Os repelentes são eficazes? querem provar que sim, existem efeitos adversos?

Associação tira dúvidas sobre repelentes


Os casos de infecção pelo zyka vírus estão aumentando a busca da população por alternativas para se proteger da picada do Aedes Aegypti, mosquito transmissor dessa e de outras doenças, como dengue, malária e chikungunya. A Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) reponde às principais perguntas sobre o uso seguro e eficaz de produtos farmacêuticos para esse fim.

·         Qual repelente é mais eficaz contra o Aedes Aegypti?
Há diversos repelentes tópicos eficazes contra o Aedes Aegypti disponíveis no Brasil. O que varia é o tempo de proteção de cada um.

·         Com que frequência os repelentes devem ser reaplicados?
Depende do tempo de ação de cada substância, sendo recomendado não exceder esse prazo para evitar risco de toxicidade. O período de eficácia diminui até 50% com em temperatura e umidade elevadas, podendo, nesse caso, usar com mais frequência. Sempre orientar-se com o farmacêutico.

Substância
Tempo de ação
Idade recomendada
DEET 6-9%
até 2h
>2 anos
DEET 7,34%
até 4h
>2 anos
DEET 11-14%
até 6h
>12 anos
Icaridina 25%
até 10h
>2 anos
IR3535
até 4h
>6 meses

·         É seguro usar repelentes tópicos em mulheres grávidas?
Estudos indicam que repelentes tópicos são seguros para gestantes. Ainda assim, o uso não deve ser indiscriminado, sendo necessário o acompanhamento médico.  

·         É seguro usar repelentes em crianças?
Sim, desde que respeitadas algumas restrições. Repelentes à base de DEET não podem ter concentração acima de 10% para crianças de 2 a 12 anos. Devem ser realizadas, no máximo, três aplicações por dia. Para bebês a partir de seis meses, há estudos que recomendam o uso de repelentes à base de IR3535. Repelentes nunca devem ser usados em crianças menores de dois meses.

·         É seguro dormir com o repelente no corpo?
Não é recomendado para nenhum paciente, mas é especialmente contraindicado para crianças e gestantes. O produto deve ser removido com água e sabão e também não deve ser usado em partes do corpo cobertas pela roupa.

·         O repelente pode ser usado junto com o filtro solar?
Preferencialmente não, pois essa associação reduz o efeito do repelente e o tempo de reaplicação dos dois produtos é diferente. Se for mesmo necessário, aplicar primeiro o filtro, esperar secar por 20 minutos e só então aplicar o repelente. Antes da reaplicação, lavar o corpo com água e sabão e repetir o processo.

·         O repelente pode ser aplicado no rosto?
Melhor evitar, mas, se preciso, garantir que o produto não entre em contato com olhos, boca e nariz. Nunca aplicar no rosto de crianças.

·         Repelentes podem ser usados junto com perfumes?
Alguns aromas, como a lavanda, têm efeito contrário ao repelente, atraindo insetos. Portanto devem ser evitados.

·         O que fazer quando o paciente não se adapta aos repelentes industrializados?
As farmácias de manipulação podem preparar repelentes de acordo com a necessidade de cada pessoa, aumentando a adesão do paciente ao produto e evitando desconfortos. Esses estabelecimentos podem adequar a concentração para o paciente, além de optar pela forma farmacêutica mais adequada para cada pessoa, como loção, creme ou gel.

·         A citronela e outros produtos naturais são eficazes?
Alguns óleos essenciais são, sim, eficazes, mas a maioria evapora muito rápido, diminuindo o tempo de ação. A citronela dura de 20 minutos a, no máximo, 2 horas sobre a pele. Há estudos que mostram que o óleo de soja dura até 1h30; já o de eucalipto-limão, até 5 horas. Eles são uma opção para quando repelentes sintéticos são contraindicados. Podem também ser elaboradas formulações nas farmácias de manipulação contendo substâncias sintéticas e naturais para somar os efeitos.

·         A vitamina B é eficaz na proteção contra o Aedes Aegypti?
A vitamina B não apresenta eficácia comprovada como repelente e essa indicação de uso não é aprovada pela Anvisa.


O Brasil está andando pra trás *J.A.Puppio

O Brasil está andando pra trás

*J.A.Puppio

Em todos os sentidos e de todas as maneiras, não é apenas na economia que o Brasil está andando pra trás. Isso ocorre também na gestão pública, na educação, no nível de saúde, na qualidade de vida. Estamos parecendo caranguejo. Na década de 60 e 70 o Brasil chegou quase a exterminar o “Aedes” e hoje o “Aedes” coloca o Brasil de joelhos.
Além da queda do PIB – Produto Interno Bruto, sabemos que todos nossos índices estão em queda. Tivemos nossa desclassificação de “bom pagador” por 3 das 4 agências de classificação. Mas o que o Brasil chegou ao topo foi na carga tributária e na taxa de juros,  que de 2002 a 2015 dobraram de tamanho.

