Leia e sempre que possível deixe seu comentário.
Obrigado
Marcelo
Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP
 |
Marcelo dos Santos - jornalista - Mb 16.539 SP/SP. |

É sempre bom pega a notícia de um famoso acometido por algum mal, como a Herpes Zoster, infelimente a dor é insuportável, ataca os nervos internos e a inflamação espalha pela pele externa. Aprenda mais e saiba se há vacina para o "Cobreiro, Catapora": "Sim, existe vacina contra o herpes zóster, conhecida como "cobreiro". O herpes zóster é causado pela reativação do mesmo vírus da catapora (varicela-zóster), que fica adormecido no corpo após a catapora. A vacina mais eficaz e recente disponível no Brasil é a recombinante, que contém fragmentos do vírus e é administrada em duas doses, recomendada para maiores de 50 anos e pessoas imunocomprometidas a partir dos 18 anos. O que é Herpes Zóster? É uma doença causada pela reativação do vírus varicela-zóster, que também provoca a catapora. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir a doença, que pode causar dor intensa e complicações, como a neuralgia pós-herpética. Como funciona a vacina?
A vacina mais nova, chamada recombinante, não contém o vírus vivo. Ela utiliza uma proteína do vírus para estimular o sistema imunológico a produzir uma defesa forte. Após a vacinação, o corpo fica mais preparado para combater uma possível reativação do vírus. Qual vacina está disponível?
Existem duas vacinas: a Shingrix (recombinante) e a Zostavax (vírus vivo atenuado). A vacina Shingrix é preferível, pois oferece proteção melhor e mais duradoura. Para quem é recomendada? É recomendada para adultos acima de 50 anos, pois a imunidade diminui com a idade, tornando a reativação do vírus mais comum. Também é recomendada para pessoas jovens, a partir dos 18 anos, que têm o sistema imunológico enfraquecido (imunocomprometidos), como em casos de HIV, câncer, ou transplantes. Onde tomar a vacina?
Atualmente, as vacinas contra o herpes zóster não são oferecidas no Sistema Único de Saúde (SUS), e precisam ser tomadas na rede privada de saúde. Quando a vacina vai chegar ao SUS? Há discussões e projetos para a inclusão da vacina no calendário do SUS, o que tornaria a proteção mais acessível."
|
---|
Nenhum comentário:
Postar um comentário