Maior evento da saúde das Américas, Hospitalar já está com o credenciamento aberto



Feira reúne em São Paulo novidades em produtos e desenvolvimento de negócios na área médica
Congresso Internacional de Serviços de Saúde, que acontece durante a feira, apresentará elementos macroeconômicos do setor
Evento anual, voltado à apresentação de produtos e desenvolvimento de negócios na área médico-hospitalar, a 23ª Edição da Hospitalar (Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios) abre seu credenciamento eletrônico para visitantes e jornalistas interessados em participar do evento.  Os visitantes que se credenciarem no site do evento (http://www.hospitalar.com/pt/visitar/credenciamento) até o dia 13 de março receberão suas credenciais no endereço indicado. 
Além de lançar as mais importantes novidades da área, a Hospitalar também se consolida como um importante fórum da saúde, reunindo dirigentes hospitalares, profissionais da área e pensadores de saúde. Em 2015, aconteceram 50 eventos simultâneos entre congressos, jornadas e reuniões setoriais, onde foram discutidos rumos e tendências na área de gestão de negócios para estabelecimentos de saúde.
A Hospitalar acontecerá entre os dias 17 e 20 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. É o maior evento especializado nessa área, em todo o continente americano, e contará com mais de 1.250 expositores e 96 mil visitas profissionais, incluindo pesquisadores, pensadores do setor da saúde e milhares de dirigentes hospitalares, médicos, enfermeiros e profissionais que influenciam e decidem as compras de hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios.
FÓRUNS HOSPITALAR
Com o propósito de analisar e discutir como se interconectam os elementos fundamentais: economia e saúde em meio à sociedade moderna, o Congresso Internacional de Serviços de Saúde (CISS) acontecerá nos dias 18 e 19 de maio e reunirá tomadores de decisão e influenciadores da cadeia da saúde. Nos dois dias de evento serão apresentados não apenas elementos macroeconômicos, mas também seus desdobramentos.
Outro tema que será amplamente durante o evento é o E-Health, área em implantação e em operação nos grandes hospitais brasileiros que atingiu, em 2015, a casa dos US$ 4,5 bilhões em investimentos no mundo. Grandes nomes mundiais estarão presentes.
No total serão mais de 50 palestras que ocorrerão durante os dias de evento, apoiadas por entidades do setor da saúde, como a Confederação Nacional de Saúde (CNS); Federação Nacional de Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS); Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo (SINDHOSP); Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS); Associação Brasileira da Indústria Médico-Odontológica (ABIMO) e Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP).
A feira faz parte do portfólio Grupo britânico UBM, líder global em mídia de negócios e segunda maior organizadora de eventos no mundo.

Polêmica em São Paulo, aumento de policiamento ou PCC que diminuiu o homicídio e a violência na zona Sul

Clica e leia essa matéria com atenção é um estudo muito interessante onde a PM não tem contra argumento. No Rio de Janeiro policiais para ganharem mais fazem horas extras e dizem que combatem o crime com maior eficácia o que não é realidade.

O crime todos sabem que não se combate com aumento de efetivo de policiais e tampouco com mais cadeias, presídios e penitenciárias. Precisa ser em conjunto; saneamento básico, porque saneamento, abertura de ruas, avenidas sanitárias e consequentemente traz mais iluminação, praças iluminadas, escolas, centros de saúde e toda a infra-estrutura que o local não tinha. Até mesmo delegacias de polícia com policiais e equipamentos de segurança.

