é um problema comum que atinge mais frequentemente as mulheres. Embora não tenha impacto na saúde física, as olheiras afetam a autoestima e a qualidade de vida.

Isso porque essa condição interfere na aparência facial, causando um aspecto de cansaço, tristeza ou até mesmo de ressaca, o que pode comprometer a vida social e profissional de quem sofre com esse problema. Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista, especialista em cirurgia de pálpebras e Chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a olheira é a diferença de cor entre a pele que reveste as pálpebras e o restante da pele facial.

“A região ao redor dos olhos, que chamamos de periorbital, é uma das primeiras áreas a mostrar os sinais do envelhecimento. Além das rugas e da flacidez, é muito comum ocorrer a hiperpigmentação dessa região, ou seja, as temidas olheiras”, explica a médica.

1. De onde vêm as olheiras?
Dra. Tatiana explica que a origem das olheiras é complexa e inclui diversos fatores. “As causas podem ser primárias, quando há fator genético envolvido, ou secundárias quando há apenas fatores ambientais. Não há uma definição exata de sua origem, mas hipóteses sugerem fatores como hereditariedade, excesso de exposição solar, hiperpigmentação pós-inflamatória, excesso de vascularização subcutânea, hipertransparência da pele, edema periorbital e herniação da gordura palpebral como as causas mais prováveis”, afirma a médica.

Os descendentes de árabes, turcos, hindus e ibéricos costumam herdar essa característica geneticamente. “Mas ela pode se agravar se a pessoa se expuser aos fatores de risco, como fumar, consumir álcool em excesso, dormir pouco e fizer uso de certos medicamentos. Portanto, encontramos condições mistas. Outros fatores de risco envolvidos nas olheiras são as doenças alérgicas, como rinite e asma, doenças que atingem os rins, coração e tireoide”, comenta Dra. Tatiana.

2. Quais são os tipos de olheira?
Como há diferentes tipos de olheiras, é preciso cautela nos tratamentos. Cada paciente irá demandar uma ou mais terapêuticas diferentes, mesmo porque raramente a olheira é causada por apenas um fator. A melhora dos “olhos escuros e cansados” é feita por combinações de tratamento.
  • Pigmentar (olheira verdadeira): olheiras que surgem pelo acúmulo da melanina. O tratamento deve ser realizado em conjunto com o dermatologista, que geralmente aplica laser para melhora do quadro.
  • Muscular: ocorre quando há hipertrofia do músculo orbicular pré-tarsal: O tratamento com toxina botulínica alcança bons resultados.
  • Bolsa de gordura: por protusão (protuberância) das bolsas de gordura inferiores. O tratamento é feito por meio da blefaroplastia (cirurgia de pálpebras) inferior transconjuntival ou transcutânea.
  • Sulco Nasojugal: ocorre pela formação de sombra abaixo dos olhos por evidência do ligamento palpebromalar (ou sulco nasojugal). O tratamento é feito com preenchimento com ácido hialurônico.
3. Como a toxina botulínica melhora aspecto da olheira?
Quando a pessoa sorri e fica um “gordinho” logo abaixo dos cílios, significa que ela tem um músculo orbicular mais espesso e forte que, ao se contrair, simula uma olheira. Para amenizar esse aspecto, é usada a toxina botulínica (Botox R) para diminuir a contração das fibras musculares. O tratamento dura no máximo seis meses.

4. Como o preenchimento melhora o aspecto da olheira?
Existem diversos preenchedores faciais. O mais próximo do “ideal”, atualmente, é o ácido hialurônico. Ele está presente em diversos tecidos do organismo, inclusive na pele, mas perde suas qualidades de hidratação e elasticidade com o tempo. Por isso quando confeccionado industrialmente possui ligações intercelulares mais estáveis (crosslinking) e pode durar até 18 meses. O ácido hialurônico é usado para preencher espaços entre as células e quando colocado no sulco nasojugal dá volume a uma área deprimida, refletindo mais luminosidade no local tratado, disfarçando as olheiras.

