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bhte, 30 de outubro de 2025, às 13h02
COPASA rouba o consumidor, mesmo sendo processado e proíbe serviço
A Copasa - Companhia de Saneamento Básico, literalmente, rouba o Consumidor de água e esgoto no Estado de Minas Gerais. Cobra contas de pessoa, individual, valores acima da média de consumo, não prova o consumo do consumidor, mas mesmo assim mantém dívida e quando o consumidor precisa de qualquer tipo de serviço, se negam e apontam a conta, neste caso específico, como empecilho da Prestação de Serviço, por exemplo, troca de Padrão e de Padrão Novo, que é pago pelo consumidor e valor bastante significativo chega a R$ 800,00 um padrão. A simples verificação do Padrão, a Copasa cobra mais de R$ 115,00 do consumidor. Veja cobrança de casa na para uma pessoa apenas, que toma um banho por dia: Neste endereço moravam três pessoas, um menino de 12 anos, sua mãe e pai. A vó ficava tomando conta do netinho. Eles consumiam em reais algo em torno de R$ 115,00 e como eles mudaram e o proprietário veio a residir no local, uma pessoa apenas, a conta, a primeira já veio salgada, talvez fizeram proporcional de três meses, R$ 90,00 e depois de tres mêses começaram a enviar contas de mais de R$ 200,00 e depois chegou a 400,00 e até a R$ 1.200,00 (hum mil e duznetos reais). As reclamações foram inúmeras e nunca resolveram nada, mandavam fazer a leitura do relógio e várias vezes e nada. Quariam desligar a água. Então o proprietário entrou com processo contra a COPASA de No. 5317795-09.2024.8.13.0024 no qual a Copasa fez acordo e não cumpriu e outro processo foi aberto e a Copasa não provou nada para o juiz sobre o consumo exagerado de água por uma pessoa. Como ficou inerte e a juíza havia determinado uma ação qualquer da Copasa, com a proibição de não desligar a água. A juíza condenou a Copasa a pagar R$ 3.000,00 de Perdas e Danos Morais. No entanto, a Copasa, já desligou a água e quando reclamaram a empresa ligou novamente e nunca provou o consumo ou propôs acordo sobre a dívida. Hoje, 30 de outubro de 2025, na agência nova da Rua Curitiba, fui literalmente, tratado como velho desmemoriado. Um Supervisor que se apresentou como gerente, sem nome, não se apresentam, não deixou que fizesse o pedido de Nova Ligação, de padrão e troca do Padrão deu o problema de contas aviltantes e mentirosas, somente se a Copasa está, realmente, roubando o consumidor na mão grande, mesmo. Este supervisor gerente, que arrogantemente, deu uma de juiz ou advogado, simplesmente virou e perguntou, com ar interrogativo: O que o o atendente disse para o senhor em relação a Ligação Nova. Ora, ora fiquei parado e estupefato. E, disse para ele que espécie de ajuda ele estava prestando para solucionar problemas, mesmo depois de ter exposto sobre o processo, o qual ele não consultou, nada! Ele disse novamente, vou repetir a pergunta; o que ele disse ao senhor. Daí como disse que não iria responder, esse administrador de casa de cachorrinho, na sua casa ou de sua mulher, parou o atendimento por falta de respeito. A falta de respeito é do consumidor. A partir daí teve que ouvir, palhaço foi elogio, porque é um moleque e palhaço atendendo numa empresa que deve treinar seus funcionários atendentes, deve ser CLT, de maneira que humilhe e deixe sem solução problemas. Porque a Prestação de Serviços, é paga, não tem doação e tampouco caridade e pela Lei do Consumidor não se pode negar atendimento, se tivesse em dívida no Padrão X, tudo bem, mas o padrão pedido, o Y, não tem dívida alguma. O CPF também não tem impedimento. Porque fica a pergunta a Copasa como a Cemig hoje protestam, a Copasa não pode protestar por causa do Processo. Em suma, esse gerente mandou até chamar a PM para que eles obrigassem a eles atenderem. Isso quer dizer que a Copasa é soberana em relação com consumidor e não acata a Lei do Consumidor e atende da maneira que eles querem, alegar falta de educação e romper atendimento, com ironia, com pouco caso e descaso a Justiça e ao idoso, é muita ousadia, ou algo premeditado.
Marcelo dos Santos - jornalista - MTb 16.539 - SP/SP.
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