Dia do Consumidor Brasil: 5 passos para comprar com segurança


Dia dedicado a descontos no varejo eletrônico exige atenção nas compras. Advogado especialista em direitos do consumidor orienta sobre como comprar neste período
O Dia do Consumidor Brasil será comemorado neste ano em 16 de março. A data promovida pelo Buscapé Company oferece descontos no e-commerce brasileiro. A primeira edição realizada em 2014 atingiu o faturamento de R$ 147 milhões e, no ano passado, o faturamento registrou alta de R$ 200 milhões. Entre os produtos mais buscados no período de descontos estão cosméticos (16%), aparelhos de telefone (15%) e roupas e acessórios (14%).


Segundo o advogado especialista em direitos do consumidor, Dori Boucault, em datas onde o comércio online ganha fôlego é preciso ter cuidado para não cair em falsos descontos e promoções. “O que acontece na maquiagem de preços é o aumento do preço do produto antes da promoção e, no dia dos descontos, os preços sofrem queda sob a alegação de desconto, mas, na verdade, o preço é igual ao anterior”, explica o especialista.
A seguir, Dori Boucault lista algumas dicas de como comprar com segurança no período de descontos.
1 - Pesquise preços e faça comparações: o advogado orienta a pesquisar antes da promoção em no mínimo três lojas para comparar o preço dos produtos ofertados. “Quem ainda não pesquisou, procure logo se o preço é real ou se ele será maquiado no dia da oferta”, orienta.
2 – Conheça o site onde irá comprar: segundo Dori, é importante verificar se o site realmente existe. “Essa pesquisa pode ser pela internet mesmo, através dos sites Consumidor.gov, Reclame Aqui, Proteste Já ou na página da Fundação Procon, na lista de sites não recomendados”, salienta Boucault. O advogado conta que no site do Procon existem cerca de 500 lojas on-line não recomendadas. Além disso, o especialista orienta o consumidor a pesquisar a política de utilização de dados dos sites e a segurança deles.
3 – Está com o orçamento curto? Controle a impulsividade: em tempos de crise econômica, controlar os gastos é importante para não comprometer o orçamento doméstico. “Verifique o que você precisa e quanto tem para gastar, se o seu orçamento permite”, orienta o especialista. Antes mesmo de comprar, o advogado sugere fazer um cálculo de quanto poderá ser gasto.
4 – Atenção aos produtos com defeito: o especialista diz que mesmo em grandes promoções, os comerciantes não estão livres da obrigação de trocar produtos com defeito. Segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem direito a um prazo de sete dias para devolver o produto e receber o dinheiro de volta. Esse prazo é chamado de “prazo de reflexão” e só vale para compras feitas pela internet.
5 – Verifique quem irá entregar os produtos: É importante que o consumidor observe quem será responsável pela entrega dos produtos, para, no caso de algum atraso,  poder ligar e cobrar”, comenta Dori. O especialista afirma que durante a época de promoções os atrasos podem ocorrer devido a grande demanda de produtos e o consumidor deve se programar, caso compre algum item para dar de presente.

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