Casa de Idosos não é asilo é família, assim pensa, a Casa Cantinho Feliz, como objetivo para os idosos

INFORME PUBLICITÁRIO

Casa de Idosos não é asilo, é família, assim pensa a Casa 
Cantinho Feliz, como objetivo para os idosos


Luciano Lobo é formado em Enfermagem, especializado em gerontologia e saúde mental, além de outros cursos. Possui 12 anos contínuos em tratamento de idosos. Hoje, coordena a Casa Cantinho Feliz, juntamente com outros  sócios. Ele recebeu o Jornal de Saúde e conta como é aliar trabalhar com o que gosta e a experiência de  administrar.


A Casa, segundo Luciano, possui uma filosofia norteada por um trabalho multidisciplinar.  Foi criada para  ser a extensão e a continuidade da família e do “lar doce lar” para as pessoas que  precisam de um lugar, seja por segurança, por meio de vida, por solidão e até mesmo por senectude. O objetivo é ter um local onde a pessoa idosa possa ter assistência e cuidados desde alimentar, aos remédios e médicos, tudo 24 horas por dia.

O Coordenador  raciocina e afirma que "A visão, que tenho certeza, é a de que as pessoas não estão acostumadas com isso, vê a casa de idoso com olhos pejorativos; "e comentam": Estou colocando aqui, mas o meu coração está apertado". Atualmente,  o tratamento é caro, é preciso  muitos profissionais, e as famílias precisam trabalhar para pagar este tipo de tratamento, assim, deixam de ter tempo, além e de precisar de novas fontes e tempo para ganhar esse dinheiro. Então, como fazer? A solução é oferecer mais segurança para o seu idoso através uma terceirização, com qualidade.


A sociedade ainda tem a  visão dos antigos asilos e de como funcionavam e muitos ainda funcionam no velho método. Porém, a nova diretriz, até mesmo através do Estatuto do Idoso, que "burocratizou" o idoso, deixa de  estudar e oferecer soluções e recursos humanos e financeiros para o tratamento do idoso. Sem políticas públicas eficazes, poderemos perceber num futuro não muito distante o que se viu na Europa, segundo Lobo "O ano de 2020 está próximo, vamos sentir, muito a falta de políticas e organizações para com o idoso. Se na década de 80, na Europa, a população idosa se fez maioria e os problemas estouraram. Imagine no Brasil, que não chega a organização europeia, o tamanho do problema que vamos enfrentar".

Essa discriminação é latente na sociedade e nas famílias, as quais se esquecem, comenta Luciano Lobo, que os idosos veem das famílias, núcleo social, e muitos são o sustento dessas famílias, com suas boas aposentadorias, pensões herdadas de maridos, pais militares ou funcionários públicos graduados e os filhos e netos precisam manter a condição social desse idoso. Assim, volta a repetir "O filho precisa trabalhar fora para manter o padrão social de sua família e de seus pais".

Além de todo esse aspecto político e familiar, que não deixa de ser um aspecto político, tem-se o lado da energia, o quesito espiritual. Não é apenas alimentar, dar remédios, também é preciso  ter energias de carinho, de atenção, de amor e de liberdade. A Casa de Idosos moderna não pode e não deve nunca ser encarada como a palavra antiga “Asilo”, não é desterro do lar, não é prisão, ninguém quer ceifar a liberdade do idoso, e ele não pode e nem deve  sentir isso. Também não e uma “clínica”, cujo tratamento e apenas medicar e cuidar.

Por isso, aqui no Lar há planos que serão  executados logo, como capacitar o idoso, e isso já está em prática com os nosso idosos. Ele pode ter 90 anos, mas se tiver condições, vai auxiliar nas festas, participar de "escolinhas" de artesanato, pintura e muitos afazeres, menos os domésticos: limpeza, cozinha, pois já esclareço que senão se pode confundir capacitar com trabalhos caseiros cotidianos.


Como integrar o idoso?

O idoso precisa sentir que saiu de sua casa, de seu cantinho, e encontrou outro cantinho. Não é fácil, soa falso isso. Portanto, cabe à Coordenação, com a visão da Gerontologia, que estuda o envelhecimento e seus aspectos, traçar diretrizes para que a Casa seja no nome real e nas dependências essa nova família do idoso. Esse idoso quando chega na Casa traz  bagagens que pode ser:
-Depressão
-Doenças crônicas-degenerativas: Parkinson e Alzheimer, Diabetes melittus.
-Precisa tomar remédios controlados em horários previamente estabelecidos.