Como pode um país de dimensões continentais, o 5º em extensão maior do mundo, com uma população interna de 200 milhões conforme o IBGE, andar pra trás?
No mundo atual somente dois países andam pra trás, Cuba e Venezuela, sendo  que Cuba  em 1958 foi o maior produtor mundial de açúcar, hoje somente consome açúcar com a doação do Brasil, pois após os Castro dominarem Cuba é dependente da doação brasileira de açúcar.

A Venezuela que chegou a ser o 3º maior país produtor de petróleo, hoje depende de doações do Brasil para gerar os alimentos e remédios.

Somente o mercado interno poderia ser o principal suporte da atividade econômica pois nossa população de 200 milhões seria o suficiente.

Ocorre que, o país sem liderança inteligente e vontade política,  onde temos uma classe que somente visa o poder, ficando o  povo sem opções, sendo que os dirigentes somente enxergam seus bolsos, se esquecendo da saúde, educação e outros, deixando o povo sem rumo e o  “desemprego” como única alternativa.

Há alguns anos, chamou-se a atenção a carência mundial em madeira de lei e a abundância do solo brasileiro para suprir mundialmente esta commodity. Temos hoje  mais de 8 milhões de km² de solo bom para plantio de madeira de lei e o mais importante não temos neve, vulcão, terremotos. Temos  sim 360 dias de sol por ano.
Quando estudamos,  vemos  que a Alemanha, cuja extensão territorial e as condições climáticas são infinitamente menores e piores que no Brasil,  hoje  é  a maior exportadora de madeira de lei e industrializada do mundo. Quando sabemos disso ficamos com uma sensação de que existe alguma coisa muito “errada” com a classe política brasileira, que não sabe nada do comércio mundial.

O Brasil inteiro sabe que o Brasil possui aproximadamente 8,5 milhões de propriedades rurais com extensão acima de 20 alqueires; se o governo fizesse um pequeno esforço para que 10% destas propriedades produzissem madeira de lei (mogno) em 15 anos poderíamos ser um dos maiores exportadores de madeira de lei do mundo, o crescimento do nosso PIB poderia se duplicar se a coisa fosse bem feita.
Os países do hemisfério norte precisam de 40 anos para se ter a madeira de lei no ponto de corte, sendo que no Brasil somente necessita de 15 anos.

Como exemplo podemos citar o preço de 1m³ de madeira de lei hoje vale US$3400,00.
Além de poder trazer um enorme desenvolvimento agrícola também traria um belo desenvolvimento no setor de manufaturados, com uma geração de empregos jamais vista no Brasil.

* J. A. Puppio é empresário, diretor presidente da Air Safety e autor do livro “Impossível é o que não se tentou”


Anti-inflamatório para artrite reumatóide, problemas de canal de dentes e outras inflamações

MSM (Metil Sulfonil Metano)

Tratamento da Artrite Reumatóide

INTRODUÇÃO

A Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória crônica severa, debilitante, com localização variada mais comumente nas articulações sinoviais e tecidos periarticulares, com dores e deformidades progressivas, considerada até o momento incurável.

É uma doença comum e a prevalência pode chegar a 1,5% da população em algumas regiões. É mais freqüente em mulheres e costuma iniciar-se entre 30 e 50 anos de idade, mas compromete também homens e crianças. Para que se desenvolva a doença são necessárias algumas combinações de defeitos genéticos e a presença de um ou mais estímulos externos.

A Artrite Reumatóide é caracterizada pela inflamação da membrana (sinovial) que forra a cápsula fibrosa que envolve e protege as articulações. A membrana sinovial prolifera e libera enzimas produzidas por células localmente. Tanto a invasão da membrana sinovial como a ação das enzimas provocam destruição das estruturas articulares (cartilagem e ossos vizinhos) e juxta-articulares (tendões e ligamentos). O início é insidioso com sintomas gerais: febrícula, mal-estar, sudorese, perda do apetite, emagrecimento, moleza, angústia e irritabilidade.
Normalmente começa por atingir as pequenas articulações das mãos e dos pulsos, de forma simétrica.  

Em seguida (ao longo de 3-5 meses), a doença pode afetar todas as articulações, estendendo-se aos pulsos, joelhos, dedos dos pés e tornozelos, podendo levar progressivamente à deformação das partes do corpo atingidas, e, em certos casos, causar uma invalidez total.   Na sua forma avançada, as mãos podem adquirir um aspecto deformado, com os dedos virados para fora, enquanto os joelhos, pulsos e tornozelos podem engrossar e os dedos dos pés dobrar-se.

