28 de julho: Dia Mundial de Combate às Hepatites


 
GSK apresenta em vídeo informações e formas de prevenção hepatite A
 
Rio de Janeiro, 28 de julho de 2016 – A série “Avós da Experiência”, composta por seis vídeos, aborda as formas de prevenção das principais doenças que podem acometer as crianças. A série apresenta um núcleo familiar, em que os jovens pais recorrem à experiência das avós na hora de tirar dúvidas e pedir conselhos. “A campanha visa a conscientização da população em relação a sintomas, formas de contágio e prevenção de algumas das doenças que podem ocorrer desde a infância. Na série os pais sempre contam com a experiência das queridas vovós, que hoje em dia estão super antenadas, e usam e abusam da tecnologia para se informar”, conta Isabel Lopes, gerente médica de vacinas da GSK no Brasil.
 
O primeiro vídeo da série é sobre Hepatite A, doença que no Brasil alcançou 6.000 casos em 2014. Houve um decréscimo no número de casos diagnosticados anualmente a partir de 2005, ano com o maior número de casos (21 mil) na série desde o ano 2000. Essa redução pode ser atribuída à melhoria do sistema de saneamento básico e de oferta de água tratada no país. A infecção ocorre principalmente antes dos 10 anos de idade em todo o país, e o pico no número de casos, para ambos os sexos, se dá entre 5 e 6 anos de idade1.
 
A doença é transmitida por via fecal-oral (ânus-boca), de pessoa para pessoa e pela ingestão de água e alimentos contaminados. Prevalece em locais com condições de higiene e sanitárias inadequadas, como algumas regiões brasileiras menos desenvolvidas e com oferta de água e esgoto mais restritas. Além disso, as viagens aumentam o risco de exposição a esse vírus2.
 
Os sintomas são febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, falta de apetite, entre outros. Já as formas de prevenção são: higienizar bem os alimentos, beber água filtrada e lavar as mãos com frequência, bem como a manutenção do calendário de vacinação em dia2. A vacina hepatite A é recomendada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) a partir de 1 ano de idade3.
 
A série conta ainda com filmes sobre coqueluche, catapora, caxumba, meningite e sarampo, que serão lançados um a cada mês ao longo de 2016.
 

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Descrença: Plantas podem afastar o mosquito da dengue? Entenda limitação desta estratégia contra o Aedes aegypti

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Outorgado pela Anatel para o SCM...