Objetivo

O objetivo da Casa é  integrar a vida do idoso a ponto de proporcionar mais vida através de  atelier de arte, pintura, música e poesia, sala de leitura de livros interessantes, romances e, com isso, aumentar a imaginação, a cultura e o prazer de sonhar novamente e viver melhor. Sei que "Até o idoso sentir que a Casa e a família, que é o principal objetivo da Instituição, pode demorar, e pode ser difícil para o idoso, e como parte disso tudo esta a própria família do idoso", comenta Luciano.

Nesse sentido, vale ressaltar, que a família, ao chegar com o idoso, deve compreender que precisa participar ativamente do processo juntamente com o idoso e a nova família na Casa, a qual ele foi inserido, com a mudança de seu cantinho. O acondicionamento da nova realidade do idoso pode demorar até mais de 90 dias, quando poderá se sentir em seu lar.



No Brasil, a impunidade, traz a violência, a solução pleno emprego, para não perder, os carros, os filhos, os "anéis"


Resultado de imagem para foto de anel

A impunidade jurídica no Brasil continua a todo vapor ou a jato, melhor, a população está dando "seu jeitinho" e as autoridades impotentes e sem análise não propõe nada. De universo de 14 milhões de desempregados se 1% se inclinar para a vida desonesta quantos furtos, assaltos e outros tipos de crimes vão acontecer no país, uns 140 mil crimes, é muito e sem a polícia e as prisões estarem preparadas. Ao contrário, colocam e nem prende marginais procurados e que a polícia sabe onde está.

Inacreditável isso. No Brasil, atualmente, não  há Reformatórios para menor ou Educandário para menores infratores, não há carceragem ou cadeias para o número de presos. Então o batedor de carteiras que antes ficava no mínimo dois anos preso e aprendia uma profissão é solto horas depois. Até mesmo assassinos, acidentes de trânsito graves e outros crimes como os de narcotráfico. Todos estão insustentavelmente impunes e a sociedade paga alto preço, seu celular novinho e caro cuja prestação ainda toma parte do salário pequeno e suado. As casas arrombadas, o carro tão sonhado, a moto, que vai tirar o sono durante uns 60 meses, nas mãos de ladrões e do desmanches, que o mais engraçado, pelo menos aqui em BH/MG, não são fechados e funcionam impunemente, principalmente os chamados ferros velhos que compram partes, que compram estepes, cobre de fiações de casa e da iluminação pública. Afora os crimes contra a natureza provocado pela queima de fios.

A impunidade virou vocabulário de policiais e população e a convivência com marginais que antes era obrigatória nos morros e favelas agora descer o asfalto e está em quase todos os bairros existe a comunidade do Crack e consequentemente uma "bocada" de fumo e de cocaína, com armas e todo o tipo de crime que se possa imaginar.

Todos sabem que jovens em formação são captados pelo crime com promessas de dinheiro, drogas, mulheres e roupas e tênis de marcas. Enfim, a vida que a televisão promete e faz sonhar marmanjos e crianças. Como também que é preciso educar esses jovens de um jeito familiar ou não familiar. Portanto, é preciso prender estes jovens infratores e tentar educá-los. Mesmo a famigerada FEBEM funcionou enquanto interessou à ditadura militar. Muito s que passaram pela FEBEM falam bem do período e agradecem pois caso contrário seriam bandidos mesmo ou estariam mortos. A democracia falha e aguarda o quê para recomeçar essa prestação de serviços de extensão familiar, educar os filhos infratores, muitos pais vão agradecer e lutar junto com a administração pública. 

O estatuto do menor, é excelente, mas não educa, possui apenas direitos. O jovem é criado com a autoridade dos pais, quando cresce e sabe que pode ficar impune, que pode roubar, matar e que não será preso, a coisa vira circo. O próprio marginal que alija o menor faz propaganda com o Estatuto do Menor debaixo do braço, a bíblia, olha você vai ganhar para dizer que arma é sua, que quem roubou foi você e até mesmo assassinato, nosso jurídico, se tiver mesmo, vai lá depois e tira você, menor. A maioria é esquecida a própria sorte e a impunidade do Estatuto que vai matar o futuro como já matou a esperança de vida melhor.