METIL SULFONIL METANO (MSM) – Fonte natural de enxofre
Ao lado do oxigênio, da água e do sal, o MSM (metil sulfonil metano) é o quarto elemento necessário na nutrição humana e animal. O enxofre, contido no MSM, está envolvido em quase todos os processos metabólicos do corpo e é essencial na regeneração e nutrição de células saudáveis, além disso, é um elemento indispensável para a vida humana, sua deficiência provoca diversos transtornos no organismo humano, principalmente nos indivíduos adultos devido ao declínio de todas suas funções orgânicas. O enxofre é um dos minerais mais abundantes no organismo e sua deficiência pode causar:

● Perda de colágeno e de tecido conjuntivo;
● Artrite Reumatóide;
● Inflamação e dor nas articulações;
● Enfraquecimento das unhas e cabelos;
● Desenvolvimento de alergias;
● Diminuição da função do Sistema Imune;
● Acnes e distúrbios de memória;

  O enxofre atua e tem um papel especialmente crítico na manutenção da elasticidade e flexibilidade dos tecidos conectivos que formam as articulações. É utilizado pelo organismo para produzir substâncias como aminoácidos não essenciais sulfurados (cisteína e metionina) e hormônios como a insulina.
O MSM é encontrado em todos os organismos vivos, podendo citar os fluidos e tecidos do homem. É a forma oral de DMSO (dimetil sulfóxido), sendo mais potente antioxidante que este. Entretanto, o MSM é facilmente perdido durante a cocção dos alimentos ou durante a estocagem dos mesmos. Isto torna importante a freqüente reposição do elemento enxofre.

MSM restabelece a flexibilidade e permeabilidade da membrana celular
 

O MSM é uma proveitosa fonte de enxofre orgânico, uma das matérias-primas mais importantes utilizadas para se construir tecidos saudáveis. Considerando que o enxofre é um componente existente em todas as células, então é essencial que o corpo tenha uma quantidade abundante deste mineral em uma forma biologicamente ativa. Quando MSM é utilizado, a membrana celular torna-se mais flexível e permeável. Dessa forma, fluidos atravessam os tecidos mais facilmente. Estas novas células mais flexíveis e permeáveis têm um efeito positivo no tratamento de artrite reumatóide, dores musculares e câimbras.

MSM potente condoprotetor
A ação preventiva do MSM contra a deterioração das cartilagens é suficiente para classificá-lo como condoprotetor. Segundo os cientistas russos Murav’ev, Venikova e Pleskovskaia (1991), a deterioração das juntas de animais artríticos é reduzida com a suplementação do MSM.

Nas cartilagens atingidas pela artrite, reumatismo, bursite, gota, tendinite e situações correlatas, a concentração de MSM chega a ser um terço do normal. Por isso a sua suplementação acaba tornando os analgésicos e antiinflamatórios completamente desnecessários.

MECANISMO DE AÇÃO

Um dos mais significativos efeitos do MSM como um suplemento é sua capacidade demonstrada para  aliviar a dor e a inflamação . Quando células do tecido conectivo sofrem pressão, elas incham e ficam inflamadas, e como resultado vem a dor. Considerando que MSM pode  restabelecer a flexibilidade e permeabilidade da membrana celular , então os fluidos atravessam os tecidos mais facilmente ajudando a igualar a pressão e a reduzir ou  eliminar a causa de dor . Substâncias prejudiciais, como ácido láctico e toxinas, fluem para fora da célula, enquanto o MSM permite que nutrientes saudáveis passem para dentro da célula. 
Pacientes de artrite informam alívio significativo, longo e duradouro com a utilização de MSM. Enquanto a glucosamina é eficaz para aliviar casos moderados de artrite, MSM parece ser  muito eficaz para casos mais graves de osteoartrite e artrite reumatóide . Um pequeno estudo realizado por médicos do  Instituto   Nizam de Ciências Médicas , na Índia, sugere que a glucosamina pode oferecer ainda mais alívio se tomada com meti sulfonil metano (MSM). Os médicos dividiram em quatro grupos 118 pessoas com osteoartrite no joelho. Os pacientes tomaram glucosamina, MSM, ambos ou placebo durante 12 semanas. A glucosamina e o MSM reduziam a dor e o inchaço isoladamente, mas a combinação dos dois era ainda mais eficaz.

MSM reduz em longo prazo a escala de dor, inflamação e a progressão da artrite reumatóide.

ESTUDOS COMPROVAM

Estudos  in vivo   relacionam o déficit de enxofre no organismo à artrite reumatóide.
Em um estudo com 114 pacientes, foi constatada a prevalência extremamente diminuída de enxofre em 82 pacientes (72%) comparados com 70/200 (35%) dos controles saudáveis, e 45/121 dos controles (37%) combinados para a idade, e a 4/35 (11%) da população geral normal.

