“Vá para a folia, mas volte”, bloquinho sertanejo busca atrair atenção dos jovens para a prevenção de acidentes

Bloco leva conscientização para o pré-carnaval de Belo Horizonte
Com o tema “Vá para a folia, mas volte”, bloquinho sertanejo busca atrair atenção dos jovens para a prevenção de acidentes

Pelo terceiro ano consecutivo no aquecimento do carnaval da capital mineira, o Bloquinho - Carnaval Seguro – “Vá para a folia, mas volte” leva para as ruas uma proposta diferenciada voltada para o público jovem: a conscientização através da alegria. A iniciativa é idealizada pelo Grupo Neuro Jovem, formado por médicos e acadêmicos da área de saúde, que, preocupados com o alto índice de acidentes no período de carnaval envolvendo jovens, tiveram a ideia de formar o bloquinho de conscientização com o ritmo que agita e ganha novos adeptos a cada dia na noite belo-horizontina: o sertanejo.

A micareta sertaneja percorrerá a Avenida Conselheiro Antônio Cadar, no bairro São Bento, no dia 30 de janeiro, de 14h às 19h, e contará com a presença de vários artistas mineiros: Davi Ferraz, Matheus Ianc, Anderson Alemão, Helton Martins, Gabi Martins e Leandro Bacon.

Durante a manifestação popular gratuita serão distribuídos materiais com informações e mensagens de conscientização, como a importância de não dirigir após a ingestão de bebidas alcóolicas, risco de mergulho em água rasa, traumas por agressão, e outros acidentes que envolvem o público alvo.

"Estamos promovendo, pela terceira vez, uma ação de conscientização no período de pré-carnaval com intuito de que ela se torne um hábito de cada um e não só uma ação preventiva. Os acidentes que ocorrem nesse período são previsíveis e preveníveis. Bebida e direção, mergulho em águas rasas e agressão decorrente do abuso de álcool estão entre os recorrentes entre os jovens brasileiros. A festa de carnaval deve ser, além de divertida, segura.”, afirma Helton de Paula, médico neurocirurgião fundador do grupo.

Segundo o DATA-SUS, o trauma é a principal causa de morte entre os jovens nas primeiras quatro décadas da vida. As mortes e morbidades, no Brasil, por causas externas ultrapassam 130 mil vítimas por ano, e ainda, para cada morte, 3 pacientes terão sequelas. A OMS (Organização Mundial de Saúde) já em 1985 divulgou que 2% da população mundial estava incapacitada em decorrência da violência.

Setenta por cento dos acidentes de trânsito ocorrem no limite de 30 quilômetros de casa e 25% de todos os acidentes de trânsito são resultantes de excesso de velocidade, chegando a 136 mortes por dia. A cada 11 minutos uma vítima morre de acidente de trânsito no país. “Nesse cenário, a prevenção tem papel fundamental e modificador efetivo da estatística na falácia das políticas de prevenção ao trauma. Essas são questões que temos que trabalhar com os nossos jovens e buscamos isso de uma forma descontraída e divertida”, completa Helton.

O grupo Neurojovem
Formado em 2007, o grupo promove ações preventivas e cursos de Primeiros Socorros e Resgate a leigos e profissionais de saúde, em todo o estado, durante o ano, com intuito de reduzir os índices de acidentes e agravamentos das lesões durante o resgate das vítimas realizado por leigos sem instrução.  

Serviço:
Data: 30 de janeiro – Sábado 
Local: Avenida Conselheiro Consul Cadar – São Bento, em frente ao shopping Center São Bento
Horário: 14h às 19h
Classificação livre. Evento gratuito

Informações para a Imprensa:
Priscila Amaral - (31) 9 9226-3737 ou (31) 9 9295-1085

Um comentário:

Marcelo dos Santos - jornalista - MTb 16.539 SP/SP disse...

“Vá para a folia, mas volte”, bloquinho sertanejo busca atrair atenção dos jovens para a prevenção de acidentes

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Derrubada da desoneração coloca governo e STF na mira do Congresso

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Outorgado pela Anatel para o SCM...