5. Como a blefaroplastia melhora o aspecto da olheira?
Nos casos em que há excesso de pele ou de gordura nas pálpebras, é possível corrigir por meio de uma blefaroplastia, cirurgia feita nas pálpebras. Atualmente, a Blefaroplastia é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados pelo Oftalmologista especializado em Cirurgia Periocular, uma vez que este profissional tem profundo conhecimento da dinâmica palpebral e das necessidades de proteção do olho.

6. É possível prevenir? 
Veja algumas dicas da Dra. Tatiana para prevenir o agravamento ou surgimento das olheiras:
  • Dormir de 7 a 8 horas por noite
  • Não fumar
  • Consumir álcool com moderação
  • Evitar coçar os olhos, pois a fricção pode levar ao rompimento de vasos sanguíneos e consequentemente ao escurecimento das pálpebras
  • Usar protetor solar específico para a região dos olhos e evitar a exposição solar, mesmo que esteja usando protetor solar
  • Diminuir o consumo de sal e sódio, pois essas substâncias levam à retenção de líquido, que pode impactar no inchaço das pálpebras
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Estudo aponta Belo Horizonte como quarta cidade mais inteligente do Brasil


saúde em Belo Horizonte/MG
Atualização diária  22 de junho de 2017
NOTÍCIAS
Estudo aponta Belo Horizonte como quarta cidade mais inteligente do Brasil
Belo Horizonte está na quarta posição entre as 50 cidades mais ... Minas Gerais ainda conta com quatro das 50 cidades mais inteligentes do Brasil no ranking ... Educação, Energia, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Economia.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Restrição no fornecimento de fita de glicemia pode acabar em Belo Horizonte
Pode estar próximo do fim a restrição da entrega de fita de glicemia para pacientes com diabetes nas unidades públicas de saúde de Belo Horizonte.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

A prefeitura municipal de Belo Horizonte, manda usar o notebook no colo no uso da internet, não pode sentar

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, é sui generis, a casa do povo, onde eles afirmam em farta propaganda na televisão as custas de impostos que cobram a até da sombra dos comerciantes de IPTU. Não oferece uma cadeira para quem vai ao Centro de Telecomunicação usar a internet, que é pública frisa-se, e do Estado federal.

O mais engraçado é que antes tinha e depois que entrou o prefeito Alexandre Kalill é que a mesquinharia e falta de "cordialidade", pois é um direito do cidadão há muito conquistado e até propagandeado pelo Prefeitura de uso da internet pública. Quem por eventualidade precisa pára trabalhar precisa de ficar com a coluna doendo, pernas enquanto que há cadeiras vazias por todas a prefeitura e os funcionários não pegam ou possuem recomendação de não deixar a pessoa usar.

Eles indicam o uso do notebook no colo onde o calor, como já foi estudado é prejudicial para a saúde.


Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Poder Judiciário brasileiro é surreal e dever ser bastante ridicularizado pelo mundo culto





O Poder Judiciário é irreal no Brasil. Hoje, a sociedade possui mais informações do Supremo Tribunal Federal, sobre seus feitos e desfeitos. O último foi a soltura em regime semi-aberto, mas com tornozeleira, da irmã e primo de senador Aécio Neves, afastado sob suspeita de corrupção. De gorja o assessor de outro senador envolvido, Zezé Perrella, ex-dirigente do Cruzeiro Esporte Clube. Ninguém atenta para os Juizados e seus juízes e advogados e tampouco para que os juízes falam antes do voto, que é mero ato contrário ou a favor.

Os meios de comunicação generalização a vontade. Os juízes decidiram. Ora, não é bem assim, quando da votação nessa terça-feira ouve palestras e discursos sobre o voto e muitos disseram que o ato de prender um infrator, não meramente um ato isolado da Justiça. Quando foram presos e porque foram presos, estão referenciados em fatos, vídeos gravados ao vivo, não por terceiros, mas pela Polícia Federal, que não prendeu em fragrante devido terem perdido o táxi, no trânsito caótico. Portanto, colocar livre, como cidadão comum, como não-infrator, alguns juízes entenderam que não é possível, e sobretudo, legal.