Resultados: Constatou-se que o status pobre de enxofre nos pacientes com artrite reumatóide pode ser um fator importante em determinar as características clínicas da doença reumatóide. 

Estudos  in vivo   avaliam a toxicidade do MSM à saúde humana
Em 2002, a  Food Chemical Toxicology  publicou o trabalho do  Pharmaceutical Control and Development Laboratory Ltd ., de Budapeste, com o objetivo de determinar o grau de toxicidade do MSM, já que ele se tornou um suplemento extremamente popular no combate às alergias, artrites, dores musculoesqueléticas, infecções parasitárias, inflamações e problemas de pele, unhas e cabelos.

Conclusão dos autores:  ficou cientificamente comprovado que o MSM é um produto altamente seguro à saúde, sendo 100% atóxico ao organismo humano.

PORSOLOGIA

A dose mínima recomendada vai de 750 a 1.000mg/dia, podendo chegar até 5.000mg/dia.

Na  artrite reumatóide  a posologia é de  duas cápsulas com 750mg pela manhã, em jejum , e  uma cápsula contendo 750mg, antes do almoço.
O tratamento não deve ser realizado em períodos inferiores a 6 meses e poderá se estender por ciclos mais longos.

MSM tem sido largamente testado como um ingrediente alimentício. Ele não demonstra qualquer tipo de reação alérgica, mas alguns usuários relatam dor de cabeça, fezes amolecidas, fadiga e náusea. Estes são sinais positivos da detoxificação provocada pelo MSM.
 
Vantagens:  
● Produto 100% seguro;
● Restabelece a flexibilidade e permeabilidade da membrana celular;
● Previne artrite reumatóide;
● Muito eficaz para casos mais graves de osteoartrite e artrite reumatóide;
● Minimiza a dores e inflamações articulares;
● Previne o desenvolvimento de alergias;
● Previne perda de colágeno e tecido conjuntivo;
● Melhora o funcionamento do Sistema Imunológico;
● Melhora a produção de aminoácidos não essenciais e hormônios como a insulina;
● Melhora a memória;
● Previne a acne;
A principal característica do medicamento manipulado é a personalização, onde o médico prescreve a dosagem adequada para seu paciente.

LITERATURA CONSULTADA

Gordon C,Bradley H,Waring RH,Emery P. Abnormal sulphur oxidation in systemic lupus erythematosus. Lancet. Volume: 339 Edição: 8784 Páginas: 25-6 Data: 1992 Jan 4.
EMERY P; BRADLEY H; GOUGH A; ARTHUR V; JUBB R; WARING R.  Annals of the rheumatic diseases.  Volume: 51 Edição: 3 Páginas: 318-20 Data: 1992 mar.
FUCHS, F.D.; WANNMACHER, L.; FERREIRA, M.B.C.  Farmacologia Clínica: Fundamentos da terapêutica Racional.  3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
Goodheart, G.  A Presentation of a New Approach to Correction of Disc Lesion.  ACA Journ. Chiro., Dec., 1954, p. 36-37.
Jacob S, Lawrence R, Zucker M . The Miracle of MSM.  GP Putnams’s Sons, New York, NY, 1999.
KEISERMAN, MW.  Early rheumatoid arthritis.  Volume: 19 Edição: 3 Páginas: 278-83 Data: 2007 May
KOROLKOVAS, A. ALBUQUERQUE, F.F; FRANÇA, C.  Dicionário Terapêutico Guanabara. 2000/2001.  ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
PANFILIO, C B., HERNÁNDEZ-COSSIO, O., HERNÁNDEZ-FUSTES, O J.  Orbital myositis and rheumatoid arthritis: case report  Arq. Neuro-Psiquiatr., Mar 2000, vol.58, no.1, p.174-177.

Fonte: http://www.farmaciaethicall.com.br/msm-tratamento-de-artrite-reumatoide/

Rede de Sustentabilidade que nasceu do verde e Feldman, desiluções concretas

Mas, já tem reuniões na Assembléia Legislativa no gabinete de Paulo Lamac, candidato a governador Apolo Heringer e obviamente já para deputado estadual, entre outros.

Quanto a desecanto, o país não saneamento básico, São Paulo que diz que tem 99% deixa mais de 1 milhão de pessoas sem água potável, sem esgoto, na proliferação da doença. Agora com o Zika Vírus e a incidência exagerada da microcefalia pelo Zika, que o MInistério da Saúde, tenta desviar a atenção da corrupção e justificar a arovação do CPMF, é o retrato da desilução desse político, que parece ser raro, honesto.


http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/02/1739605-fabio-feldmann-se-diz-descrente-de-partidos-e-aponta-dificuldades-da-agenda-verde.shtml

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Abandonada pelo SUS, adolescente espera 1 ano e meio por cirurgia de escoliose, iguais a ela, infelizmente...

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Ministério manda recolher dez ma...