Cada vez mais as pessoas veem na musculação uma atividade altamente eficiente para o emagrecimento, através de treinos específicos e de uma alimentação equilibrada


É comum entre as pessoas que tem como objetivo emagrecer não quererem praticar a musculação por receio de um possível aumento no peso da balança. Vanessa Furstenberger Fitness Coach explica que é importante entender que a balança afere o nosso peso e não diferencia o que é gordura, o que é osso, o que é água e o que é músculo, a não ser as que têm essa função.
O que acontece é que a musculação promove o aumento do volume muscular e isso provoca o aumento do peso corporal na balança. Mas, saiba que a musculação é importante e faz de fato diferença no processo de emagrecimento.
A gordura corporal não é utilizada como fonte de energia durante o treino com pesos, mas ela faz com que a aceleração do nosso metabolismo no pós treino e nas horas seguintes aumente o gasto calórico e esse permaneça por horas depois.
“Por exemplo, em 1 hora de caminhada acelerada chegamos a gastar cerca de 200 a 300 kcal e por volta de 10 a 15 kcal a mais por aproximadamente 1 hora depois, para que o nosso organismo volte ao normal. Já com a musculação, temos o mesmo gasto calórico durante apenas 30 minutos de treino feito de maneira intensa e sem intervalos, porém, mantém o metabolismo acelerado em média 12% a mais no pós-treino e 15 horas depois ele ainda se mantem até 7% mais alto.” Conta Vanessa.
O aumento da massa magra provoca o aumento do nosso metabolismo basal (quantidade de energia que gastamos mesmo em  repouso) 20 vezes mais do que a massa gorda. Isso nos dá a vantagem de queimar mais calorias mesmo quando não estamos treinando diminuindo assim a taxa de gordura corporal.
Segundo a fitness coach se aliarmos uma dieta adequada ao treino de musculação, os resultados são potencializados. Quando se ganha1 kg de massa magra se gasta 15kcal extras por dia. Numa conta rápida com 2 kg de músculos a mais conseguimos eliminar de 2 a 3 kg de gordura (veja bem GORDURA) em apenas 12 semanas.
Além do gasto calórico, a musculação evita a flacidez muscular e de pele que é bem comum em pessoas em fase de emagrecimento, melhora a parte estética e as funções do aparelho locomotor.
A TRÍADE Musculação- Dieta - Exercício aeróbio é sempre infalível para o processo de emagrecimento. Agora é hora de perder o medo de engordar com a musculação e fazer com que ela seja sua aliada.
Escolha um bom profissional e bons treinos!Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: O IMPACTO DA CORRUPÇÃO NA EFICIÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS NA ÁREA DA SAÚDE: DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA NO …

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Outorgado pela Anatel para o SCM...