No entanto, a soltura e os devidos alvarás saem até sexta-feira. Alterou a ordem e o tão aguardado julgamento do senador afastado Aécio Neves, pivô central, gravado por Joesley Batista, quando combinava como ele iria receber R$ 2.000.000,00 que se fossem de qualquer pessoa e dinheiro lícito, limpo. O interessado iria receber, não mandaria portador, assessor, ou chamado laranja. Uma analogia a ninhos de ratos, o líder envia um rato que come da comida, se ele não passar mal, todos vão e comem, se morrer a ninhada começa a mudar de ninho.

O Poder Judiciário é surreal devido a essas decisões e interpretações. Aqui em Minas Geais no Juizado Especial de Relações de Consumo, advogados e juízes, principalmente o juiz, toma decisão sem ler petições do autor, decidem, esticam prazos e não respondem a contestação do autor. O pior ainda, a Corregedoria, é muito mais do que corporativista. Quando respondem as reclamações, respondem com escritos já gravados e citam leis e leis. Quando o autor cita alguma Lei no Juizado eles rechaçam com a Lei 9.099/95 que regula o Juizado Especial. Totalmente arbitrária essa falta de comunicação, de informação e de educação e até mesmo gentileza com as pessoas.
Quando as sentenças saem e são desfavoráveis para o cidadão que lutam contra mais de duzias de advogados de multinacionais, o juiz, estranhamente manda arquivar e se peticionar é multado através do argumento de Litigância de Má Fé, será que é apenas em Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.
Pelo visto não. Assistimos a tanto julgamentos no Supremo tribunal Federal, no eleitoral, onde absolveram a chapa Dilma-Temer de 2014 que colocaram indiretamente o Brasil no fundo do poço, no lamaçal da corrupção onde seus protagonistas principais não querem deixar o poder e custe o que custar. Como 14 milhões de desempregados, pessoas que morrem sem remédios e leitos e o alastrar da corrupção como a peste bulbônica que dizima famílias e até mesmo cidades inteiras.
Nessa semana, a Polícia Federal, diz que tem indícios ou evidências, com vigor, de que Michel Temer, presidente da República do Brasil, participou e "chefiou" a organização de corrupção onde muitos estão presos e em depoimento afirmam que sim, ele e Geddel Vieira, Eduardo Cunha, Moreira Franco, Lúcio Funaro, Rodrigo Rocha Loures, ministro Padilha e muitos outros. São companheiros de corrupção como o ex-ministro do Turismo de Michel Temer, preso por receber mais de R$ 70 milhões, escrevi, 70 milhões de propina na construção de estádio em Rio Grande do Norte, Luiz Otávio. 
Tudo isso seria o suficiente para qualquer um ser preso e nunca mais ver a luz do sol na rua e com a família. Somente depois de cumprir a pena. Mas, o Poder Judiciário brasileiro, é surreal e não sou eu que quero impingir essa mácula, literária ao Poder Judiciário, essa bizarrice dever ser visto internacionalmente, onde as leis é, e onde as leis, são cumpridas.

Marcelo dos Santos - MTb 16,539 SP/SP 

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Esclarecimentos sobre cirurgias para o tratamento da dor crônica

Saúde e doenças e tratamentos atualizados no dia
Atualização diária  21 de junho de 2017
NOTÍCIAS
Esclarecimentos sobre cirurgias para o tratamento da dor crônica
Apesar de ambas as especialidade estarem ligadas ao tratamento das doenças do sistema nervoso central, o profissional da neurologia atua na ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Dia Nacional de Combate a Asma alerta para cuidados com a doença que atinge 20 milhões de ...
doença é perigosa, pode levar à morte, por isso que o tratamento é ... Segundo o Ministério da Saúde, são realizadas em média 350 mil ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Ministra da Saúde, Nisia Trindade força os ratos a deixarem a Saúde e os que não pulam no mar ela joga: demitido

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Outorgado pela Anatel para o SCM...