Afora isso, conforme vai ler nessa interessante reportagem; interessa para a facção manter a ordem restrita e rígida para manter o controle de quem paga, quem compra, onde compra e sem fazer barulho. O barulho, tiros, arruaças, mortes e brigas, até mesmo entre gangues ou desavenças de "parças" atrai a polícia e aumenta a punição e em alguns casos aumenta a caixinha dos policiais corruptos que vão pedir mais e mais para manter outras guarnições longe do problema.

http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/queda-de-homicidios-em-sp-e-obra-do-pcc-diz-pesquisador,e1f2bd54e2075f6c73abd30679ae8a74nklvg44q.html

Exercícios simples para você praticar em viagens longas de avião

Exercícios simples para você praticar em viagens longas de avião
 
Muita gente não perde a oportunidade de arrumar as malas e viajar, seja no feriado prolongado ou até mesmo no final de semana. E as vezes até para bem longe. Quando estamos eufóricos e pensando apenas nos dias de descanso que nos aguardam, muitas vezes não consideramos quanto tempo será necessário ficar dentro de um avião até chegarmos ao nosso destino.
Exercícios simples de alongamento, que podem ser feitos na poltrona do avião, podem ser uma boa alternativa para proporcionar maior conforto durante a sua viagem, especialmente em voos mais longos. Por isso, se a viagem vai demorar, consulte o seu médico e prepare-se para cuidar da sua saúde.
Pensando no seu bem-estar, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes ouviu especialistas e preparou algumas dicas básicas que podem te ajudar durante a sua viagem de avião. Não esqueça de levá-las com você no seu próximo voo:
 
 
1. Sentado na poltrona e com os dois pés apoiados no chão, levante os calcanhares, deixando as pontas dos pés encostadas no solo. Segure por cinco segundos e abaixe os calcanhares. Repita 10 vezes.
 
 
 
2. Agora, com os dois pés apoiados no chão, levante as pontas dos pés (também por cinco segundos), mantendo os calcanhares apoiados no solo. Repita 10 vezes.
 
 
 
 
3. Ainda sentado, levante uma perna de cada vez e mova o pé lateralmente, 10 vezes para a direita e 10 vezes para a esquerda.
 
 
 
 
4. Se o espaço da poltrona permitir, estique uma perna e faça movimentos de rotação com o pé (20 voltas). Repita com a outra perna.
 
 
 
 
5. Estique bem os braços, alongando-os, primeiro para a frente e depois para cima.
 
 
 
 
6.  Faça movimentos circulares com os ombros, para frente (10 vezes) e para trás (mais 10 vezes).
 
 
 
 

7. Realize caminhadas curtas no corredor da aeronave.
 
 
 
 
Pronto, agora é o momento de aproveitar. Relaxe, tire muitas fotos e se viajar GOL use a #voeGOL para compartilhar com todo mundo os momentos mais marcantes da sua viagem.

Fonte: Jeanette Janaina Jaber Lucato, fisioterapeuta e docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo
  Cortesia da Gol aerolínhas

Ano Mundial Contra a Dor nas Articulações




Anualmente, a IASP – International Association for the Study of Pain (USA) elege um tema para incentivar e promover o desenvolvimento de estudos e novas terapias para o tratamento de diferentes tipos de dor. Em 2016, o foco da Associação americana é a Dor nas Articulações, que afeta milhões de pessoas em consequência de uma variedade de doenças, especialmente as reumatológicas. Para Dr. Claudio Fernandes Corrêa, mestre e doutor em neurocirurgia pela UNIFESP, atuando em dor há mais de 20 anos, o tema se configura como de extrema relevância, visto que estas doenças e suas comorbidades tendem a aumentar com o aumento do envelhecimento populacional, o estilo de vida sedentário e a obesidade.
Doenças Reumáticas
As doenças reumáticas são inflamações, crônicas ou não, em um ou mais componentes de uma articulação, gerando dores e incapacidade temporária ou permanente para sua movimentação adequada. Elas estão associadas às dores nas articulações, como as artroses e artrites, fibromialgia, lúpus, entres outras.
Justamente por serem doenças tão comuns e que acometem pessoas no mundo todo, principalmente a população idosa, é que a campanha da IASP de 2016 voltará seus esforços profissionais e acadêmicos para o melhor preparo de médicos e paramédicos que lidam diretamente com estes perfis de pacientes, com atenção direta para suas queixas dolorosas e a devida orientação de tratamentos adjuvantes a sua doença de base, para que tenham melhor qualidade de vida.

Tratamentos da dor
Além do tratamento convencional parta a dor, com base nos medicamentos analgésicos, antidepressivos e anticonvulsivantes - estas duas últimas classes atuando especificamente como neuromodulares preventivos das crises - não surte os efeitos satisfatórios, diversas outras técnicas podem ser indicadas aos pacientes crônicos, que vão desde procedimentos minimamente invasivos até cirurgias de bloqueio sensorial da dor.
Bombas de infusão com opioides: inserida sob a pele, para liberação direta no fluido ao redor da medula (liquor), fornecendo alívio do quadro doloroso. O procedimento é simples e a liberação do analgésico ocorre continuamente, conforme programação feita pelo médico.
Cordotomia: trata-se de um procedimento minimamente invasivo que interrompe seletivamente alguns tratos condutores de dor na medula espinhal, causando uma diminuição da percepção dos estímulos dolorosos e alívio da dor crônica ao paciente submetido ao tratamento. A interrupção se dá no quadrante anterolateral da medula espinal oposto ao lado em que a dor é mencionada.
Neuroestimuladores: as técnicas de implante de eletrodos são capazes de eliminar a comunicação que leva a informação da dor até o cérebro. São de dois tipos: implante na coluna vertebral e no cérebro.
Dr. Claudio Corrêa indica que o tratamento precisa ser determinado por um especialista, que deverá sugerir quantas opções forem necessárias até que se obtenham os resultados esperados e possíveis. “Como as dores crônicas são geradas por doenças mesmo tratáveis, mas que fica como sequela a dor, o tratamento nem sempre atinge 100% do alívio do quadro. Porém, em todos os casos é possível oferecer melhora da intensidade da dor possibilitando aos pacientes o retorno de suas atividades  funcionais e sociais e consequente melhora da qualidade de vida. O importante é saber que existem opções  para atingir esses objetivos”.

Fonte para entrevista:
Dr. Claudio Fernandes Corrêa
Com mais de 30 anos de atuação profissional, Dr. Claudio Fernandes Corrêa possui mestrado e doutorado em neurocirurgia pela Escola Paulista de Medicina. Especializou-se no tratamento da dor aliado a neurocirurgia funcional – do qual se tornou uma das principais referências no Brasil e também no Exterior.
É também o idealizador e coordenador do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, serviço que reúne especialistas de diversas especialidades para o tratamento multidisciplinar e integrado aos seus pacientes. 

O quê o governo Federal vai oferecer para aprovar Reforma Previdênciária e CPMF, até agora, nada se não se mobilizar

Assuntos em pauta que interessa para todos os brasileiros, redução de gastos públicos, empurrados para março, ou seja, incerteza de mercado e se o governo vai respeitar a Lei de Diretrizes Orçamentárias, e passar a não gastar mais do que arrecada, ainda mais agora, que a arrecadação minguou com a recessã e a escalada vertiginosa do juros altos combinados com a inflação alta que chega aos quase 12% ao mês e some os hortifrugranjeiros, enfim toda a vida cotidiana.

Ouve, lê-se que o governo pretende enfiar goela abaixo da sociedade economicamente ativa, mas uma Reforma da Previdência Social, Fernando Henrique Cardoso, fez uma, aumentou o tempo de contribuição e trabalho em mais cinco anos e o tal de fator Previdênciário ficou na goela do trabalhador e do empregador, e ainda subiu as taxas ou alícotas como preferem de contribuição de ambos, uma sal amargo que não curou ninguém, haja visto que é preciso nova reforma.
Um dos muitos cegos na cirurgia de catarata em São Bernado do Campo em São Paulo

O Congresso nacional, é venal, aliás os políticos brasileiros sao venais, fazem de mandatos administrativos conferidos pelo voto popular, política e moeda de barganha para projetos pessoais de reeleição, campanhas milionárias, representação lobistas de empresas nacionais e transacionais. Enfim, tudo quando é marafuá lá está o político brasileiro de terno e gravata para representar e conseguir êxito. O último escândalo que descredencia o político nacional, de ser chamado de colega no exterior, é o de "roubar" ou desviar os recursos da Merenda escolar em São Paulo, nas barbas do governador do Estado, que pleiteia tem anos, ser candidato eleito pelo voto direto e popular, a Presidência da República, se eleito não sei não o que vai virar esse país, confuso e corrupto.

Contudo, é preciso que os trabalhadores peçam em troca algo ao governo e não aceitar a Reforma Previdênciária, por melhor que possa ser para o futuro dos trabalhadores, por melhor paraíso que seja. Deve pedir ao governo a contra partida do sacrifício que seria; primeiro a Reforma Política, com ítens cruciais:

- Dimuniur número de ministros e ministérios
- Diminuir e drasticamente cargos comissionados.
- Elaborar números de colaboradores ou cargos comissionados condizentes com a necessidade e realidade salarial do país. Como uma pequena empresa que contrata e paga os bens trabalhistas, logo não pode contratar dez se apenas vai utilizar no trabalho cinco.
- Diminuir o número de deputados federais, estaduais, vereadores, diretores de estatais, diretores de secretárias, geencias enfim é preciso que o governo faça uma Lei sobre Política e Políticos que limite qualquer aventureiro colocar um paletó numa cadeia em qualquer repartição pública e gastar o salário através do cartão do banco ou de crédito.

Como não huve ampla discussão de sindicatos, associações, fundos de pensão, grandes empresas, economistas enfim a sociedade pensante. Creio que ainda precise de muito mais para que o Governo Federal seja exemplo e seguido pelos Estaduais e Municipais, possam encarar a administração pública não como uma extensão de suas empresas, cheques em branco, ou coalizão com grupos empresariais para reeleição. Pois tudo isso é vaidade, o mundo é regido hoje pela necessidade de se entender o que o ser humano pode deixar de sacrificar a natureza para sobreviver e distribuir isso entre os que estão vivos.

O Brasil não era śerio na época de De Gaulle, general Francês. Hoje o Brasil, é o mais ridículo, escamurçado. Enquanto o mundo cobra taxas de juros em seus Bancos Centrais, abaixo de 0,5 ao ano, não é ao mês, com alguns que apontam para taxas negativas, estando ou não em recessão, isso não vem ao caso.

O Brasil está na contramão e para nós vem ao caso, sim, pois a inflação é altissima e come os salários antes do trabalhador receber em mais de 20%, quando ela é oficial em 10% os comerciantes que são fominhas e praticam a Lei do 100% não perdoam, preferem ver o trabahador passar fome e culpar a maldita da cachaça do que abrir mão do lucro fácil em cima da inflação, isso é o Brasil.

Contudo isso o Brasil não é respeitado no exterior, não tem cadeira para assentar na ONU, não é considerado um país grande e que pode se tornar potência devido o país e seus dirigentes irem contra a história, contra as leis da física, da economia, da contabilidade e sempre sacrificar o combalido povo, na saúde, na educação e na distribuição de renda, com empregos e saláris consizentes com as ofertas e com os preços super salgados e aviltários.

A última, barganha que os trabalhadores e a sociedade civil precisa fazer  com o governo é o que o governo vai oferecer para aprovar a CPMF, o tal famigerado, mais um imposto, que todos conhecem sobre o cheque ou qualquer dinheirinho que cai no banco, já pensou, receber seu salarinho e o governo papa uma graninha, uns R$12,00 a gelada, umas duas para  governo todos os meses afora o imposto salgado que o brasileiro paga da cerveja, da gasolina bi-tributada, pois esse preço vai para  feijão com arroz, no frete de transporte, óleo diesel e tudo mais quanto consumimos. O que o governo tem a oferecer:
- Compromisso que a CPMF vai ser investida na saúde e com comprovação mensal, balancetes de investimentos, sem esse dinheiro cair nas mãos de prefeitos, vereadores. Sair da fonte da arrecadação para os hospitais e instituições que comprovem o investimentos e a prosperidade de suas Santas Casas, hospitais filantrópicos entre outros.
- Medicamentes e redes de farmácias populares.
- Remédios caros para doenças raras.
- Consultas com especialistas entre 30 dias no máxim.
- Cirurgias não eletivas, mas todas as cirurgias dentro de planejamentos.
- Transplantes e banco de sangue, investimentos programados com médicos e administradores.

Sonho, não realidade, aqueles que pensam no Brasil melhor precisam sair para as ruas e negociar, exigir, caso contrário seguramente não terá saúde para o carnaval de 2017, sequer para o de 2018 este governo perdido, muito mais do cego sem cachoro, e no tradiciona tiroteio, que nos perdoem os cegos, são outros que deveriam ter tratamento diferenciado, pois noutros países são melhores assistidos, não com caridade, mas cursos e trabalhos dignos e honestos.

Marcelo dos Santos
jornalista.

Pubalgia, dor na região baixa o abdômen tem tratamento, segundo fisioterapeuta de Pilates

Pubalgia e o tratamento com Pilates

A Pubalgia se caracteriza pela presença de dor na região baixa do abdômen e na virilha. Ela é comum entre os atletas de futebol, provavelmente por que durante suas atividades ele tenha tido algum comprometimento na musculatura. Uma lesão pélvica muito comum, é uma inflamação dolorosa que envolve os ossos do quadril, exatamente em sua união e regiões próximas. O quadro pode piorar com o esforço continuado ou com vícios posturais, podendo ser sentida até ao subir escadas.

Essa inflamação também pode ser muito comum em gestantes que possuem um desequilíbrio na musculatura. E acontece, pois, a gestante libera o hormônio relaxina, justamente para facilitar na hora do parto, e as articulações principalmente do púbis, fica mais suscetível à lesão. Se a gestante forçar muito essa região ou aumenta muito o peso, a pubalgia irá aparecer.

Dentro dos princípios do Pilates, sabemos que os braços não fazem parte da caixa torácica, mas os seus movimentos podem influenciar em nosso alinhamento. Com a pelve não é diferente: apesar das pernas não fazerem parte dela, os movimentos dos membros inferiores influenciam no nosso alinhamento. Sendo assim o programa de exercícios para quem sofre com Pubalgia será alterado. O objetivo é conseguir recuperar a qualidade do alongamento dos músculos e reforçar seus tendões e pontos de inserção.
Alguns exercícios que ajudam no tratamento da Pubalgia pelo Pilates:
  • Bent Knee Fallout (joelho dobrado ao lado)
Exercício que mobiliza, fortalece e alonga músculos da região do quadril, além de fortalecer músculo transverso do abdômen para estabilizar o movimento.
  • Belly Dance (dança do ventre na bola Suíça)
Mobilização do quadril e lombar sentada encima da Bola e pés no chão.
Esse exercício alonga e fortalece músculos do abdômen e lombares, os músculos do quadril atuam como estabilizadores.
  • The Bridge (ponte)
Fortalece músculos posteriores do quadril, músculos inferiores e abdômen.

  • Horse Back (cavalo no Barrel)
Exercício que fortalece principalmente adutores, mas nesse caso o exercício deve ser adaptado, ser menos intenso.
Somente pressionar o Barrel com as pernas e sugar o assoalho pélvico para dentro. Sem a extensão de joelhos e quadril.

