Startups de Minas Gerais focam na baixa renda e mudam a forma de fazer negócios no Brasil
- Pioneira na disseminação e fomento de negócios de impacto social, a ARTEMISIA está em busca de negócios que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para resolver problemas sociais que atingem a população de baixa renda. A organização está selecionando, até 8 de abril, os negócios que irão integrar a próxima edição da Aceleradora. Os empreendedores de Minas Gerais podem fazer a inscrição gratuita até 8 de abril pelo site www.artemisia.org.br
São Paulo, 10 de março de 2016 – Em expansão nos países emergentes, os negócios de impacto social têm se destacado ao propor um modelo de empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda. A ARTEMISIA, pioneira no Brasil no fomento de negócios de impacto social, há mais de uma década tornou-se uma das protagonistas desse movimento no Brasil. E, neste ecossistema de negócios de impacto social, destacam-se empreendedores como os mineiros Guilherme Cunha e Júlio César Souza; e Estevão Alves Valle, Fernando Assunção e Geraldo Camargo Neto – fundadores, respectivamente, da Mobilità e da Clínica +60 Saúde. Ambos têm em comum a aceleração da ARTEMISIA e a atuação na área da Saúde – oferecendo serviços de qualidade para a população de baixa renda de Minas Gerais.
A Clínica +60 Saúde foi acelerada em 2013 pela organização e oferece atendimento médico resolutivo e de baixo custo, com foco no cuidado preventivo e educativo do idoso, extensivo aos familiares. Uma vez que se baseia em protocolos de atendimento para os principais problemas de saúde que acometem os maiores de 60 anos, a empresa consegue trazer soluções de saúde em larga escala para essa população.
A Mobilità – acelerada pela ARTEMISIA em 2015 – aplica tecnologia mobile e cloud para melhorar o controle e a gestão de programas públicos de saúde ligados à atenção básica, permitindo a adequação ao eSUS. As soluções apresentadas pelo negócio de impacto social oferecem maior controle e transparência das informações da população atendida, diminuindo a assimetria de informação entre todos os diferentes atores que fazem parte desses programas de saúde, desde o paciente até o gestor público. A tecnologia aplicada à gestão das informações de saúde no sistema público pode reduzir em cerca de 40% os custos no sistema, além de garantir melhor qualidade de atendimento e o cumprimento de metas de qualidade do PMAQ-AB e outros. Estima-se que 80% dos problemas de saúde que atingem a população podem ser resolvidos na atenção básica, estratégia prioritária do Ministério da Saúde.
A solução da Mobilità permite acompanhar as famílias atendidas pelo agente de saúde da região, controlar as rotinas e atividades das Unidades Básicas de Saúde, prover dados e informações para melhorar a gestão das metas de qualidade e interagir com a comunidade para uma maior eficiência das campanhas de prevenção e vacinação, entre outras funcionalidades.
De acordo com a equipe da ARTEMISIA, quando a Clínica +60 foi selecionada, o desafio foi desenhar um processo de atendimento simples e completo. A estratégia foi acertada: os empreendedores definiram o produto e lançaram uma nova clínica especializada no tratamento de idosos de baixa renda. “No caso da Mobilità, o desafio foi encontrar alternativas de modelos de negócio, além de apoiar a captação de investimentos. Diferentes premissas foram analisadas com apoio de mentores e especialistas para melhorar o modelo e argumentação de vendas”, afirma Renan Costa Rego, gerente de Aceleração da ARTEMISIA. O executivo acrescenta que a organização busca empreendedores que tenham intenção genuína em oferecer soluções com impacto social escaláveis e que são pragmáticos quando o tema é resultado.
Em busca de novas empresas
Pioneira na disseminação e fomento de negócios de impacto social, a ARTEMISIA está selecionando, até 8 de abril, os novos negócios que irão integrar a próxima edição da Aceleradora, com início previsto para junho de 2016. O programa intensivo da Aceleradora desafia os empreendedores a testar, na prática, novos modelos de receita e a refinar o impacto social em um ambiente de cocriação e colaboração – um processo que envolve comunidades de baixa renda, empreendedores, mentores e investidores. Com cinco meses de duração, o processo tem por objetivo acelerar o crescimento do negócio em um curto período de tempo, além de potencializar o impacto social da solução e preparar e conectar o empreendedor com potenciais investidores. As inscrições podem ser feitas pelo site www.artemisia.org.br
Entre os critérios de seleção da Aceleradora estão o impacto social – negócios com produtos e serviços desenhados para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda; empreendedores com intenção genuína de mudar o Brasil para melhor; potencial de escala (modelos lucrativos com soluções escaláveis); e estágio de maturidade. São elegíveis negócios de impacto social com protótipo/produto em fase de testes no mercado até startups com produtos lançados e que buscam rápido crescimento. Entre as novidades da edição 2016 – a única do ano –, a ARTEMISIA anuncia que está ampliando a busca para os setores de Água/Saneamento e Empregabilidade, além dos quatro setores nos quais já atua: Saúde, Educação, Serviços Financeiros, Habitação. A ampliação da aceleração para cinco meses de duração também é uma das novidades da edição.
Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da organização, a equipe de Busca & Seleção está focando, também, em subsetores. “Em Educação, buscamos negócios que apresentam soluções inovadoras para a educação infantil, creches e escolas de baixo custo, e soluções que facilitem a adoção de inovações na escola ou no ensino técnico/profissionalizante”, detalha, acrescentando que em Saúde, a busca é por clínicas de baixo custo (focadas em doenças ou públicos específicos); diagnósticos e exames de baixo custo; tecnologias que promovem a saúde com impacto direto para o usuário; e prevenção. Em Serviços Financeiros, produtos desenhados e acessíveis à base da pirâmide – especialmente microempreendedores; educação financeira prática com foco na melhoria de gestão de ativos e meios de pagamento para pessoas não bancarizadas. E, em Habitação, o foco está nas soluções que promovem melhor acesso à regularização fundiária, crédito habitacional, mão de obra, assistência técnica para reforma, acesso a saneamento, coleta de lixo e água potável – ou soluções inovadoras para facilitar adaptação de famílias, gestão e manutenção de condomínios do Minha Casa Minha Vida.
Aceleração na prática
A edição 2016 contará, ao longo de cinco meses, com quatro módulos presenciais: modelo de negócio; impacto social; investimento; e marketing e vendas – criados a partir de uma demanda identificada pela equipe da Aceleradora com base nos principais desafios dos empreendedores. Entre os benefícios de participar do programa, a equipe destaca: conexões e networking; formatação do modelo de negócio, refinamento do impacto social; mentorias e acompanhamento personalizado, ou seja, uma pessoa da equipe da Aceleradora é responsável por acompanhar de perto todo o processo de aceleração do negócio, garantindo que as demandas específicas do negócio sejam atendidas; além de exposição nos canais da ARTEMISIA. A expertise da organização de 11 anos trabalhando no campo de negócios de impacto social – e formando uma rede robusta de contatos na área –, além do profundo conhecimento nos setores que atua (saúde, educação, serviços financeiros e habitação), são pontos fortes do programa que é desenvolvido a partir do real conhecimento das necessidades dos empreendedores e da população de baixa renda.
Segundo Maure Pessanha, a Artemisia busca empreendedores 100% focados no negócio e com intenção genuína de mudar o Brasil. “Sabemos que é essencial muita dedicação e resiliência para enfrentar os desafios iniciais, fazer o negócio crescer e gerar alto impacto. Por isso, trabalhamos no amadurecimento dos negócios para que ultrapassem as barreiras iniciais e alcancem resultados econômicos e sociais em larga escala. Alinhado a isso, realizamos conexões com os principais players de investimento de impacto do Brasil e apoiamos em sua preparação para receber investimento”, afirma a executiva.
Nos últimos cinco anos, 79 negócios foram acelerados pela ARTEMISIA; desses, 52% receberam investimentos, que no total, somam mais de R$ 43 milhões. Esses negócios impactaram a vida de mais de 23 milhões de pessoas; 91% dos negócios que passaram pela Aceleradora permanecem ativos – comprovando a expertise da ARTEMISIA não apenas em atender as reais necessidades dos empreendedores, como em reconhecer as oportunidades de negócios que geram alto impacto na população de baixa renda. Em 11 anos de atuação, a organização ajuda os empreendedores de impacto a vencerem os principais desafios para que ultrapassem as barreiras iniciais, a fim de alcançarem resultados econômicos e sociais em larga escala.
ARTEMISIA
A ARTEMISIA é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a ARTEMISIA possui atualmente escritório em São Paulo.
A ARTEMISIA foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a ARTEMISIA também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar. www.artemisia.org.br
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