Para encerrar, a IMPUNIDADE, traz a tira colo, a VIOLÊNCIA, todo bravo, precisa mostrar que mal, então bater nas pessoas, dar tiros, espancar torna-se cartão de visita, o candidato a criminoso e futuro chefe de narcotraficantes e assaltantes. Portanto, o desarmamento, a prisão, a reeducação de menores e maiores, construção de prisões que possam virar hospitais, centro culturais. Hoje é necessário urgentemente. Mas, primeiro o reemprego urgente, saiu de um lugar emprego rápido. Isso está nas mãos dos indústrias nacionais e internacionais, o agro negócio e outros segmentos da sociedade, perder os anéis, dando emprego, para não perder os dedos, os filhos, seus carros.

Marcelo dos Santos - jornalista - MTb 16.539 SP/SP
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Três anos após o 7 x 1, Temer leva Brasil a novo vexame diante da Alemanha, viramos freguês na bola e na política


Brasil
Atualização diária  9 de julho de 2017
NOTÍCIAS
Eventual Presidência de Maia pode dar alívio sem estabilidade
São Paulo – A eventual ascensão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à Presidência da República pode dar algum refresco no atual cenário de turbulência política sem, no entanto, garantir a estabilidade política e a governabilidade necessárias para a aprovação de ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Rodrigo Maia se tornou o Temer de Temer
Quando o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara, em julho de 2016, seu nome era visto com simpatia pelo Palácio do Planalto. Michel Temer e seu círculo íntimo de apoiadores tinham trabalhado pela vitória de Rogério Rosso ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Rodrigo Maia afirma lealdade a Temer, mas já discute governo e quer retomar reformas
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu nesta sexta-feira "lealdade" ao presidente Michel Temer, mas já discute as bases do que seria um governo comandado por ele, em caso de afastamento do peemedebista.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Delegado e agentes desaparecidos perto de favela do Rio são encontrados
Segundo as primeiras informações, os dois conseguiram se esconder de criminosos perto da favela do Carvão, em Itaguaí. Facebook · Twitter. 08/07/2017 22h59 Atualizado há 4 horas. Viatura da Polícia Civil estava abandonada em via de Itaguaí (Foto: ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Cunha citará Rodrigo Maia em delação premiada
Aliados de Michel Temer admitem, em privado, que as revelações contidas na delação premiada do ex-deputado Eduardo Cunha devem agravar ainda mais a situação do presidente no Congresso e ampliar as chances de a Câmara autorizar o Supremo ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Três anos após o 7 x 1, Temer leva Brasil a novo vexame diante da Alemanha
O presidente Michel Temer viajou na última quinta-feira (6/7) para Hamburgo, na Alemanha, onde participa de um encontro do G20, grupo que reúne as 20 maiores potências econômicas do planeta. Acontece que, em apenas um dia, o peemedebista já ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
2 - Doria recebe pastores na prefeitura e ouve que 'Deus tem outros voos para você'
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Não foi a primeira e provavelmente não será a última vez que um encontro entre João Doria e líderes evangélicos termina com clamores para que o prefeito de São Paulo seja o candidato do PSDB à Presidência em 2018.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Repórter usava codinomes 'Dra. Carla' e 'R-35' em facção criminosa, diz promotor
Jornalista, modelo e advogada Luana Don foi levada nesta quinta para presídio em Tupi Paulista, depois de dois dias em delegacia da capital. Ela é acusada de participar de organização. Facebook · Twitter ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
VÍDEO: Ônibus biarticulado se divide em dois
Um ônibus biarticulado se dividiu em dois na tarde desta sexta-feira (7). O incidente foi filmado por um passageiro e compartilhado em redes sociais. Clique aqui para ver o vídeo no canal do youtube do site Riozinho.com. O site também tem fotos do ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
DEM continua a dar apoio à governabilidade, afirma José Agripino
que o partido mantém o apoio ao governo e não vai "precipitar" um eventual afastamento do presidente Michel Temer. Segundo ele, como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é o primeiro na linha sucessória da Presidência da República, ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Movimento antivacina cresce e preocupa a saúde pública


Saúde atualizada
Atualização diária  9 de julho de 2017
NOTÍCIAS
Movimento antivacina cresce e preocupa a saúde pública
Movimento antivacina cresce e preocupa a saúde pública ... E autoridades da área de saúde alertam que a não vacinação – seja por desconfiança da .... Constantemente atualizado, o mapa é encabeçado por Laurie Garrett, uma ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Abandonada pelo SUS, adolescente espera 1 ano e meio por cirurgia de escoliose, iguais a ela, infelizmente...

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Ministério manda recolher dez ma...