APOSENTADO QUE PRECISA DE CUIDADOR TEM DIREITO AO ADICIONAL DE 25%



Trabalhadores que se aposentaram por invalidez na Previdência Social e necessitam de cuidados permanentes de outra pessoa têm direito a um acréscimo de 25% no valor do benefício.
Esse adicional na aposentadoria, também conhecido como auxílio acompanhante, está previsto no art. 45 da Lei nº 8.213/91. Trata-se de um abono para o aposentado que, por problemas de saúde, necessita de um cuidador permanente.
Aposentados em condições normais, ou seja, que se aposentaram pelo Regime Geral da Previdência Social, também podem receber acréscimo de um quarto em seus vencimentos, se comprovarem que necessitam de assistência permanente de outra pessoa.
Essa foi a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, ao analisar o caso de um aposentado que tornou-se inválido posteriormente à concessão de sua aposentadoria, necessitando da ajuda permanente de terceiros.

Busca-se, dessa forma, garantir o direito à vida, à saúde e à dignidade humana, tornando efetivos os direitos fundamentais expressos em nossa Constituição Federal. É uma questão de se garantir a igualdade, através do acesso a todos os direitos sociais fundamentais.
Ao conceder o acréscimo de 25%, a Justiça não pode fazer diferença entre o aposentado por invalidez e o aposentado por qualquer outra modalidade de aposentadoria, desde que o segurado passe a sofrer de doença que o torne incapaz de cuidar-se sozinho e comprove a necessidade da assistência permanente de outra pessoa.
A atual jurisprudência, além de diversos especialistas na área do Direito Previdenciário, já reconhecem o direito do acréscimo de 25% para as seguintes aposentadorias: por tempo de contribuição.

Posto de Saúde São Cristovão, em BH.MG uma bagunça com médico brigando e xingando


 Posto de Saúde São Cristovão, Lagoinha, Belo Horiznte - Minas Gerais, está abandonado e funcionando precariamente. Para se ter ideia não tem cota nem para simples exames de Raio X, isso mesmo radiografias, simples o Posto não tem cota.
Além disso, o atendimento nas residências é precária, não vão mais e ainda dizem que são ordens das Secretaria Municipal de Saúde em relação a Dengue, não visitam e não fazem cadastros. Não marcam consultas médicas e nem odontológicas. É uma burocracia.

 O gerente do Posto que devia e abre as 7 horas da manhã, mas começou hoje, 12 de fevereiro e 2016, a funcionar às 10 hs para marcar consultas médcias ou encaminhar para cadastro, não tinha atè às 11 horas gerente que segundo informaçẽs viria somente a tarde.

Os funcionáriois, concursados, atendem duas ou mais tarefas e atendem todas mal, muita espera e descontentamento.

Houve uma briga com chutes na porta e ofensas entre uma médica pediatra que encerrou o expediente chorando e também xingou palavões e disse que este Posto é assim, todo mundo reclama, xinga,. que há enrolação para marcar determinadas consultas com a neurologia que não precisava dela médica atender e marcar e que tinha feita a marcação para a paciente e mesmo assim foi maltatratada e humilhada pela mesma que não equilibrada mentamente.

É preciso que a Secretaria Municipal de Saúde do prefeito Márcio Lacerda que se vangloria com propagandas de inauguração de Hospital do Barreiro, UPA de São Cristovão tome providências urgentes, o posto tem segunrança demais, para atendimento de menos e não resolve nenhum dos dois problemas para médicos e pacientes que deveriam ser melhor trilhados para não  abrrecer os médicos e estes deveriam ter mais paciência, não é porque a região é de predominância de favelados que o nível intelectual deve ser baixado e as pessoas xingadas no mesmo tom.

Marcelo dos Santos
jornalista MTb 16.539 SP/SP



Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Abandonada pelo SUS, adolescente espera 1 ano e meio por cirurgia de escoliose, iguais a ela, infelizmente...

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Ministério manda recolher dez ma...