Empresas brasileiras participam de feira odontológica em Cingapura
Evento é a principal vitrine de negócios na Ásia-Pacífico para inovações globais na área de tecnologia odontológica.
Empresas
associadas à ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e
Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) e
que fazem parte do Projeto Brazilian Health Devices, executado pela
entidade em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção
de Exportações e Investimentos), estarão presentes em Cingapura entre os
dias 8 e 10 de abril para participar da Feira e Congresso Internacional
de Odontologia (International Dental Exhibition and Meeting - Idem),
principal vitrine de negócios na Ásia-Pacífico para inovações globais na
área de tecnologia odontológica.
O
pavilhão brasileiro contará com um espaço de 72 m² e com a participação
de sete empresas da área de odontologia: Aditek, Bionnovation,
Biodinamica, Maquira, Nova DFL, Gnatus e TDV. Essa será a segunda
participação da ABIMO na Idem, a primeira foi em 2008. "O continente
asiático é muito importante para o mercado odontológico e essa é uma das
principais feiras odontológicas de lá", ressaltou a coordenadora de
promoção comercial da ABIMO, Laísa França. Na última edição, foram 512
expositores de mais de 38 países, 16.000 m² de área, 11 pavilhões de
países e 7.842 visitantes de 61 países.
Durante
o evento acontecerão palestras, workshops e mesas-redondas que
oferecerão grande oportunidade para todos os profissionais de
odontologia interagirem uns com os outros, reunindo novos conhecimentos.
Associados
A
Maquira, companhia fabricante de produtos odontológicos, levará seus
últimos lançamentos, como o Alginato Algi-Gel, produto que evita ânsia
de vômito nos pacientes durante o tratamento odontológico, e o Indicador
Biológico Bio-Indicador - para monitoramento de ciclos de esterilização
a vapor -, assim como pretende também expor os principais produtos da
linha. "Consideramos a feira Idem de grande importância por atingir uma
região que, em nosso caso, está geograficamente distante. Dá a
oportunidade para empresas do setor exporem seus produtos para novos
mercados, além de proporcionar maior compreensão do mercado e nos
atualizar a respeito de novas tecnologias e necessidades do setor",
destacou Anny Moria, gerente de exportação da Maquira.
A
empresa pretende estreitar negócios com os clientes atuais que
visitarão a feira, prospectar novos compradores, fazer networking e
identificar os últimos lançamentos do setor. "Estamos em uma fase de
adaptação e expansão e os mercados que a feira atinge estão em nosso
planejamento de mercados-alvo", disse Anny.
A
Aditek, fabricante de produtos ortodônticos, levará a nova geração do
EasyClip, um braquete autoligável patenteado pela Aditek nos Estados
Unidos e na Europa. Para Eduardo Lopes, gerente de vendas internacionais
da Aditek, a feira é de extrema importância para o setor, pois o
mercado asiático é hoje um dos que mais crescem no mundo e a feira vai
dar a exposição necessária para fazer bons contatos nesse mercado e no
Oriente Médio. "Hoje o mercado asiático representa uma pequena fatia da
exportação da empresa. Com a feira, pretendemos fechar parcerias para
aumentar a penetração nesse mercado", contou ele. A Aditek busca, com a
participação no evento, conseguir distribuidores nos países asiáticos,
no Oriente Médio e na Oceania.
Negócios no país
Nos
últimos anos, os profissionais de odontologia da região da
Ásia-Pacífico foram os primeiros a adotar tecnologias emergentes em seus
laboratórios e consultórios dentários. De acordo com iData Research, o
investimento por parte do mercado da Ásia-Pacífico em produtos
odontológicos digitais está avaliado em mais de US$ 10 bilhões.
"A
política de comércio exterior de Cingapura é baseada no princípio do
sistema de livre mercado. Aproximadamente 90% das importações que
ingressam no país são livres de impostos, por isso é importante que as
empresas apresentem seus produtos para esse mercado", destacou Laísa.
De
acordo com a balança comercial brasileira, entre janeiro e fevereiro de
2015 o Brasil exportou US$ 33.650 (FOB) em produtos odontológicos para
Cingapura, já nos respectivos meses de 2016, foram US$ 46.143 (FOB). "O
mercado de Cingapura é um dos mais expressivos para o BHD, tanto pela
feira que realizaremos e prospecções, como pelo comercio bilateral",
explicou.
O
mercado alvo principal é a Associação de Nações do Sudeste Asiático, um
bloco econômico que foi criado em 8 de agosto de 1967 e é composto por
dez países do sudeste asiático - Brunei, Camboja, Indonésia, Laos,
Malásia, Myanmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã. Este bloco
possui um acordo de cooperação econômica com a UE (União Europeia), o
que é um grande facilitador para a realização de negócios, importação e
exportação. A maior parte dos expositores e visitantes vem dos países da
região Ásia-Pacifico: Austrália, Bangladesh, China, Índia, Japão,
Mongólia, Nepal, Nova Zelândia, Paquistão, Rússia, Coreia do Sul, Sri
Lanka, Taiwan, Uzbequistão - mercado favorável e com necessidades muito
específicas de tratamentos odontológicos, odontologia estética e higiene
oral.
SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O
PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em
parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das
indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health
Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as
representa internacionalmente.
SOBRE A ABIMO
A
ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos
Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade
representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca
promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e
internacional.
SOBRE A APEX-BRASILA
Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das
empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios
e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia,
atualmente, mais de 12 mil empresas de 80 setores produtivos da
economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. A Agência
também coordena os esforços de atração de IED (investimentos
estrangeiros diretos) para o país.