Andressa Felisbino, veterinária, ensina o prato predileto do coeho é cenoura, gato pode ser adestrado entre outras dicas


DIA NACIONAL DOS ANIMAIS: MITOS E VERDADES SOBRE OS PET'S


Em comemoração à data, veterinária desmistifica alguns mitos sobre cães, gatos, peixes, aves, coelhos e hamsters
Em 14 de março comemora-se o Dia Nacional dos Animais. A data vem para comemorar a parceria e todo amor incondicional dos animais de estimação com seus donos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), já são mais de 52 milhões de cães, 22 milhões de gatos, 18 milhões de peixes e 38 milhões de aves de estimação em todo país. Todas elas e tantas outras espécies possuem suas peculiaridades e curiosidades que poucas pessoas sabem. Em função da desta comemoração, Andressa Felisbino, veterinária, desmistifica alguns mitos e verdades sobre os pets em geral.
1) NARIZ QUENTE SIGNIFICA QUE O ANIMAL ESTÁ COM FEBRE.
Mito. Os proprietários de cães e gatos costumam achar que o focinho tem relação importante com a saúde do animal, mas isso não é verdade. É normal que, ao acordar, a narina esteja quente ou seca, mas esses aspectos não significam que o bichinho está doente. O dono deve ficar atento e se este sintoma de secura permanecer e começar a descamar o focinho, nestas situações é recomendável que se procure um veterinário para um diagnóstico mais preciso. Focinho quente também não é sintoma de febre, a única maneira de medir a temperatura dos animais é com um termômetro e os cães, por exemplo, possuem a temperatura média maior que dos humanos mesmo, é em torno de 39C.
2) FAZ MAL CACHORRO COMER GRAMA.
Verdade. Normalmente, em passeios por parques ou lugares arborizados, pode ser que os cães comam um pouco de grama e aí mora o perigo. Em grande quantidade, a grama pode irritar o estômago do animal e causar ânsia e vômitos. Além disso, pode ser que tenha algum parasita ou pesticida, o que poderia agravar ainda mais os sintomas e até provocar o aparecimento de alguma doença.
3) FÊMEAS DEVEM SER CASTRADAS APENAS DEPOIS DA PRIMEIRA NINHADA.
Mito. Os animais não são com os humanos, que podem se sentir sozinhos por não ter um filhote ou por não ter tido relação sexual. É aconselhável castrar a fêmea antes do primeiro cio, essa é a melhor forma de prevenir doenças no sistema reprodutor, como câncer de mama e infecções no útero. Outro benefício é que não há riscos de desenvolver gravidez psicológica e produzir leite, como se estivessem grávidas.
4) FORMIGAS PRÓXIMAS A URINA PODE SIGNIFICAR QUE O ANIMAL TEM DIABETES.
Verdade. Muitos donos costumam dar outros alimentos além da ração, isso pode prejudicar, e muito, a saúde do animal e provocar doenças, como a diabetes. Alguns alimentos são ricos em açúcar e o organismo de cães e gatos não conseguem processar todos os nutrientes, aumentando as chances de desenvolver a doença. Um dos indícios de que há nível elevado de açúcar é através da urina, que atraem insetos, como a formiga. Se isso ocorrer, a orientação é levar o animal imediatamente ao veterinário e realizar exames para detectar possíveis enfermidades.
5) CENOURA É O MELHOR ALIMENTO PARA COELHOS.
Mito. O personagem do Pernalonga eternizou a primícias de que coelhos só se alimentam de cenouras. Quem acreditou no desenho, enganou-se. Este legume possui altos níveis de açúcar em sua composição e se for concedido diariamente aos coelhos, as chances de ficarem muito doentes e até falecer são grandes. A dieta recomendada para este animal é de folhas no geral, com poucas semestres e legumes.
6) ANIMAIS ENTENDEM O QUE O DONO FALA.
Verdade. Os animais conseguem entendem o tom da voz do dono e, consequentemente, a intenção em determinada fala. Utilizamos um tom mais alto e forte quando damos alguma bronca e, para demonstrações de carinho, costumamos falar com voz mais baixa e meiga. Dessa forma, cães e gatos conseguem distinguir o que queremos dizer em determinadas situações.
7) É IMPOSSÍVEL ADESTRAR GATOS.
Mito. É possível adestrar gatos, o único problema encontrado, na maioria dos casos, é em relação à personalidade do bichano. No geral, esses animais são mais independentes e por terem personalidade mais forte, demoram um pouco mais para serem adestrados. Desta forma, é preciso ter muita paciência para ensinar os comandos ao gato, mas é possível sim.
8) PEIXES NUNCA DORMEM.
Verdade. Os peixes não possuem pálpebras, por isso nunca fecham os olhos, portanto não dormem. Estes animais passam, na verdade, por um período chamado de estado de repouso, que é quando eles ficam imóveis, geralmente mais ao fundo do aquário. Eles permanecem acordados, mas seus movimentos e metabolismo ficam mais lentos, provocando uma sensação de descanso.
9) AVES APRENDEM A FALAR PELA REPETIÇÃO DE PALAVRAS.
Meia verdade. Na natureza, cada espécie possui seu dialeto e emitem sons próprios, que aprendem com outras aves do mesmo bando. Quando estão em casa, elas absorvem as palavras pela repetição, mas não quer dizer que ao falar "comida" a ave está com fome. Porém, são animais bastante inteligentes e consegue associar palavras a ações. Então, se ao pronunciar "comida", receber alimento, irá perceber que é uma forma de se alimentar.
10) HAMSTERS DEVEM FICAR JUNTOS.
Mito. Os hamsters são totalmente territorialistas, principalmente as fêmeas. Não são animais de colônia e, mesmo na natura, não possuem um convívio junto, apenas em épocas de acasalamento. Portanto, se a pessoa tiver mais de um hamster, o ideal é que cada um tenha sua própria gaiola, para evitar estresse e briga entre eles. É aconselhável que o tamanho do espaço tenha, mais ou menos, 60x40 cm se for caixa ou aquário, ou gaiolas verticais, sempre com brinquedos, como rodas e labirintos, para o animal se exercitar.

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Derrubada da desoneração coloca governo e STF na mira do Congresso

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Outorgado pela Anatel para o SCM...