Quem sou eu

Minha foto
Jornal de Saude jornal informativo a servico da sociedade em geral

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Com prefácio de Leandro Karnal, Dante Gallian lança seu novo livro: A Literatura como remédio pela Editora Martin Claret


Há 18 anos Dante é docente e diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde criou o premiado Laboratório de Leitura

Crianças, adolescentes, idosos e até empresários passaram a usar o Laboratório de Leitura para enfrentar a ansiedade e a depressão 

Não há dúvida de que a leitura dos grandes clássicos da literatura universal seja um meio privilegiado para o nosso desenvolvimento intelectual e cultural. Mas e se nos dissessem que, além disso, esta leitura pode nos curar de muitas doenças da alma?

Baseado numa experiência desenvolvida originalmente numa escola de medicina, este livro, A Literatura como remédio, Editora Martin Claret, fala sobre um experimento (o Laboratório de Leitura) que, partindo da leitura e discussão coletiva dos clássicos, tem propiciado um poderoso efeito humanizador e terapêutico que vem transformando a vida de muitas pessoas.

"As pessoas estão muito isoladas. O Laboratório é um ponto de encontro", afirma o autor que acredita que através da literatura males como a depressão e a ansiedade podem ser combatidos. 

Sugestões: Males como ansiedade e a depressão são os mais comuns nas pesquisas e também no Laboratório de Leitura. Empresários passaram a se reunir para ler trechos e discutir os clássicos. O autor também pode apresentar os resultados alcançados durante esses quase vinte anos na Unifesp. Como a literatura pode nos ajudar no dia a dia? Por que alunos de medicina passaram a contar com aulas de história e literatura? Como essas disciplinas podem mudar a forma como médicos e pacientes se relacionam? E os empresários? Quais resultados foram alcançados? Como idosos e crianças podem se beneficiar através dos livros? Como os pais podem incentivar seus filhos a lerem mais? Segundo o autor, a literatura é um remédio. 

Dante Marcello Claramonte Gallian

Dante nasceu em São Paulo, março de 1966. Bacharelou-se em História pela FFLCH-USP (1988), onde fez também seu mestrado (1992) e doutorado (1996). Em 2006 fez seu pós-doutorado na École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris, França. Foi professor nas Universidades Mackenzie (1990-1993) e Federal de Santa Catarina (1993-1999), além de Professeur Visiteur na EHESS de Paris (2007-2009) e Visiting Researcher no Center of Humanitiesand Health do King’sCollege London, Inglaterra (2012-2014). Desde 1999 é Docente e Diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde criou o Laboratório de Leitura, projeto que já foi laureado com o Prêmio Viva Leitura (2014), homenageado na Brooklin Fest (2016) e que vem se espalhando por diversas instituições e espaços de cultura e do mundo corporativo.
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP
Postar um comentário

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Total de visualizações de página

Jornal de Saúde informa