Médicos peritos, especializados em laudos para pessoas com problemas de saúde, grave-gravíssimo, como AVC-Acidente Vascular Cerebral, pobre e contribuinte por anos a fio, estão em greve há mais de 120 dias e a Justiça brasileira, que legisla, parece, para uma elite brasileira não julga a greve ou paralisação, irregular ou ilegal, principalmente por penalizar não o governo, mas a população carente, quando lhe deixa sem assistência e marca para mais de 90 dias o atendimento e quando chega a data a pessoa é frustrada.
O Drama de pessoas que precisam de laudos periciais de médicos que concursados, ou CLT - Consolidação da Leis Trabalhistas, para receber pensão, aposentadoria e principalmente do Seguro, pago nas contribuições, ou seja direito adquirido. Não tem atendimento devido a greve desses profissionais irresponsáveis devido ao tempo de greve e sem solução para o atendimento para as pessoas.
O tempo de greve ou paralisação é tão elástico, tão grande e imoral que daria tempo hábil para promulgar Concurso Público e até mesmo contratar via CLT médicos com capacidade em laudos, que não deve ser mistério nenhum visto que o profissional deve ser bem formado e com experiência para laudar se a pessoa está apta ou não para o trabalho e assim faz jus ou não ao pecúlio que pagou compulsoriamente em descontos no seu salários. Isso é um crime contra o cidadão, contra o Direito do Consumidor e o Código do Direito do Consumidor com toda a certeza deve trazer Leis que contemplam o segurado do INSS. no entanto, as pessoas mais simples, não gostam, não que tem e a maioria não tem orientação para processar esses profissionais e o INSS, ou seja, o Estado brasileiro relapso, omisso em cumprir o artigo 196 a 204 da Constituição Brasileira, onde preconiza que a Saúde é um Direito do Cidadão e um Dever do Estado.
Os médicos são um dos maiores sonegadores de impostos que existe no Brasil, suas consultar com recibo e sem recibo´são famosas, ou seja, com paga imposto e sem não recolhe o imposto de renda, o ISS e outros impostos que profissionais liberais precisam pagar. No entanto, suas consultas sempre foram e vão continuar sendo acima do poder aquisitivo da população. Hoje, não querem atender por Planos de Saúde, fazem greves como a dos médicos do INSS, e não querem trabalhar nos cantões do país, precisando o governo contratar, de forma vergonhosa e até mesmo "imoral" médicos cubanos e de outros países, que foram largamente hostilizados e desprezados e até mesmo ameaçados de não exercer a profissão de medicina no Brasil, com muita luta judicial, os CRMs - Conselhos Regionais de Medicina, não conseguiram seus intentos, ou seja, a população com menos renda, do interior do país, Amazonas, Nordeste, onde a seca faz vítimas e outros lugares que sequer temos notícias, o médico não chega, não chega remédio, cirurgias e também as campanhas de de vacinação e de surto de doenças, um país doente não prospera.
O mais engraçado é pensar que alguns médicos, os de antigamente, talvez, pensavam no juramento de Hipócrates, no sacerdócio que muitos encaram a medicina, e a missão de salvar vidas. Aparentemente, nem os dirigentes que são respeitados apenas pelo CRM que o médico precisa para exercer a medicina, devido a falta de modernização na sua legislação e acompanhamento até as punições.
Exemplo, seria a intervenção do CRM em relação aos pacientes e aos médicos que estão em greve, ou seja, não é acabar com a greve, ser bombeiro como chamam alguns, mas colocar efetivo que não prejudica a indivíduo, que não deixe pessoas na penúria e famílias que sem o provedor econômico pode passar privações, se endividar, ter o nome negativado e sofrer problemas emocionais de não se ver reconhecido depois de mais de três décadas de trabalho e contribuição. Não é apenas um problema, são vários problemas e várias pessoas necessitam e gravitam em torno deste dinheiro, dessa inspeção e da autorização para receber o Seguro por acidente, entre outros.
A Justiça brasileira, neste caso é omissa, deveria acompanhar e entrar sem mesmo ninguém pedir com processo de aviso de problemas à população e também ao Estado, não, fica passível. Parece como tudo indica, é apenas para Elite que pode pagar caros advogados que nem sempre são honestos e promovem com rapidez e honestidade as ações processuais e fica tudo como dantes, ou pior, a desilusão é maior, pois o processo vai e enguiça durante mais de cinco anos ou mais.
A judialização da saúde é um processo moderno, no Brasil, devido a falta de ética, falta de vergonha do Ministério da Saúde, federal, estadual e municipal em responder aos problemas de sua pasta, como a greves, falta de medicamento, cirurgias que demoram anos, leitos que faltam em hospitais, CTIs ou UTIs entre outros problemas que fazem com que pessoas morram e até mesmo crianças não consigam remédios especiais e caríssimos e cirurgias.
Não é vergonha nenhuma isso. É crime contra a sociedade em geral, contra o ser humano e deveria ser tratado como tal. Um inválido, em cadeira de roda que há 180 dias está sem receber um centavo e sua família passa por privações, não tem outro nome, sem apelação, crime, e crime precisa de julgamento e pena, dosimetria, cadeia.
Marcelo dos Santos
jornalista - MTb 16.539 - SP/SP
jornalista - MTb 16.539 - SP/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário