As 10 drogas mais perigosas do mundo
Nota do Editor do Blog Jornal de Saúde: O álcool ficou em décimo lugar, no entanto, por ser droga lícita e amplamente vendida e comprada, as vezes, por menor de idade, também, como o crack, a maconha. Acreditamos ser muito mais pernicioso que determinadas drogas e muitos mais viciante devido a tolerância dos pais que incentivam os filhos em determinada indade a tomar apenas um copo. Ou seja, a port aberta para se tornar um alcoolista.
Outro grande apontamento é que o álcool atrai o tabaco, drogas mais fortes, para "curtir um barato" maior e melhor. Portanto, o álcool devia estar em primeiríssimo lugar entre as drogas perigosas da relação. Mas, o importante é que está e muito bem definido, causa dependência química, euforia e depois depressão, pode ajudar em casos de câncer e até ser o causador, cirrose hepáica ou câncer de fígado.
O site IFL SCience, escreveu sobre os fatores a serem considerados na “eleição” da droga mais potencialmente perigosa. Eles publicaram uma pesquisa do Imperial College de Londres que fez um ranking das drogas mais destrutivas. Os estudos consideraram os danos a curto e longo prazo, o custo dos tratamentos de saúde e reabilitações e ainda o custo do combate ao tráfico – no caso de algumas.
Os cientistas observaram a taxa de mortalidade, prejuízo mental e material como perda de bens, emprego etc., lesões físicas e atividades criminosas. Dá uma olhada em como ficou o ranking:
10- Benzodiazepínicos
Os Benzodiazepínicos são usados nos tratamentos de distúrbios de ansiedade e tensão. Têm propriedades sedativos, relaxantes musculares e anticonvulsivantes. Causam pouca depressão no sistema nervoso central, mas se usados em grandes quantidades podem levar ao coma.
9- GHB
Droga conhecida como G – pronúncia em inglês – ou ecstasy líquido. GHB é a sigla para ácido gama hidroxibutírico. Tem a versão GBL que é o ácido gama butil-lactona. As altas dosagens podem causar convulsões, coma e morte por depressão respiratória.
8- Maconha
A
famosa cannabis entrou na lista em oitavo lugar por conta do custo que
sua proibição acarreta pros Estados. Ela mostra pequeno potencial
ofensivo ao organismo e é mais perigosa ilegal do que legal, pois
traficada ajuda a financiar o crime. Pra se ter uma ideia, os Estados
Unidos gastam em média 20 bilhões por ano na luta contra o tráfico de
maconha.7- Anfetamina
Anfetaminas são estimulantes – inclusive encontradas em pílulas de ecstasy. Oferecem aumento de energia, euforia e excitação, mas o uso prolongado leva a alterações de humor, alucinações, paranoias e agressividade. O chamado ‘rebite’, popular entre estudantes e motoristas que precisam trabalhar nas madrugadas, é uma anfetamina popular.
6- Cigarro
Tabaco ficou atrás apenas da cocaína por conta dos danos a longo prazo, as perdas por conta da dependência e custas dos tratamentos de problemas acarretados pelo fumo.
5- Cocaína
A pesquisa constatou que a cocaína é cara e as pessoas não fazem ideia do que podem estar inalando ou injetando. As misturas preparadas para venda em massa levam quantidades relativamente pequenas de cocaína pura misturada a farinha, cloridrato de metilfenidato, adrenalina, fluido de bateria e até vidro moído.
4- Meta Anfetamina
Meta anfetamina é também chamada de cristal. Sua forma de administração varia, podendo ser fumada, cheirada, diluída e injetada na corrente sanguínea ou no ânus (sem agulha). A droga causa hipertermia, aumento da pressão sanguínea que, dependendo do ritmo, pode levar a ataques cardíacos, derrame cerebral, coma ou morte. Usuários de meta podem passar dias sem dormir e desenvolverem paranoia e desejo de suicídio.
3- Crack
O crack é o subproduto da cocaína. Os dejetos químicos que sobram do refino da cocaína são acessíveis – barato – e tem grande concentração química. Essa relação de custo e efeito coloca o crack entre as drogas com maior potencial destrutivo.
2- Heroína
A droga que matou Kurt Cobain é conhecida pelo poder de causar dependência e aumentar a depressão do sistema nervoso central, levando a casos de dependência psíquica e física. A longo prazo, quando não leva a morte, a droga causa danos neurológicos irreversíveis.
1- Álcool
O álcool encabeçou a lista por vários fatores. Agrava os casos de depressão, seu uso a longo prazo causa doenças no fígado, cânceres e danos cerebrais. Causa dependência física e psicológica e, além de ser acessível, tem seu consumo estimulado pela publicidade. Mas os danos do consumo de álcool não afetam só o indivíduo. São inúmeros os casos de mortes por brigas acidentes de trânsito com mortes causados por pessoas embriagadas. O Estado tem o custo da fiscalização de consumo (por motoristas e menores) em contrapartida ao estimulo do consumo (por motoristas e menores) em contrapartida ao estimulo do uso.
Fonte: Ultra Curioso
http://pedromaganem.jusbrasil.com.br
Um comentário:
Jornal de Saúde: Álcool e mais nove drogas perigosas para você e sua família, dependência e doenças, é o saldo
As 10 drogas mais perigosas do mundo
Postar um comentário